A automação industrial tem estado cada vez mais presente em diversos setores empresariais. Uma vez que ela é uma das principais responsáveis pela transformação digital, a qual permite que os negócios cheguem ainda mais longe.
Sem a automação industrial, as empresas teriam muita dificuldade para lidar com as demandas crescentes do público, bem como o aparecimento frequente de novos concorrentes.
Logo, podemos afirmar que a modernização dos processos industriais surgiu para fazer as empresas chegarem a resultados melhores e, claro, em menos tempo.
Pensando nisso, neste artigo, a DevSkin vai compartilhar tudo que você precisa saber sobre a automação industrial, como: o que é, objetivos e como implementar um sistema automatizado em sua empresa. Confira a seguir!
O que é a automação industrial?
De forma resumida, a automação industrial trata-se do uso da tecnologia para tornar a execução de tarefas autônoma e otimizada. Ou seja, ela baseia-se na substituição de atividades manuais por softwares e máquinas tecnológicas.
Contudo, diferente do que algumas pessoas pensam, a automação industrial não refere-se a colocar uma máquina para trabalhar no lugar de um humano.
Pelo contrário, a verdade é que a automação permite que as pessoas sejam realocadas. Podendo, inclusive, desempenhar tarefas menos exaustivas e traumáticas.
Sendo assim, a automação industrial engloba o uso de máquinas e tecnologias mais sofisticadas, a fim de tornar as atividades de produção mais fáceis e emancipadas.
Por exemplo, atualmente, podemos observar que muitas empresas têm investido em tecnologias de comunicação para acompanhar a alta demanda do público para soluções tecnológicas, como a inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas.
Quais são os objetivos da automação industrial?
Antes de mais nada, o principal objetivo da automação industrial é permitir que os negócios tenham resultados melhores. Isso pode ser alcançado devido a:
- diferenciação da marca;
- otimização de processos e tarefas;
- maior precisão nas operações;
- redução de custos;
- maior segurança do trabalho e de dados.
Tipos de automação industrial
A aplicação da automação industrial é bastante ampla e pode ser utilizada em variados segmentos e etapas, desde o processo de fabricação até ao cliente final. Por isso, podemos destacar 4 tipos de automação, tais quais:
- Automação de controle: são dispositivos programáveis que podem ser inseridos em máquinas, equipamentos e dispositivos para gerar processos programados;
- Automação de supervisão: são sistemas que supervisionam os dados e leituras obtidos de controladores e sensores.
- Automação informacional: são sistemas que integram fluxos de informações de outras esferas de automação, com o propósito de organizá-las para facilitar o controle geral da empresa.
- Automação operacional: são sensores e máquinas inteligentes que supervisionam a performance das operações, apresentando dados que possibilitam que os gestores tomem decisões mais estratégicas.
Vantagens da automação industrial
Agora que você já sabe o que é e quais são os objetivos da automação industrial, ficará mais fácil entender as suas vantagens para as empresas.
Veja abaixo mais detalhes sobre as vantagens que a automação industrial traz para os negócios!
Diminuição de erros
Como a automação industrial permite que as operações funcionem de forma mais autônoma, é possível minimizar as chances de erros. Uma vez que, se programados adequadamente, os sensores sensíveis e softwares avançados são mais eficientes.
Por outro lado, neste cenário, é dever do funcionário monitorar o software para certificar se ele está operando como o esperado.
Integração de transações
À medida que as empresas vão aderindo às soluções tecnológicas, há uma maior integração entre a companhia, seus clientes e fornecedores, o que permite que as negociações aconteçam com maior agilidade.
Por exemplo, com um simples sistema de gestão, é possível constatar que um determinado produto está em falta ou perto de acabar no estoque.
Monitoramento aprimorado
Todo gestor sabe que o devido monitoramento na empresa é uma peça-chave para o sucesso do negócio! Afinal, somente assim é possível apurar se as operações estão funcionando de acordo com o planejado.
Portanto, com a automação industrial, é possível ter acesso aos dados com mais assertividade, praticidade e eficiência. Podendo, então, fazer a tomada de decisões em um menor espaço de tempo.
Maior agilidade
Por último, a automação industrial também é eficaz para o aumento da produtividade dentro das empresas.
Um ótimo exemplo é que, se em uma companhia, ao invés de um humano, houver uma máquina que lacra as embalagens nas condições e quantidades corretas, o colaborador terá tempo de realizar outras tarefas.
Como implementar um sistema automatizado na empresa?
Antes de tudo, avalie todos os processos de produção da sua empresa e identifique os pontos que precisam ser melhorados. Feito isso, busque empresas que forneçam soluções tecnológicas e máquinas para realizar os serviços.
Caso as necessidades do seu negócio estejam na adoção de tecnologias, a DevSkin pode ser a sua grande aliada. Aqui, você encontra especialistas em TI, que irão elaborar um plano de ação eficiente e estratégico para a sua empresa. Entre em contato agora mesmo!
25/11/2022 Autor: DevSkin