Faça uma cotação

Internet das coisas: O que é e como funciona?

Você muito provavelmente já ouviu alguém falando sobre a Internet das Coisas. E uma coisa é certa, cada vez mais você vai continuar ouvindo. O termo descreve um cenário em que vários dispositivos do dia a dia estão sempre conectados à internet e se comunicando entre si.

A variedade de aplicativos oferecidos pela Internet das Coisas (IoT) está revolucionando a forma como nos relacionamos com a tecnologia. Todos os setores de mercado estão passando por mudanças estruturais significativas como resultado das possibilidades inovadoras que ela possibilita. Por isso, se você quiser entender melhor o que é a internet das coisas, é só continuar lendo este artigo e ficar por dentro do que esse termo significa e representa.

O que é a Internet das Coisas?

O termo "Internet das Coisas" (ou "IoT" em inglês) refere-se à capacidade de objetos se conectarem à internet, dando-lhes a capacidade de coletar e transmitir dados por meio da interconexão de dispositivos. É uma evolução da comunicação M2M (máquina a máquina).

A Internet das Coisas faz uso da infraestrutura de rede para otimizar uma variedade de tarefas, desde tarefas cotidianas, como assistir a um filme na TV, até tarefas mais complexas, como monitorar pacientes diabéticos remotamente.

A Internet das Coisas é um componente da Web 4.0, muitas vezes conhecido como Web Simbiótica. Nesta geração da rede global de computadores, a web é integrada ao cotidiano das pessoas por meio de objetos, ajudando a diminuir cada vez mais a distinção entre online e offline.

Como funciona?

Um dispositivo que utiliza a tecnologia da Internet das Coisas nada mais é do que um dispositivo eletrônico que pode se conectar a outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless). Em outras palavras, o dispositivo pode comunicar dados para uma solução digital da mesma forma que os dispositivos conectados à internet fazem.

Desde a sua criação até o presente, a Internet das Coisas passou por inúmeros avanços e começou a integrar várias funções de outras tecnologias em seus métodos operacionais, incluindo Inteligência Artificial (IA).

Utilizando os princípios do Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, os objetos podem acessar diversas informações armazenadas no espaço e aprender com esses dados. Além disso, muitos dispositivos também usam o Processamento de Linguagem Natural (PLN), que permite que eles reconheçam a linguagem humana escrita ou falada ou comandos de voz e entendam sua finalidade enquanto respondem em uníssono com a solicitação.

Imagine, por exemplo, o sensor de temperatura de uma máquina. Ele pode ser instalado em locais de difícil acesso usando a tecnologia IoT. Ele envia os dados coletados em tempo real por meio de uma rede sem fio para um programa que realiza o monitoramento com alta precisão.

 

 

Qual sua importância?

Uma das tecnologias mais significativas do século XXI nos últimos anos tem sido a Internet das Coisas. Agora que itens do dia a dia como carros, termostatos e carrinhos de bebê elétricos podem ser conectados à Internet usando dispositivos integrados, a comunicação perfeita entre pessoas, processos e outras coisas é possível.

As coisas no mundo físico são capazes de compartilhar e coletar dados com o mínimo de intervenção humana devido à computação de baixo custo, computação em nuvem, big data, análise avançada e tecnologias móveis. Nesse mundo hiperconectado, os sistemas digitais podem registrar, monitorar e ajustar cada interação entre objetos conectados. Os mundos físico e digital coexistem, trabalhando juntos para trazer mais facilidades para as pessoas.

Funcionalidade da IoT em diversas áreas

Muitas pessoas ainda podem não ter o interesse, ou seja, não ver a necessidade de ter uma casa bem conectada. Deste ponto de vista, a Internet das Coisas pode não parecer muito pertinente lá. 

Mas seria incorreto supor que o conceito é apenas para ser usado em lares e para facilitar tarefas do cotidiano doméstico. A verdade é que a funcionalidade da IoT é muito mais ampla do que trazer comodidade para as pessoas de forma geral. Por isso, veja as principais formas que a Internet das coisas podem ser usadas.

Fábricas

A Internet das Coisas pode ajudar a determinar quais partes de uma instalação precisam de mais equipamentos ou suprimentos, medindo a produtividade da máquina em tempo real.

Lojas

Caixas inteligentes podem fornecer informações em tempo real sobre qual produto está tendo menos vendas (considerando medidas como a reintegração de posse física ou a criação de promoções), quando um determinado item está começando a se esgotar, ou em quais horários determinados itens estão vendendo mais (ajudando a desenvolver estratégias de vendas ).

Hospitais e clínicas

Os pacientes podem utilizar dispositivos conectados que medem batimentos cardíacos ou pressão arterial, por exemplo, e os dados coletados podem ser enviados em tempo real para o sistema de controle de exames.

Se você gostou desse artigo e gostaria de ter acesso a mais, é só continuar navegando no nosso site. Assim, você pode aproveitar tudo sobre o mundo tecnológico e suas facilidades. 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]