Em busca de ir além dos smartwatches, Samsung está desenvolvendo anel inteligente para monitoramento da saúde.
Temos experiência em diversas tecnologias, confira!
Anel inteligente ou “smart ring” foi oficialmente apresentado na CES 2015. Porém sua idealização já existe há aproximadamente uma década.
Geralmente é possível customizar seus comandos como preferir ou usar os comandos predefinidos de fábrica, com eles ainda é possível memorizar para seu celular seus gestos e funcionalidades.
Os anéis inteligentes ou “smart ring”, já existentes, também possuem um sensor touch e um motor de vibração para dar feedback aos usuários.
O que é um aparelho inteligente
A grande marca sul-coreana Samsung fez o registro da patente de um anel inteligente, que é um aparelho inteligente. Mas o que é um aparelho inteligente?
Dispositivo ou aparelho inteligente é um eletrônico que normalmente é conectado a outros dispositivos ou redes por meio de diferentes tecnologias de comunicação sem fio,como NFC, Wi-fi, bluetooth, 3G, 4G, entre outros que atuam interativamente e de forma autônoma. A motivos de exemplo, podemos citar como dispositivos inteligentes os relógios inteligentes, smartphones, pulseiras ou, nesse caso, anel inteligente.
CONSULTORIA E OUTSOURCING DE T.I.
Samsung
Nascida na Coreia do Sul em 1938, a Samsung se transformou em uma das maiores empresas no seu país e também no mundo. Possuindo uma diversidade de produtos, ela se tornou conhecida pela tecnologia e também pelo preço acessível da maioria dos seus eletrônicos.
Mas a Samsung não começou com eletrônicos, muito diferente do que temos hoje, seu início se deu por meio da exportação de alimentos, e de forma progressiva expandiu seus negócios para se inserir em outras áreas como finanças, comércio e têxtil, surgindo assim em 1969 seu primeiro lançamento eletrônico, com uma TV.
Anel que promete ser inteligente
A Samsung promete que seu anel inteligente será capaz de recolher os dados de saúde dos seus usuários, como, por exemplo, frequência cardíaca e monitorar atividades físicas.
Os anéis inteligentes poderão funcionar por várias semanas sem a necessidade de carregar, uma vez que, por não possuírem telas, terão uma maior autonomia de bateria, diferente dos outros dispositivos parecidos que não passam de alguns dias ou até horas.
A empresa afirma também que o formato do anel consegue garantir medições mais precisas, uma vez que seus sensores ficam, de uma forma mais física, mais próximos das artérias se comparados com os sensores dos relógios inteligentes, que ficam no pulso.
Como o anel inteligente vai funcionar
Ao passar dos anos, podemos ver que a tendência é que os dispositivos eletrônicos diminuam e suas baterias também.
Segundo o artigo publicado no portal sul-coreano, Naver, o anel vai funcionar da seguinte maneira: assim que for colocado no dedo anelar, por meio do anel inteligente, os smartphones poderão coletar as suas informações de saúde, o que já é feito pelos smartwatches.
Esse anel terá um sensor parecido com os relógios inteligentes. Com tal tecnologia, o wearable (todos os tipos de dispositivos tecnológicos que possam ser vestidos ou usados como acessórios) vai conseguir fazer a monitoração da frequência cardíaca e fazer um eletrocardiograma (ECG). Uma outra possibilidade de funcionamento pode ser também o de coletar as informações do anel inteligente através de outros eletrônicos da empresa, como tablets, TVs e outros.
Crie seu software de acordo com a sua necessidade
Mas a empresa não é a pioneira, esse mercado é liderado pela Oura, que é a responsável por criar e desenvolver o Oura Ring Gen 3, que é equipado para monitorar o sono, a frequência cardíaca, o nível de stress, assim como medir a temperatura corporal, saturação de oxigênio e prever o período menstrual e outros. Outra empresa que também ganhou visibilidade no mercado, foi a Amazon, responsável por criar e desenvolver o Echo Loop, anel inteligente que tem integrada a Alexa, esta que, por sua vez, possui dois microfones bem pequenos e um botão para fazer a ativação dos microfones. A Amazon também garantia que os anéis inteligentes vibraram para que os usuários soubessem que a Alexa estava ouvindo e ao receberem chamadas e notificações, mas o dispositivo foi descontinuado..
Conclusão
Os anéis inteligentes, de outras marcas, já são usados, por exemplo, pela seleção brasileira como uma ferramenta que auxilia na preparação para a Copa do Mundo, afinal, por serem menores e até imperceptíveis, são muito úteis em esportes de alto rendimento.
A Samsung fez o registro da patente do seu relógio inteligente na agência americana USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos). Segundo o documento, esse dispositivo eletrônico ainda será capaz de controlar TVs, smartphones e tablets, por exemplo.
A Samsung ainda não revelou detalhes sobre o lançamento, mas isso já foi o suficiente para aquecer analistas de mercado e entusiastas.
07/12/2022 Autor: DevSkin