Confira neste artigo como o sequestro de dados pode impactar na sua empresa e quais as formas de prevenção.
O rápido crescimento da transformação digital transformou a internet em uma poderosa ferramenta que hoje é utilizada em quase todas as atividades diárias, principalmente nas empresas. Afinal, todo negócio precisa de softwares para gerenciar suas operações, gerando uma enorme quantidade de dados essenciais que são salvos nas próprias máquinas da empresa. No entanto, o resultado disso nem sempre é positivo, visto que hackers podem utilizar vírus, como ransomware, para ter acesso a eles. Por isso, para manter seus dados comerciais seguros, você deve conhecer e colocar em prática todos os métodos de prevenção possíveis. Confira neste artigo mais detalhes sobre como o sequestro de dados pode interferir na sua empresa e como preveni-lo.
O que são sequestros de dados?
A evolução da tecnologia não é apenas responsável por nos fornecer excelentes ferramentas para melhorar os processos de negócios, mas também pode abrir certas portas para que criminosos tenham acesso aos dados da empresa ou dados pessoais.
Esse sequestro é um tipo de ataque em que o objetivo do hacker não é roubar ou corromper informações. O objetivo dos cibercriminosos é bloquear seu acesso a dados confidenciais de sua empresa para que você se sinta obrigado a pagar uma recompensa para tê-los de volta.
Esse pagamento geralmente é feito em Bitcoins, moeda digital que, graças à sua tecnologia Blockchain, impossibilita o rastreamento do destino final do valor, garantindo a impunidade do roubo. Nesse sentido, um dos tipos de sequestro de dados mais utilizado é o Ransomware, embora existam outras formas.
Ransomware
O vírus ransomware também é conhecido como vírus do resgate, e é usado por hackers para criptografar dados. Após sua execução, o criminoso tenta codificar todos os dados do computador.
Para recuperar o acesso a eles, você precisará de uma chave que pertença à pessoa que controla o ransomware. Como resultado, essa pessoa exige uma taxa para liberar os arquivos do dispositivo afetado. Em termos mais técnicos, um infrator apreende os dados da empresa e solicita o resgate das informações.
Como o sequestro de dados pode influenciar na empresa?
Um dos grandes problemas do sequestro de dados é que ele ocorre de forma silenciosa. Por isso, dificilmente o usuário saberá que foi infectado por ele, nem que está agindo em seu computador. A probabilidade é que o indivíduo só saiba que teve seu sistema corrompido quando o sequestro for anunciado.
Se o seu computador estiver conectado à internet, o vírus tem uma boa probabilidade de se replicar. Como resultado, ele terá acesso aos outros dispositivos da organização. Assim, eles podem aproveitar falhas de segurança do sistema operacional ou usar o e-mail de outro usuário da rede para ficar disfarçado.
Tendo em vista que o objetivo dos sequestradores de dados é ganhar dinheiro em troca da devolução de documentos aos seus legítimos proprietários, um dos grandes problemas gerados está relacionado com a perda de uma quantia financeira grande da empresa para recuperar as informações.
Mecanismos de prevenção
Embora muitas vezes sejam negligenciados pelos gestores das empresas, é preciso que cuidados básicos sejam tomados, para evitar essas situações. Confira algumas formas de prevenir o sequestro de dados da sua empresa.
1. Verifique sempre a procedência do e-mail
Os criminosos usam a inteligência artificial para atrair a atenção e despertar a curiosidade da vítima, tornando-se um dos métodos mais comuns de infiltração.
Ao passar por lojas, oferecendo descontos, ou mesmo bancos, cobrando um pagamento que não foi realizado, as mensagens têm o objetivo de atrair as pessoas, permitindo que programas maliciosos entrem na máquina host com maior facilidade. Se o e-mail contiver um anexo, a atenção deve ser ainda maior.
2. Faça backups periódicos
Manter um backup atualizado na sua empresa é fundamental! Um backup bem executado implica ter informações duplicadas fora do computador, em locais seguros que os hackers não podem acessar facilmente.
Além disso, se seu servidor for atacado, sempre será mais fácil limpar o sistema e recuperar seus arquivos se seu backup estiver atualizado. Dessa forma, certifique-se de manter o backup dos dados do seu negócio regular, podendo ser feito diariamente ou semanalmente.
3. Mantenha antivírus atualizado
Lembre-se de que os cibercriminosos costumam usar vulnerabilidades de software e sistema para instalar seu malware. Mantenha antivírus e firewalls ativos para garantir a proteção necessária e evitar falhas e erros.
4. Software deve estar sempre atualizado
Novas variantes de Ransomware aparecem regularmente, portanto, as proteções instaladas nem sempre estão atualizadas para evitar esses ataques. No entanto, para reduzir o risco de ameaças, é necessário manter atualizados não apenas todos os softwares de segurança da Internet, mas também todos os sistemas operacionais e todos os aplicativos em uso.
5. Crie políticas de segurança
Para evitar ser enganado pelos criminosos, é necessário estabelecer políticas claras de segurança da informação, orientando e treinando os colaboradores sobre como responder em situações específicas e como evitar determinadas ações, como clicar em um link suspeito, por exemplo.
Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a mais informações sobre como otimizar a segurança da sua empresa através de mecanismos tecnológicos é só continuar navegando no Devskin.
30/05/2022 Autor: Devskin