Faça uma cotação

Tecnologia na infância: Como incluir essas ferramentas de forma positiva ao desenvolvimento cognitivo!

Saber como utilizar a tecnologia na infância é um sério desafio para todos os pais. Em meio a tanta tecnologia, cada vez mais os jovens estão sendo expostos as telas antes do tempo.

Para muitos pais, a tecnologia é a salvação para momentos de aflição, quando precisam distrair uma criança e fazer o tempo passar. No entanto, essa prática pode não ser tão benéfica quanto parece, podendo atrapalhar seriamente no desenvolvimento infantil.

Dito isso, a pergunta principal é de: como utilizar a tecnologia ao nosso favor, tornando ela uma importante ferramenta de aprendizado, comunicação online, educação e desenvolvimento tecnológico?

Confira abaixo a forma correta de realizar essa introdução, aproveitando os pontos positivos que o mundo digital tem para oferecer!

Por que a tecnologia na infância é tão importante?

É inegável que o mundo tende a caminhar para sua total digitalização. Cada vez mais, simples processos que necessitavam da presença humana estão sendo adaptados para serem feitos apenas por computadores. 

Dessa mesma forma, a infância também modificou. Viemos de uma época onde era comum brincarmos na rua, correr, pular e se reunir com os amigos. No entanto, as crianças atuais nasceram em uma era digital, com computadores, internet, tablet e smartphones.

Não há como fugir dessa realidade, nem recuperar um tipo de infância que tem se extinguido do mundo. Por esse motivo, basta extrair o que de melhor a tecnologia tem para oferecer, e preparar essa criança para ter um futuro próspero, visto que a internet também guarda sérios perigos.

 

 tecnologia na infância

 

Como introduzir corretamente a tecnologia

Para extrair os benefícios o recomendado é que os pais controlem, regulem e participem ativamente da introdução à tecnologia dos pequenos.

Comece devagar, introduzindo cada aparelho separadamente. Um erro de muitos pais é achar que devem dar um celular ou tablet para o filho. Ele não deve ter seu próprio aparelho até adquirir consciência dos benefícios e malefícios da internet.

Dessa forma, direcione o foco e o motivo da tecnologia. Se você quer promover uma forma de lazer para as crianças, busque aplicativos de jogos educacionais. O uso dos aparelhos deve ter sempre um propósito.

Junto a isso defina limites bem estabelecidos, nada de ultrapassar o tempo de tela permitido. Por fim, esteja sempre atento ao que a criança faz na internet, busque saber o que ela procura e faz navegando na rede.

Benefícios de um uso seguro

Como falamos anteriormente, quando bem feita, a tecnologia promove muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. Conheça algum deles:

Auxilia no futuro

O primeiro benefício é que quanto melhor for a introdução, mais preparada será a criança para o futuro que o aguarda. O domínio das ferramentas tecnológicas é uma exigência para todo tipo de trabalho, além de que as profissões voltadas para a área de tecnologia tem sido as mais bem pagas atualmente.

Estimula o raciocínio lógico

Se uma criança utiliza um tablet para jogar games educativos, ela está estimulando sua concentração, raciocínio lógico e agilidade mental. Essas ferramentas são ótimas no aprendizado e vai trazer benefícios até mesmo na escolar.

Na vida adulta, esse raciocínio acelerado também é excelente para resolver questões lógicas e ter facilidade de se adaptar ao diferente.

É uma porta para o estudo

Boa parte do conhecimento do mundo está na internet. Saber navegar por tanto conteúdo é que é o segredo. Quando se é preparado para utilizar as ferramentas a favor, buscando fatos, fontes e conteúdos interessantes, o conhecimento da criança se expande.

Além disso, as escolas têm utilizado das ferramentas digitais como uma extensão do aprendizado através de atividades online e pesquisas de literatura digital.

Estimula o interesse pelo novo e criatividade

Existem algumas crianças que possuem aversão ao novo, detestam mudanças de rotina e são pouco criativas. 

Com o uso adequado da tecnologia, é possível com que se desperte novos interesses pelo aprendizado, fazendo com que a criança queira sempre aprender mais. Todo esse interesse cria uma base sólida de criatividade e independência!

Qual é o papel dos pais?

Os adultos recebem grande papel de destaque nessa introdução tecnológica. Os pais devem ter consciência do processo de introdução, atuando como um guia e mentor, fazendo o controle e monitoramento da criança com as tecnologias e internet.

Estamos falando é claro do controle de acesso em sites impróprios para idade, da conversa com desconhecidos, de compras não autorizadas, da exposição pessoal e de dados privados dos familiares, do tempo de uso da tela e dos demais perigos que rondam o meio digital.

Ademais, é muito louvável incentivar os filhos a se interessarem pela criação de novas tecnologias e não se manter apenas a ser um simples usuário. Portanto, se for interesse da criança, busque aulas de designe, programação, marketing, robótica, etc.

Se você curtiu esse conteúdo e quer ler mais sobre a área de tecnologia, confira aqui nosso site e descubra tudo a respeito do mundo digital!

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]