Faça uma cotação

Brasil é o paí­s da América Latina mais avançado no uso da IA

Dados do estudo da Statistical Analysis System (SAS), empresa de software e business intelligence, colocam o Brasil como o primeiro país da América Latina a utilizar mecanismos de inteligência artificial em empresas e grandes companhias.

Os números da pesquisa apontam o pioneirismo do Brasil no uso da inteligência artificial em comparação com a média regional da América Latina. São 63% contra 47% da média na América Latina.

A evolução da cultura de dados nas empresas brasileiras é a responsável pelo aumento desse número, que busca transformar o conceito tradicional de atividades desenvolvidas em mero achismo, para tomadas de decisões com base em dados e informações sólidas.

Continue a leitura para saber o que é IA e conhecer mais sobre o estudo da SAS que posiciona o Brasil como líder regional no quesito inteligência artificial.

O que é IA?

IA, sigla para o termo inteligência artificial, em palavras simples, significa o conjunto de máquinas ou sistemas que se assemelha, por meio da técnica de mimetização, à inteligência humana. 

A inteligência artificial tem como objetivo a execução de tarefas humanas, como conversas, análise e coleta de informações, e são aprimoradas continuamente a partir das referências coletadas.

Como toda tecnologia, a IA pretende facilitar a vida em sociedade. Desse modo, embora seja comum a imagem de robôs executando tarefas tipicamente humanas, a inteligência artificial não visa a substituição de toda e qualquer atividade humana.

Com foco em análise de dados e no desenvolvimento de técnicas poderosas de pensamento e conexão de informações, hoje, a IA é responsável por algumas tarefas, como chatbots, em que os clientes são atendidos rapidamente e recebem respostas mais eficazes e assertivas.

Estudo seleciona o Brasil como pioneiro no uso da IA entre todos os países da América Latina

Produzido pela International Date Corporation (IDC), o estudo denominado “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, teve como objetivo identificar a aplicação de soluções data-driven na região da América Latina.

Segundo os dados coletados pelo estudo, sete em cada dez empresas no Brasil fazem uso da inteligência artificial em seus negócios para aprimorar a análise de dados e adquirir insights importantes e preditivos.

Conforme explicação de André Novo, gerente regional da SAS no Brasil, o estudo evidencia como as companhias brasileiras estão à frente na transformação digital e buscam se tornar mais competitivas através da previsão de cenários com geração de novas oportunidades para negócios.

Brasil na ponta quando se fala no uso de tecnologia

Quando se fala em uso de dados e tecnologia, a pesquisa da SAS aponta como as empresas e startups brasileiras se sentem confortáveis com o uso da tecnologia. Para 84% dos brasileiros, o uso de dados e ferramentas de analytics fornecem informações seguras e confiáveis. Em outras regiões da América Latina esse percentual cai para 73%.

No Brasil, a pesquisa identificou que 86% dos modelos de negócios no Brasil adotam soluções de data e analytics. Porém, é preciso implementar soluções específicas em até 38% das empresas, como estratégias de Business Intelligence (BI) em lugar de planilhas.

Investimento de empresas em data e analytics

Avançando no estudo, a pesquisa da SAS apontam que 90% das companhias brasileiras entrevistadas buscam identificar padrões de consumo e tendências a partir do investimento em dados e analytics, contra 60% da média apurada na América Latina.

Quando se fala em vendas, o uso de inteligência artificial é importante, porque é por meio de dados e soluções analíticas que as empresas podem conhecer o comportamento de seus consumidores e clientes em potencial.

Como é fundamental obter suporte técnico de qualidade, 56% das empresas entrevistadas afirmam que no momento de efetuar escolhas de soluções tecnológicas, ter um sistema de suporte técnico robusto e eficiente é o principal fator levado em consideração.

Investimento em nuvem

Entre as soluções de tecnologia preferidas das empresas está o serviço em nuvem conhecido como PaaS, sigla para Platform as a Service ou Plataforma como Serviço em português, um serviço de nuvem. Conforme a pesquisa, 46% das companhias latino americanas planejam implementar um serviço de nuvem pública nos anos seguintes.

A pesquisa do IDC, produzida a pedido da empresa Statistical Analysis System, conduziu a entrevista com 333 companhias de diferentes portes e segmentos, em oito países situados na América Latina, como Argentina, Chile, México e Brasil.

Conclusão

O avanço da implementação de soluções tecnológicas no Brasil não é novidade e pode ser verificado por meio da adoção de culturas com base em dados nas diferentes empresas brasileiras, como processos seletivos automatizados e com base em dados, ou pelo número crescente de empresas de tecnologia.

É o caso de DevSkin, empresa de consultoria na área de tecnologia da informação, segurança cibernética, métodos ágeis e desenvolvimento de softwares customizados.

Para ler mais informações sobre á área de tecnologia e se atualizar sobre as principais novidades no campo da inteligência artificial, machine learning e data science, continue a leitura em nosso blog!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]