Faça uma cotação

Como sua empresa pode sair na frente através do planejamento estratégico de T.I.

Confira neste artigo mais detalhes sobre como o planejamento estratégico de TI pode ajudar sua empresa a alcançar ótimos resultados. 

Desenvolver estratégias que promovam o aumento da produtividade da empresa é o objetivo de todo gestor em um mercado cada vez mais competitivo. Para isso, o processo de planejamento estratégico de TI é uma etapa essencial para alcançar um alinhamento profundo entre a indústria e o negócio.

Nesse sentido, mais do que focar apenas na solução de problemas, é preciso buscar formas de gerar valor para o negócio. E por isso, possuir um Plano Estratégico de TI (PETI) pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa. Isso porque o PETI ajuda você a estruturar, sistematizar e organizar sua TI. Portanto, se você quer saber mais sobre como o planejamento estratégico de TI pode ajudar no seu negócio, é só continuar lendo este artigo.

O que é um planejamento estratégico de TI?

Planejamento estratégico de TI

A criação de um documento abrangente com o objetivo de alcançar a governança de TI nos negócios já é lugar comum em muitas organizações. Além disso, existe uma sigla muito utilizada para identificar essas ações: PETI, ou planejamento estratégico de TI.

Os objetivos e metas, assim como a direção e a estrutura das atividades de tecnologia, são definidos neste documento com apenas um objetivo em mente: atender às demandas do mundo real de uma empresa e atingir seus objetivos estratégicos de negócios.

De forma geral, podemos entender um plano estratégico de TI como um processo de gestão que leva em consideração fatores internos e externos, bem como as características únicas da organização. Como resultado, as atividades de tecnologia da informação podem ser usadas como táticas para ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Quais são as vantagens?

Planejamento estratégico de TI

Muitas empresas desconhecem o verdadeiro valor da tecnologia e a TI é tratada como nada mais do que um centro de custos. O setor só faz o que lhe é solicitado, oferecendo soluções sem determinar se produzem ou não algum tipo de retorno ou resultado.

De acordo com um estudo recente realizado pela Deloitte, consultoria americana especializada em tecnologia, mais de 50% dos gastos com tecnologia no Brasil são direcionados à manutenção dos serviços existentes, enquanto apenas 23% são gastos na expansão dos negócios.

Por isso, confira a seguir algumas vantagens de ampliar o setor estratégico de TI para obter maiores resultados na sua empresa.

1. Inovação

O número de empresas que usam estratégias de TI como um ponto forte para inovação do negócio ainda é um número pequeno no Brasil. Isso ocorre mesmo para empresas que utilizam a tecnologia como principal fonte de receita, seja para sustentar seu modelo de negócios ou para garantir a entrega de serviços a outras organizações.

A estratégia estratégica da TI visa explorar plenamente o potencial desse setor dentro da empresa, proporcionando oportunidades de crescimento e vantagem competitiva. Isso é feito por meio da maximização das competências e habilidades da área.

Uma TI pode ser muito mais para seus clientes do que apenas um centro de coleta. Ela possui o potencial de oferecer serviços não apenas para atender às necessidades, mas também para oferecer soluções que ajudem seus clientes e sua empresa a junto de seus excelentes clientes.

2. Redução de custo

A redução de custos é uma meta constante para os provedores de serviços gerenciados por TI, pois quanto menores os custos de atendimento ao cliente, maior a lucratividade da empresa.

Quando você tem um plano estratégico bem definido, seus custos de TI são reduzidos. Isso ocorre quando as despesas são minimizadas e os problemas são identificados para que possam ser devidamente solucionados. Com custos menores, a TI pode receber melhores condições para o desenvolvimento da empresa.

3. Aperfeiçoamento em segurança da informação

Depois dos colaboradores, os dados são a segunda atividade mais significativa dentro de cada organização, exigindo atenção específica. Como resultado, a segurança da informação também é abordada no planejamento estratégico da TI.

Ao usar o PETI, você cria um conjunto de diretrizes a serem seguidas, como políticas claras de proteção de dados, segurança e privacidade, e procura por quaisquer vulnerabilidades que possam prejudicar seu cliente ou sua empresa.

Por isso, é fundamental haver um plano bem estruturado no setor de TI para poder dedicar mais recursos às questões de segurança de dados.

4. Otimização de processos

Fornecer novas soluções para as atividades de outras equipes é uma forma de revolucionar os processos internos de uma organização. O resultado é a simplificação das atividades dos colaboradores através do uso de softwares, visto que há a integração de sistemas de diversas equipes.

O ganho de produtividade também pode ser encontrado na otimização de processos. Por exemplo, a gestão das atividades de uma empresa por meio de planos impressos deixa de existir para dar lugar a um processo mais inteligente, colaborativo e tecnológico.

A otimização de processos anda de mãos dadas com a automação de processos e a integração de informações. A automação já era uma tendência forte e melhorou ainda mais com o avanço do trabalho das equipes de TI no desenvolvimento da otimização dos processos internos que garantem mais agilidade e eficiência para os colaboradores. 

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre gestão empresarial e o poder da tecnologia para aprimorar os resultados do seu negócio é só continuar navegando pela Devskin.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]