Faça uma cotação

Conheça as novas tecnologias dos carros inteligentes

Os fabricantes estão trabalhando cada vez mais em novas tecnologias para tornar os veículos mais manobráveis ​​e minimizar ao máximo a probabilidade de acidentes de trânsito. Nesse sentido, a criação dos carros inteligentes são um componente crucial para que isso seja realizado de forma eficiente.

Esses carros chamados inteligentes ou autônomos já estão em nosso meio, mas ainda estão se desenvolvendo em ritmo cada vez maior. Atualmente, até mesmo os automóveis comuns fornecem uma variedade de soluções tecnológicas integradas que melhoram o conforto dos passageiros e melhoram a segurança do motorista. Se você quiser saber mais sobre os carros inteligentes, é só continuar lendo este artigo.

O que são carros inteligentes?

Os veículos inteligentes são uma tendência crescente na indústria automobilística, embora muitas de suas características futuristas já sejam encontradas nos modelos mais vendidos do mundo. Em países onde os carros elétricos já são comuns, os benefícios de usá-los vão além da redução das emissões de poluição.

Por isso, estamos falando de veículos com capacidade de manobrar independentemente de um motorista. Os veículos são conduzidos por conta própria por meio de comunicação efetiva com todos os outros veículos, a estrada e a rota planejada.

Como funciona?

Em termos de funcionalidade, a tecnologia dos carros inteligentes permite a comunicação via internet e V2V. A mensagem é enviada para as centrais de gerenciamento de tráfego e os dados são enviados das luzes semáforos para o sistema responsável pelos automóveis, tudo em tempo real.

As informações dos veículos sobre a via são então enviadas para um local central, permitindo uma gestão eficaz do tráfego naquela área. A transmissão e comunicação entre os veículos são como o tráfego é gerado sem a necessidade de intervenção humana.

Esses veículos autônomos também são capazes de enviar avisos sobre problemas que estão além do alcance de seus sensores e, de outra forma, escapariam da atenção de seus sistemas. Portanto, para manter o controle total da estrada, é fundamental entender o percurso do automóvel, sua velocidade e a aceleração real dos veículos.

 

Principais benefícios dos carros inteligentes

Embora os carros inteligentes sejam conhecidos pela sua funcionalidade para diminuição das emissões de gases poluentes, existem outros benefícios atrelados a este carro. Confira os principais.

Recarga

Uma limitação da autonomia dos veículos elétricos está melhorando à medida que os avanços tecnológicos do campo continuam. Uma estratégia inteligente para reduzir o alto consumo de energia é a regeneração de energia que ocorre enquanto o veículo está em movimento. Nos modelos Volkswagen ID, isso é feito com o próprio motor do carro, que se transforma em alternador e gera energia quando não está em movimento.

Travamento automático

O sistema detecta potenciais perigos em itens à frente do veículo e inicia uma frenagem, evitando uma colisão. Os freios são acionados automaticamente para evitar colisões. É importante observar que essa funcionalidade difere dos alertas, que apenas fornecem aos motoristas informações sobre possíveis obstáculos.

Melhora no fluxo

Avanços no sinal, frenagens abruptas e congestionamentos podem ser evitados pela troca de dados entre o veículo e o centro de controle da infraestrutura. Isso faz com que a locomoção de todos os motoristas seja feita de forma mais eficaz, melhorando o fluxo dos trânsitos e prevenção de colisão.

Estabilidade

Outra vantagem dos carros inteligentes é que eles incluem um sistema eletrônico de controle de estabilidade que facilita a recuperação da estabilidade quando você sai da estrada e experimenta aquaplanagem ou perde tração.

Reconhecimento de placas

Um grande avanço trazido pelos carros inteligentes é a capacidade do sistema embutido que torna as informações mais fáceis de entender para os motoristas, reconhecendo e identificando informações de sinais de trânsito e placas e retransmitindo-as ao motorista através do painel de instrumentos.

Direção assistida

Este sistema é uma combinação de muitas funções que foram apresentadas acima do perfil do motorista. Como resultado, sempre que um padrão de comportamento anormal for detectado, o sistema inteligente assumirá autonomia.

Várias câmeras e sensores precisam ser espaçados uniformemente ao longo do comprimento do carro para que essa tecnologia funcione corretamente. Isso fornecerá mais precisão às informações dos sistemas sobre o veículo.

Podemos ver que o uso da tecnologia aliado à habilidade do motorista torna a condução mais segura e sustentável, o que beneficia a todos.

Facilitam a baliza

Muitas pessoas sentem dificuldades em fazer a baliza diariamente. Nesse sentido, os carros inteligentes podem ser perfeitos para você. Isso porque, basta que o sistema reconheça que o espaço disponível é o ideal que ele ajudará você a colocar o carro na vaga desejada. Além disso, vale ressaltar que existem algumas situações em que é preciso que você acione os pedais, mas em outras não é necessário que isso ocorra, caracterizando os modelos como 100% autônomos.

Gostou desse artigo e gostaria de ter acesso a mais artigos como este? É só ficar de olho no nosso site e continuar navegando para ver muito mais.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]