Faça uma cotação

Meta VR: Saiba como funciona a realidade virtual

O Meta VR  auxiliar do Metaverso é uma tendência em ascensão e que provavelmente veio para ficar. Empresas como Microsoft, Nvidia, Google e até mesmo Facebook estão investindo nessa realidade virtual que garante revolucionar o modo como nos relacionamentos no espaço virtual.

Mas, você já sabe como funciona essa tecnologia? Nos acompanhe na leitura deste artigo para ficar por dentro ainda mais dessa nova tendência mundial.

Confira a seguir!

O que é Metaverso?

O metaverso é basicamente um lugar digital que combina aspectos e diversas tecnologias, incluindo mídias sociais, jogos online, realidade virtual e realidade aumentada. Nesse espaço, as pessoas podem se relacionar digitalmente umas com as outras.

Sendo assim, na prática, é um mundo virtual no qual os usuários conseguem interagir por meio da criação de avatares ou personagens. Além de socializar o tempo todo com os outros, realizar compras, praticar diferentes atividades ou até mesmo estudar novos assuntos.

Diante disso, o conceito de Meta VR já vem sendo utilizado em várias plataformas de jogos online. Entretanto, a nova proposta digital é muito mais ampla que promete juntar as pessoas em diferentes viagens virtuais.

Na atualidade, o metaverso é um assunto muito pesquisado na internet, especialmente com duas grandes organizações tecnológicas se juntando em usar a definição de espaço digital ao máximo, como é o caso da empresa Meta, controladora dos aplicativos: Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram.

Quais as tecnologias utilizadas no Metaverso?

O metaverso busca ligar pessoas por meio do universo virtual. Para isso, é necessário o manuseio de alguns tipos de tecnologia, como:

Meta Realidade Aumentada (VA)

A realidade aumentada, inclui elementos virtuais em um espaço já existente. A integração do mundo virtual e o físico é o principal propósito desse tipo de tecnologia.

Poucos devem saber, mas o QR Codes é um modelo claro de realidade aumentada, pois corresponde a um marcador no mundo físico que oportuniza o acesso ao mundo virtual, e vice-versa.

Meta Realidade Virtual (VR)

Já a realidade virtual, é um local virtual com cenas e objetos parecidos aos reais. Para acessá-lo, os utilizadores necessitam colocar um tipo específico de óculos ou capacete próprios para esse tipo de tecnologia.

Então, com os equipamentos corretos, os usuários podem adentrar no universo virtual, como personagens de jogos, descobrir técnicas cirúrgicas ou até mesmo aprimorar suas habilidades em esportes.

NFTs, Blockchain e Criptomoedas

O NFT ou popularmente conhecido como token não-fungível, é uma opção de mercadoria do qual o valor pode mudar dependendo do interesse pela mesma. Ele pode ser utilizado em vários elementos no espaço virtual como imóveis, terrenos, obras de artes e etc.

Diante disso, ao comprar um item com a comprovação NFT, a pessoa do metaverso pode receber o registro da mercadoria no banco de dados cujo o nome é blockchain, o mesmo utilizado para negociações em criptomoedas.

Então, no blockchain ficam gravadas todas as informações relacionadas à transação, inclusive por qual plataforma o item foi adquirido. Assim, no mundo virtual, o utilizador pode comprovar que ele é o dono da mercadoria.

 

 

Como vai ser o Meta VR?

Atualmente, o conceito de Meta VR que a empresa Meta está apontando é com base na ideia de elaborar um universo paralelo totalmente virtual.

Nesse contexto, o acesso a esse ambiente se daria através de ferramentas próprias de realidade virtual ou aumentada, que favoreçam a interação entre os usuários e o conteúdo dentro dele.

Assim sendo, o mergulho total dos usuários é com base na proposta do Meta VR. Para isso, é possível que sejam necessários o uso de óculos especiais, como sensores que refletem os movimentos físicos e expressões faciais para serem transmitidos no mundo virtual.

Conhecendo o Meta Quest Pro

De princípio, o Meta Quest Pro é a primeira entrada da nova linha de ferramentas de última geração da empresa Meta que surge com diversos recursos altamente inovadores, como:

  • Sensores de altíssima resolução para momentos robustos de realidade mista;
  • Telas em LCD nítidas para visuais de qualidade;
  • Design completamente diferenciado e mais elegante; e
  • Rastreamento ocular e captação de expressões faciais naturais para auxiliar os avatares a refletir os usuários de forma mais natural em VR.

O Meta Quest Pro encontra-se disponível para venda desde do final do ano de 2022, junto com outros dispositivos que contribuem para o bom desempenho do aparelho.

Conclusão

Como conseguimos observar, o metaverso ainda é um conceito em estado inicial. A empresa Meta, está apresentando a ideia e anunciou o seu interesse em torná-la realidade.

Acreditamos que os dispositivos VR poderão contribuir a marcar o início da próxima plataforma de computação, tornando-se tão universal quanto os tablets e laptops de hoje em dia.

Entretanto, para ter sucesso, essa proposta depende de outros princípios, como a dedicação de empresas de tecnologia em criar aparelhos que tornem o universo virtual uma realidade.

Além disso, falta infraestrutura na questão de design, pois os avanços feitos até o momento nessa área possibilitaram apenas alguns espaços mais limitados e a proposta do metaverso é um lugar livre de paredes.

Posto isso, provavelmente iremos ver avanços sobre o metaverso ainda nos próximos anos. Contudo, a empresa Meta oferece grandes avanços relacionados à realidade digital.

Gostou do artigo? Confira, esse e outros aqui no blog do DevSkin!

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]