Faça uma cotação

WiFi 7: A evolução dos padrões de WiFi

De acordo com as palavras da gigante Intel, os usuários experimentarão, em breve, um “salto quântico” no desempenho da internet sem fio com Wi-Fi 7!

A tecnologia que deve chegar no Brasil dentro de até anos promete streaming de vídeo 8K a experiências imersivas de VR em níveis totalmente novos, com maior velocidade e latência reduzida. 

A Intel e a Broadcom fizeram a primeira demonstração da tecnologia Wi-Fi 7 divulgando um vídeo com testes de velocidade realizados em um notebook equipado com processador Intel Core e uma solução Wi-Fi 7 conectada a um ponto de acesso Broadcom WiFi 7.

Ficou curioso(a) e animado(a) para conhecer mais sobre essa tecnologia? Então fica aqui com a gente e veja detalhes sobre os recursos do WiFi 7!

O que é o WiFi 7?

O Wi-Fi 7 se trata de um novo padrão de velocidade de internet sem fio que será lançado mundialmente em breve, com expectativa para a estar disponível em 2023

Em maio de 2022 a Qualcomm anunciou a Network Pro Series Gen 3, uma plataforma que contará com a nova tecnologia WiFi 7, onde os novos aparelhos contarão com velocidades de mais de 33 Gb/s.

Essa taxa de transmissão possui o triplo da potência do Wi-FI 6 E,tendo em vista que a geração anterior possui uma performance de até 10 Gb/s. 

Anteriormente, a Wi-Fi Alliance, o grupo que faz os padrões da tecnologia, já havia anunciado que o Wi-Fi 7 teria, no mínimo, 30 GB/s.

Para desfrutar do WiFi provavelmente os brasileiros precisarão esperar um pouco mais, dependendo da fabricação e importação dos roteadores específicos para a tecnologia.

Padrão de Wi-Fi mais recente e o futuro Wi-Fi 7

Lançado em 2020, o padrão mais veloz disponível de WiFi é o 6E, possuindo um espectro dedicado com até sete canais de 160 MHz.

Com isso, é possível entregar uma velocidade de conexão sem fio até 3 vezes mais rápida que o Wi-Fi 5.

Já o Wi-Fi 7 vem com a proposta de entregar uma capacidade maior que o Wi-Fi 6E, com taxas de transferências até 2,4 vezes maiores, menor latência e maior área de alcance.

Segundo a Broadcom, a tecnologia é capaz de entregar 5 gigabits por segundo, utilizando como padrão canais de 320 MHz, modulação de dados QAM 4K, conexões simultâneas em diversas bandas e operação multilink.

Principais recursos do WiFi 7

A Intel traz uma lista com os principais recursos que serão disponibilizados pelo WiFi 7, veja só as novidades que os consumidores poderão desfrutar:

 A evolução dos padrões de Wi-Fi

Segundo a Intel, a nova geração do WI-Fi trará uma riqueza de melhorias na internet sem fio, elevando a conexão a níveis novos, com responsividade e consistência.

Os recursos do Wi-Fi 7 prometem expandir a inovação do Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para além da velocidade.

A nova tecnologia tem como intuito melhorar drasticamente a responsividade e confiabilidade para usos que exigem uma maior consistência e precisão.

Canais de 320 MHz e QAM 4K

Os canais de 320 MHz possuem o dobro do tamanho da geração 6E (160MHz) e, fazendo uma analogia fácil, é como utilizar um caminhão para mover caixas, ao invés de usar uma van.

O Wi-Fi 7 permite velocidades mais rápidas ao empacotar mais dados em cada transmissão. 

Além disso, a tecnologia QAM (modulação de amplitude de quadratura) 4K permite que cada sinal incorpore maiores quantidades de dados de maneira mais densa, em comparação com a QAM 1K do Wi-Fi 6/6E.

Dessa forma, os dados podem ser transportados de uma maneira otimizada, com os espaços sendo melhor aproveitados.

MLO e latência determinística

Mesmo que o Wi-Fi legado ofereça múltiplas bandas sem fio, os dispositivos anteriores geralmente escolhem somente uma banda para fazer transmissões.

A mudança de banda só é feita se existirem condições que forcem a troca.

Com a operação multilink (MLO)os dispositivos Wi-Fi 7 podem conectar-se simultaneamente em duas bandas.

Dessa forma, é possível ter uma maior velocidade de transferência de dados através de agregação.

Além disso, outra estratégia utilizada é a ocupação de duas bandas para compartilhar dados redundantes/exclusivos para uma melhor confiabilidade com latências ultra baixas e precisas.

Multi-unidades de recursos (RU) e punção

No Wi-Fi 6/6E legado quando um canal de alta velocidade está sendo usado por outro dispositivo, o canal inteiro fica indisponível, necessitando de um canal diferente para conectar outro dispositivo.

Esse problema é inibido com a punção multi-RU, nele, os dispositivos Wi-Fi 7 poderão usar outras partes do mesmo canal de alta velocidade que não estão em uso. 

Interessante, não é mesmo? Lembrando que para usufruir de todas as vantagens do Wi-Fi 7 será necessário ter uma conexão de banda larga premium e dispositivos Wi-Fi 7.

Gostou de conhecer sobre a novidade do WiFi 7? Para ler conteúdos semelhantes e novas tecnologias disponíveis no mercado, acesse nosso site

Tem muito mais artigos para atualizar você!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]