Jogos na nuvem, ou em inglês (cloud gaming), é quando o usuário joga videogames online através de um servidor remoto em um data center.
Os jogos na nuvem também podem ser ser conhecidos como jogos como serviço ou jogos sob demanda, e se fundamentam na concepção de poder jogar os jogos mais recentes à disposição em vários dispositivos.
Então, quer saber mais sobre os jogos na nuvem? Nós da DevSkin elaboramos um artigo que vai esclarecer as suas dúvidas. Boa leitura.
Confira a seguir!
Saiba mais
As plataformas de jogos na nuvem existem desde o final dos anos 2000 e sempre possuíram dificuldades para competir com os jogos baseados em hardware de computador ou console.
Entretanto, com os novos avanços da tecnologia e o aumento significativo na velocidade das conexões da internet (principalmente o surgimento da Internet 5G), os videogames na nuvem ganharam força nos últimos anos e estão sendo cogitados pela maioria dos jogadores.
Do modo tradicional, jogar requer um hardware caro. Podendo ser um console jogo, um computador potente para conseguir rodar os jogos ou até mesmo um conversor de televisão.
Com as opções de jogos na nuvem, o hardware não será mais necessário. Em vez disso, todos os jogos serão transmitidos para o usuário de forma online, semelhante assistir um filme na Netflix.
Os jogos na nuvem permitem que seus assinantes joguem em qualquer tipo de dispositivo. Podendo ser, por exemplo: um celular Smartphone Android, Iphone, notebook, laptop ou tablet.
Os sistemas de jogos na nuvem são fundamentados em uma assinatura mensal para se ter acesso. Na maioria dos casos, o usuário receberá alguns jogos gratuitos.
Apesar de que alguns exigem um hardware dedicado, a opção de jogos na nuvem é mais em conta, se for comparado no caso com os dispositivos de jogos da atualidade.
Como funcionam os jogos na nuvem?
A definição de jogos na nuvem é muito parecida com as plataformas de transmissão de filmes, como Netflix e Amazon Prime Video, as duas mais famosas da atualidade. O conteúdo é exclusivamente jogos de vídeo jogáveis.
Sendo assim, concede a capacidade de transmitir e jogar jogos em HD, contudo se a conexão com a internet cair, o videogame pode ficar sob mais pressão que o normal.
Diante disso, o setor da máquina virtual lida com praticamente o trabalho mais pesado durante o acesso desses jogos remotos. Ele é executado em algum local do servidor em nuvem, após o qual o jogo é transmitido para todos os usuários.
Um dos maiores benefícios de jogos na nuvem é que os usuários podem jogar em um computador mais antigo ou até mesmo em um dispositivo móvel padrão, daí se torna opcional possuir um PC Gamer.
Desse modo, os recursos do computador ou dispositivo móvel dos usuários não serão consumidos, além também de não consumir muita energia, visto que, o sistema do dispositivo em nuvem que está transmitindo o jogo.
Conheça alguns serviços de jogos na nuvem
É com bastante convicção que podemos dizer que os jogos na nuvem estão aumentando cada vez mais, com diversas empresas ofertando esse tipo de serviço, desde as mais conhecidas até as pioneiras no mercado de jogos
Vale ressaltar, esses serviços de jogos na nuvem oferecem tempo de carregamento, suportes aprimorados e muito mais. Confira agora 4 opções de serviços de jogos na nuvem.
1 - PlayStation Now
O PlayStation Now é um serviço de jogos na nuvem da Sony, a plataforma oferece diversos jogos de PS3 e PS4 para jogar online diretamente da nuvem.
Nos dias atuais, o PlayStation Now conta com mais de 800 jogos, isso inclui os títulos mais famosos, que são: GTA e God of War.
A empresa possui três tipos de assinaturas, sendo elas:
- Premium;
- Essentials;
- Extras.
2 - Xbox Game Pass Ultimate
Esta opção de Xbox Game Pass Ultimate combina precisamente com o Xbox Game Pass console e no PC, concedendo aos seus usuários acesso a vários jogos de altíssima qualidade.
Das opções de assinatura, os usuários podem escolher duas opções, além também de está incluso as assinaturas do Discord Nitro e Spotify.
- Xbox Game Pass Ultimate;
- Xbox Live Gold.
3 - Luna
Luna é a plataforma de jogos na nuvem da Amazon, a mesma oferece jogos interessantes para serem acessados diretamente dos seus dispositivos, como por exemplo: PC, Smartphones, tablets, algumas Smart Tv e muito mais.
Além do mais, existe a opção do usuário adquirir o Luna Controller, onde não será necessário configurar um dispositivo do zero, podendo conectá-lo diretamente à nuvem. Ou se preferir, pode utilizar produtos de outras empresas, como controles do PS4, Xbox One e mouse e teclado.
Vale ressaltar que a plataforma de jogos na nuvem da Luna ainda não está disponível no Brasil. Contudo, os planos ofertados nos Estados Unidos são:
- Canal familiar;
- Canal retrô;
- Ubisoft;
- Jackbox games.
4 - Google Stadia
Por fim, o Google Stadia, basicamente assim como os outros citados acima, é um sistema de jogos na nuvem que possibilita aos seus usuários jogar seus jogos preferidos em seus dispositivos sem precisar obter um console específico de jogos ou um computador gamer.
Além do mais, como a renderização é feita nos próprios servidores do Google, os jogadores podem jogar em alta qualidade, independente das especificações do seu dispositivo.
Nos dias atuais, o Google Stadia está disponível em um pouco mais de 20 países, isso não inclui ainda o Brasil, com mais de 200 opções de jogos completamente viciantes.
Quando se trata de planos, o Google Stadia possui dois tipos:
- Gratuito;
- Pro.
O gratuito o usuário possui apenas 60 minutos de alguns jogos oferecidos pela própria plataforma e o pro possui mais recursos, incluindo resoluções mais altas e também adicionar comprar jogos de outras empresas.
E aí, gostou do artigo? Nos acompanhe aqui no blog da Devskin e tenha acesso a mais conteúdos interessantes como este!
16/11/2022 Autor: DevSkin