O que é Dual Track e quais as suas possibilidades?

Se você trabalha com desenvolvimento de produtos, com certeza já ouviu falar em Dual Track. Essa prática é muito usada por este segmento e traz uma série de melhorias para a empresa.

Tido como uma evolução do Ágil, o Dual Track surge como uma mudança na maneira como as empresas vão solucionar os seus problemas.

Para que você possa entender melhor o que é Dual Track, como ele funciona e quais os seus benefícios, acompanhe a leitura deste post!

 

  • O que é Dual Track?
  • Como funciona o Dual Track?
  • Benefícios do Dual Track.

 

O que é Dual Track?

Se traduzirmos para o português, Dual Track significa "dupla trilha/ faixa dupla". Ou seja, de um lado você tem a descoberta de novas oportunidades do produto, discovery, e do outro a entrega, delivery, de novas utilidades.

Ele é um tipo de desenvolvimento ágil onde a equipe de produto divide seu trabalho diário em duas etapas.

Como funciona o Dual Track?

O primeiro passo quando se começa a pensar em ter resultados com um produto, é traçar estratégias de desenvolvimento. Quando isso não é feito, há grandes chances de não atingir o resultado esperado.

Ao usar o Dual Track, cada uma das trilhas ajuda a empresa a ter um pensamento estratégico das suas ideias.


Vamos entender melhor como isso funciona. Veja!

Trilha de Discovery

Essa é a primeira trilha, seu foco é a geração de ideias, além da produção, dos testes e validações de ideias que a equipe teve para resolver um problema. Nesta etapa, o mais importante é o aprendizado e a validação das ideias.

Por isso, é fundamental ter entendimento sobre os problemas que estão sendo solucionados, reduzir riscos, priorizar o que é essencial, entre outras coisas.

Esta é a etapa que vai dar as condições necessárias para que aquela ideia possa avançar. Então, é necessário que esteja claro o motivo pelo qual foi decidido fazer este discovery e quais as informações necessárias.

Ou seja, o discovery é aquele momento onde você deve fazer perguntas e respondê-las, para testar as ideias e verificar o que realmente é importante para o objetivo principal daquele projeto.

 

Existem algumas perguntas que podem ser feitas para nortear este momento, que são:

  • Existem evidências para que avancemos com a ideia?
  • Consigo testar sem discovery ou os riscos são muito altos?
  • Vou precisar me esforçar muito a ponto de precisar de um tipo de discovery para ter certeza se a ideia é boa?

 

Essas perguntas vão ajudar a evitar riscos e possíveis limitações técnicas.

Trilha de Delivery

Essa trilha tem como objetivo a execução. Mesmo sendo a segunda trilha, as vezes o Delivery acontece depois do Discovery. Existem alguns casos em que, as duas trilhas acontecem ao mesmo tempo, até porque cada integrante do time têm habilidades diferentes.

Na equipe existem pessoas que são mais criativas e que por isso vão encabeçar as ideias, outras que já são mais técnicas e vão cuidar do desenvolvimento, a partir disso as ideias são testadas e as que não são interessantes para a empresa são descartadas ou reformuladas.

Benefícios do Dual Track

Conheça agora os benefícios dessa metodologia ágil.

  1. Validar ideias de maneira rápida

Quando o Discovery e o Delivery acontecem simultaneamente, a equipe é capaz de testar mais hipóteses, dessa forma conseguem ter melhores ideias mais rapidamente.

  1. Cronograma escalonado

Quanto mais ágil é a sua validação de ideias, mais escalonável será o seu cronograma. Isso porque ao ter acesso, com antecedência, aos recursos que serão desenvolvidos, fica mais fácil criar uma estratégia e prever os gastos necessários.

  1. Mais facilidade em mudar o foco do projeto

O fato de que a trilha de descoberta sempre está à frente da trilha de entrega, permite que caso as necessidades do mercado ou dos usuários mudem,  os planos podem ser alterados e isso não vai afetar a entrega. Além disso, você tem uma produção mais ágil, menos ociosidade e o gerenciamento de recursos otimizado.

  1. Entregas qualificadas

As entregas passam a ser mais qualificadas porque as construções deixam de ser baseadas em suposições e passam a se basear em dados. Como a equipe só valida os pontos que são úteis para o usuário, isso agrega mais valor ao produto.

  1. Mais segurança nas entregas

Ideias e validações da trilha de descoberta são o que norteia a trilha de entrega. Por isso, ao invés de criar coisas aleatórias sem a garantia que os usuários vão aprovar, passamos a ter certeza que todos os elementos que foram validados na trilha de descoberta, serão aprovados pelos usuários.

  1. Um produto final com mais qualidade

Antes da entrega, é eliminado todos os recursos desnecessários, isso permite uma melhor experiência para os usuários e otimiza o desenvolvimento.

 

O Dual Track é um método que vai otimizar e melhorar o desenvolvimento de produtos da sua empresa. Se você se interessa por temas como este, não deixe de acompanhar o blog da Devskin para ter acesso a mais artigos como este!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 99500-0100 [email protected]