Não é só uma questão de velocidade. A forma atual como as pessoas usam a tecnologia e seus relacionamentos com novas tecnologias mudaram como resultado da tecnologia 5G. Além disso, a hiperconectividade possibilitada pela nova geração da internet irá cada vez mais estimular a automação, tornando as máquinas inteligentes mais prevalentes a cada dia. Nesse sentido, o 5G no Brasil, já é uma realidade em diversas cidades.
Através dessa nova tecnologia, o usuário poderá aproveitar uma velocidade até 20 vezes maior que com os modelos anteriores; capacidade de se conectar com 12 vezes mais dispositivos que 4G; latência reduzida e maior qualidade de transmissão; combinação de várias tecnologias e frequências; network slicing, ou fatiamento de rede, que facilita a criação de serviços especializados. Se você quiser conhecer os impactos e perspectivas do 5G no Brasil, é só continuar lendo este artigo.
O que é a tecnologia 5G?
Espera-se que a quinta geração de redes móveis forneça maior conectividade do que nunca. Essa mudança afetará a produtividade de diversas indústrias no Brasil, como as áreas rurais e industriais que não possuem eficácia no sinal.
Muitas pessoas ainda se questionam como o 5G realmente funciona. Nesse sentido, devido às suas capacidades avançadas de transmissão de dados, milhares de equipamentos podem ser conectados a uma rede e operados remotamente com segurança.
Os benefícios desse avanço incluem maior velocidade, segurança e facilidade ao compartilhar dados, realizar downloads, etc. Melhorias no acesso à assistência médica remota são combinadas com monitoramento mais eficaz dos recursos ambientais, tráfego da cidade e condições climáticas.
5G no Brasil
A rede global 5G está preparada para atingir um bilhão de conexões. O cálculo é do relatório da Associação GSMA (Global System for Mobile Communications), The Mobile Economy 2022, que representa uma associação global de empresas de telecomunicações.
A adoção está aumentando nos principais mercados, incluindo Estados Unidos, China e Coréia do Sul. Por seu lado, a União Europeia publica um relatório mensal no site European 5G Observatory.
Aqui no Brasil, uma das nações mais avançadas da América Latina, espera-se que 485 milhões de latino-americanos estejam conectados via tecnologia 5G até o ano de 2025, de acordo com a GSMA. Entre Brasil e México, um terço desse valor será combinado. De acordo com o Ministério das Comunicações, atualmente 23 cidades têm conexão e 12 cidades brasileiras estão prontas para receber o sinal.
Perspectivas e impactos do 5G no Brasil
Segundo estudo da KPMG Brasil sobre o impacto da hiperconectividade global e as perspectivas e investimentos para a adoção da tecnologia 5G no Brasil, 56 % do setor produtivo do país já incluiu a quinta geração de redes em seu plano estratégico.
Embora 20% das organizações representadas na pesquisa, que incluiu representantes de diversos segmentos de mercado, tenham afirmado que já investiram na implantação de recursos 5G, a implantação de projetos utilizando a nova geração da internet ainda está em andamento nos estágios iniciais.
Além disso, quase metade dos entrevistados não tem perspectiva sobre o assunto: 52% dos executivos afirmaram ter conhecimento intermediário sobre 5G, enquanto 29% reconheceram ter informações básicas insuficientes.
Algumas expectativas e perspectivas com o avanço tecnológico também incluem acesso e compartilhamento mais rápidos de documentos, conectividade entre objetos inteligentes e maior estabilidade de sinal. Além disso, qualquer uma das possibilidades listadas e realmente realizáveis ​​pode alterar e reformatar o dia-a-dia educacional.
Impactos
Atendimento ao cliente
Fintechs, insurtechs, bancos e redes terão novas opções de avanço na digitalização do relacionamento com os clientes com base na tecnologia 5G. A Internet das Coisas (IoT), cuja ativação será alimentada pelo 5G, será uma das beneficiárias.
Os procedimentos automatizados realizados por máquinas comerciais e industriais permitirão a autenticação de procedimentos multimodais biométricos e de inteligência artificial ( IA ). Os vídeos em tempo real podem ser transmitidos por meio de dispositivos ou pontos de autoatendimento.
Rapidez e interconexão
Outro impacto importante gerado pela rede 5G, é que através dela será possível realizar mais coisas na internet, mais rápido e com mais alcance. Como a conexão de equipamentos através da ampliação do alcance da rede e, consequentemente, o controle remoto de sistemas automatizados. A transição é acompanhada de perto por segmentos como controle climático, telefones celulares e televisores.
Wearables
Pulseiras, relógios, óculos e outros artefatos tecnológicos podem se tornar mais prevalentes com a introdução do 5G. Os dispositivos "vestíveis", também conhecidos como dispositivos "sem contato" ou "funcionamento por proximidade", darão mais praticidade aos meios de pagamento.
E se segurança é uma preocupação com esse tipo de recurso, veremos em um futuro próximo que a próxima geração da internet também será acompanhada de avanços nesse sentido!
Latência mais rápida
Uma das principais vantagens do 5G são suas latências de 1 a 4 milissegundos, que permitem uma interação quase instantânea. Como resultado, as videochamadas serão mais claras e com menos interferência, e as conexões remotas possibilitadas por dispositivos do mundo real romperão as barreiras geográficas, possibilitando o desenvolvimento do novo tipo de conexão humana conhecido como metaverso.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de continuar navegando no nosso site. Assim, você poderá ficar por dentro de tudo que acontece no mundo digital.
14/10/2022 Autor: DevSkin