Faça uma cotação

Transformação digital: entenda o papel do comportamento humano no processo

Cada transformação, não importa quão insignificante ou pouco impactante possa ser, resultará em uma mudança na forma como as pessoas se comportam. Alguns processos serão tão básicos que ocorrerão de forma natural, implícita e espontânea. Nesse sentido, podemos dizer que a transformação digital está intrinsecamente ligada com as mudanças do comportamento humano.

Essa transformação digital é necessária para que as organizações superem seus desafios atuais parece ser um exemplo de mudança que exige estratégias mais sofisticadas relacionadas ao comportamento humano. Por isso, se você quiser saber mais sobre a relação entre esses dois fatores, é só continuar lendo este artigo.

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma tendência cujos efeitos vão além das áreas de tecnologia e telecomunicações. É o resultado de uma revolução mundial que altera a forma como as pessoas interagem com o mundo exterior, desde suas vidas pessoais até seus negócios.

Surge um novo perfil comportamental baseado em uma capacidade quase irresistível de conectividade, mobilidade e acesso à informação. As demandas e expectativas dos clientes aumentam, forçando os fornecedores a mudar para um modelo de negócios digital.

Três fatores estão impulsionando a transformação: demanda do consumidor, tecnologia e concorrência. Esses três elementos compõem um ecossistema interconectado e autossustentável: sempre que uma nova tecnologia é desenvolvida, a demanda do consumidor muda, resultando em mais concorrência e um incentivo para os rivais seguirem o mesmo caminho.

Importância da transformação digital

A transformação digital, principalmente no Brasil, é necessária para que as organizações superem seus desafios atuais parece ser um exemplo de mudança que exige estratégias mais sofisticadas relacionadas ao comportamento humano. Em primeiro lugar, porque envolve uma mudança que terá efeitos profundos na cultura organizacional e, muitas vezes, exige a substituição de práticas que são eficazes há anos.

Pela exigência de que a mudança seja generalizada e se aplique a todos os processos, setores e níveis hierárquicos ao invés de ficar isolada em um único. E, finalmente, precisa acontecer rapidamente, na velocidade que o mundo atualmente exige. Precisamos que tudo aconteça simultaneamente, de forma eficaz e de uma forma que produza transformações duráveis ​​e duradouras.

A transformação digital e as mudanças no comportamento humano

Se a relação de dependência entre transformação digital e comportamento humano ainda não está totalmente clara, vale a pena fornecer mais três pontos que demonstram essa relação. O primeiro ponto é que sem pessoas não existiriam nem uma organização nem uma empresa. Ou, em outras palavras, qualquer negócio é, na verdade, o resultado de muitas pessoas agindo de uma determinada maneira, mesmo que a tecnologia e a modernidade estejam entranhados nos processos.

Segundo, se o seu negócio continuar operando da mesma forma que sempre operou, ele não passará por uma transformação digital, em vez disso, as pessoas precisarão dar alguns passos novos.

Em terceiro lugar, não há transformação digital realizada por duas ou cinco pessoas. Mesmo que as ideias se originam primeiro com um pequeno número de indivíduos, se tudo der certo, as mudanças devem ser implementadas em todos os níveis. 

O fato é que a transformação digital só será possível se as pessoas estiverem agindo de forma que permita que ela aconteça, e quanto mais rápido a transformação levar em conta os processos de mudança comportamental, mais rápido os resultados começarão a se materializar.

Líder da TI e a sua importância na transformação digital

Como resultado da resistência natural e dos desafios para experimentar um novo paradigma, qualquer reposicionamento corporativo enfrentará desafios decorrentes da transformação digital acelerada.

Além disso, é possível dizer que este também representa uma grande oportunidade, visto que aqueles que são rápidos e assertivos ganham vantagem competitiva no mercado. A combinação dos dois fatores exige um conhecimento aprofundado de tecnologia e negócios.

Por isso, a transformação digital exige um planejamento cuidadoso e uma liderança de equipe que incorpore o conhecimento do negócio, do mercado e do perfil do consumidor. Essa combinação torna o campo tecnológico obsoleto.

Essa combinação coloca a tecnologia da informação e comunicação (TIC) dentro das organizações na vanguarda da estratégia, dando ao CIO e a outros líderes de TI a responsabilidade de acelerar a mudança.

O Chief Information Officer (CIO) assume a responsabilidade pela conectividade adequada, transformando a empresa em um ambiente de trabalho móvel e digital e sugerindo hardware e estratégias adequadas para ajudar a empresa a alcançar seus clientes financeiros, adotando a ideia de quebra de paradigma digital.

Conclusão

Como vimos neste artigo, uma tecnologia por si só não pode funcionar sem execução humana. Grandes empresas como a Uber e Airbnb, que usam a tecnologia para prestar seus serviços, precisam de uma inserção mundial de recursos de terceiros, os colaboradores, para oferecer a estrutura física para os usuários.

Sendo assim, comportamento e tecnologia trabalharão juntos, e cada indivíduo deve estar ciente de sua inteligência digital e usá-la a seu favor todos os dias para que os negócios sejam integrados e maximizados.

Gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro de como a tecnologia pode impactar no nosso dia a dia? É só continuar navegando no site da Devskin.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]