Faça uma cotação

WSL 1.0 Conheça o Linux para Windows

Windows Subsystem for Linux, ou WSL, é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft há alguns anos para executar tarefas do sistema operacional Linux no Windows 10 e Windows 11. Depois das versões opcionais WSL e WSL2, hoje a Microsoft disponibiliza o WSL 1.0 como aplicativo disponível na loja.

No início, o WSL incluído nos sistemas operacionais do Windows de maneira opcional, em que os usuários tinham liberdade para baixar e executar tarefas e ações próprias do Linux.

A grande novidade oferecida com o WSL 1.0, no entanto, é a possibilidade desse processo ser mais direto, com atualizações e serviços automáticos, sem a contrapartida de atualizar completamente o sistema operacional, como acontecia nas versões anteriores WSL e WSL2.

Para saber mais sobre WSL 1.0, como instalar e quais são os planos da Microsoft com essa ferramenta, continue a leitura.

O que é WSL e como funciona?

A rotina de um desenvolvedor exige a realização de várias tarefas por meio da linha de comando. Porém, algumas ferramentas essenciais para o trabalho do desenvolvedor não são compatíveis com todos os sistemas operacionais e são pensadas apenas para o Linux.

Em razão de algumas particularidades apresentadas quando se fala em rodar ferramentas no Windows, a Microsoft pensou em uma maneira de resolver esse problema tornando o Windows compatível com as ferramentas até então disponíveis somente no Linux.

Com isso, a partir desse panorama surge o Windows Subsystem for Linux (WSL), com a missão de resolver o problema de compatibilidade entre ferramentas e tornar o Windows mais propício para desenvolvedores realizarem suas atividades.

Hoje, o WSL consegue reproduzir no Windows ferramentas, linhas de comando, aplicativos e outros utilitários até então presentes apenas no Linux e torna desnecessária a instalação de distribuidores como Ubuntu e Fedora.

Atualizações do WSL 1.0

Disponível como uma ferramenta opcional, a atualização do WSL para a versão WSL 1.0 torna o dispositivo aberto ao público com a disponibilização da ferramenta na Microsoft Store.

A grande novidade é a chamada versão estável do WSL 1.0, que afasta a necessidade de virtualização e agora permite a execução do Linux no Windows 10, 11 e no Server 2022 de maneira direta.

A virtualização consiste na instalação de uma máquina virtual para rodar distribuidores do Linux. Essa prática, muito realizada por profissionais da área de TI, agora vai ficar obsoleta com a chegada do WSL 1.0, que promete facilitar a rotina dos desenvolvedores na execução de linhas de comando com menos burocracia e mais agilidade.

Uma série de novas atualizações representa uma novidade na versão WSL 1.0, como o comando “wsl.exe –install, que vai instalar de maneira automática a versão Store da ferramenta, com a desabilitação do WSL como componente opcional.

Além disso, agora é possível executar aplicativos Linux/GUI no Windows 10, funcionalidade antes disponível apenas para pessoas com o Windows 11 instalado.

Dessa forma, vai ser possível executar aplicativos Linux/GUI a partir do Menu Iniciar e fixar o app na barra de tarefas. As funcionalidades de copiar e colar nos apps do Linux e Windows também se tornaram compatíveis.

No WSL 1.0, o recurso conhecido como systemd até o momento é opcional, para não comprometer a execução das instalações até então existentes. No entanto, a Microsoft estuda como tornar a função padrão.

 

Como instalar

Para instalar o WSL 1.0 basta buscar por “Windows Subsystem for Linux” na Microsoft Store e tocar na opção de instalar. No repositório GitHub da Microsoft também é possível baixar a instalar a versão recente do WSL 1.0.

Assim, instalar o WSL 1.0 se tornou fácil e prático como a instalação de qualquer outro app disponível na Microsoft Store. Lembrando que, por ser uma evolução do WSL2, embora o produto e a experiência do usuário no app sejam as mesmas, o WSL2 ainda requer virtualização.

Planos da Microsoft

A ferramenta WSL é popular entre os desenvolvedores, como mostra a pesquisa feita em 2022 pela Stack Overflow. Segundo dados, cerca de 15% dos desenvolvedores entrevistados fizeram uso do WSL. Assim, os planos da Microsoft visam impulsionar ainda mais o uso da tecnologia.

O lançamento da versão estável WSL 1.0, que abandona o rótulo de “pré-visualização” até então disponível nas outras versões do WSL, tem como objetivo migrar todos os usuários para a versão Store do WSL.

Conclusão

Como é possível ver, ao longo de seis anos a Microsoft investiu pesado em pesquisa e tecnologia para tornar o Windows compatível com ferramentas até então exclusivas para Linux, o que se torna uma mão na roda para profissionais de T.I. que fazem uso diário do sistema operacional.

Se você é da área de T.I e ainda não sabia dessa novidade, continue a leitura do blog para se atualizar sobre o mundo da tecnologia, inteligência artificial e outras inovações.

Em nosso site você encontra serviços de desenvolvimento de software, metodologias ágeis, DevOps e data science para implementar em empresas que desejam escalar, reduzir custos e aumentar a produtividade.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]