Faça uma cotação

Como foi a chegada da tecnologia no Brasil?

Você já se perguntou como foi a chegada da tecnologia no Brasil? Basicamente, uma das primeiras invenções tecnológicas do nosso país correspondem ao período colonial, quando, na década de 1550, foi criado o primeiro engenho de açúcar.

Mas, não só isso, pois o descobrimento do fogo, a invenção da roda e a habilidade de contar os dias através de um calendário, também foram algumas invenções que, ao longo do tempo, inovaram a sociedade. 

Já nos dias atuais, quando falamos sobre tecnologia, imaginamos logo a era da informática, comunicação e as diversas pesquisas científicas que fizeram avanços significativos em diversas áreas, como é o caso da criação da internet das coisas.

Por isso, neste artigo, você vai descobrir como foi a chegada da tecnologia no Brasil e o seu avanço ao longo do tempo. Confira a seguir!

Como foi a chegada da tecnologia no Brasil

A partir do ano de 1830, o francês Hércules Florence efetuou, no Rio de Janeiro, os primeiros estudos no registro de imagens através da fotografia.

Já no final do século XIX, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura elaborou experimentos com ondas eletromagnéticas, sendo um dos primeiros a transmitir a voz humana por meio de rádio.

Além desses, um outro grande inventor brasileiro e considerado um dos maiores da humanidade, o mineiro Alberto Santos Dumont, que construiu balões dirigíveis e, alguns anos depois, o 14-bis, um dirigível biplano.

Por conta disso, como consequência de diversas possibilidades de pesquisas e avanços tecnológicos, no ano de 1985, o governo brasileiro criou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Inclusive, no dia 16 de outubro, é comemorado o Dia da Ciência e Tecnologia.

Até a década de 1930, a tecnologia do Brasil era importada praticamente de outros países, os quais eram industrialmente mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e os países da Europa.

Diante disso, a pesquisa em Ciência e Tecnologia e sua construção organizada começa ainda na década de 1930, com a formação das primeiras Universidades e o incentivo à pesquisa docente.

Sendo assim, como o fator de modernidade está ligado ao avanço tecnológico, consequentemente, o Brasil ainda era tido como país atrasado em relação aos outros países que já eram consolidados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

A tecnologia no Brasil nos dias atuais

Após os investimentos feitos nas áreas de educação e incentivo à pesquisa acadêmica, o avanço tecnológico do Brasil sofreu grandes melhorias.

Com isso, o país vem atraindo diversos investimentos das grandes empresas nos setores de informática e tecnologia (como smartphones, computadores, televisores, entre outros), sendo visto como um país-chave no mercado.

Portanto, a tecnologia está potencialmente inserida em nossas vidas nos dias atuais. Visto que, várias áreas estão sendo inspiradas e alteradas pela aplicação das ferramentas e meios tecnológicos. Como por exemplo: mercado de trabalho, meios de transportes, meios de comunicação e saúde.

 

 

A tecnologia e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho passou a exigir dos seus colaboradores, além do conhecimento técnico e específico na área escolhida, conhecimentos e manejo em ferramentas tecnológicas da empresa.

No cenário atual, a tecnologia é um dos principais fatores que determinam o nível de competitividade das empresas, tendo em vista, reduzir custos e trazer benefícios significativos para o negócio.

A tecnologia e os meios de transporte

Os meios de transporte passaram por inúmeras atualizações ao decorrer dos tempos. Basicamente, em pouco mais de cem anos, os meios de transportes conseguiram evoluir de carroças ou charretes para carros e ônibus modernos, trens e metrôs.

Além do mais, foi se aperfeiçoando também um dos meios de transportes mais rápidos que existem em todo o mundo: o avião. O qual traz a possibilidade do homem cruzar todo o planeta em um menor espaço de tempo.

A tecnologia e os meios de comunicação

Não é nenhuma surpresa que os meios de comunicação foram uma das áreas mais afetadas com as atualizações tecnológicas!

Antigamente, as pessoas conseguiam se comunicar somente por cartas. Logo depois, o telefone foi criado, mas nem todas as famílias possuíam condições financeiras de possuir um aparelho.

Todavia, nos últimos vinte anos, ocorreu uma revolução tecnológica aqui no Brasil. Onde o preço das linhas telefônicas reduziu significativamente, permitindo que mais pessoas pudessem ter um telefone em casa.

Nesse mesmo período, houve a implantação do telefone celular no mercado e, hoje, conhecemos os famosos smartphones.

Além do mais, outro fator que marcou a comunicação no país foram os computadores e seus derivados (tablets, notebooks, netbooks, etc.). Uma vez que o desenvolvimento significativo da internet e plataformas de redes sociais favoreceu a interação à distância da humanidade.

A tecnologia e a saúde

Por último, mas não menos importante, os avanços da tecnologia vem colaborando de forma intensa nas áreas da saúde.

Com isso, são realizadas diversas pesquisas para o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos para vários tipos de doenças, principalmente, aquelas que antigamente eram tidas como incuráveis.

E aí, o que achou deste artigo? Em nosso blog, você pode conferir diversos outros posts semelhantes a este. Aproveite!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]