Faça uma cotação

CICERO, nova IA da Meta

Recentemente, a plataforma Meta desenvolveu CICERO, inteligência artificial que consegue alcançar a mesma performance de seres humanos no jogo de estratégia chamado Diplomacy (Diplomacia), considerado por muitos como complexo e que exige múltiplas habilidades.

Embora não seja novidade o uso de mecanismos de inteligência artificial para adquirir melhores habilidades cognitivas semelhantes ao raciocínio humano, a novidade em torno da criação de CICERO acontece pela dificuldade apresentada no jogo Diplomacy.

Continue a leitura para entender como funciona a nova tecnologia de inteligência artificial da Meta e como a ferramenta conseguiu superar outros jogadores humanos e se tornar um dos mais bem sucedidos do game.

CICERO: Como funciona?

Anunciado pela Meta em 2022, CICERO é um novo modelo de inteligência artificial dotado de habilidades para dominar os conceitos específicos da diplomacia. O seu sucesso, porém, está no resultado alcançado pela ferramenta: superar o desempenho de jogadores humanos no Diplomacy.

Considerado como um dos grandes desafios da inteligência artificial, o jogo Diplomacy envolve um conjunto de habilidades cognitivas muito particulares dos seres humanos, como negociação, capacidade de persuasão e trabalho em equipe. Isso porque, só pode ser jogado com mais de 7 pessoas.

No entanto, reproduzir todos esses conceitos em ferramentas de inteligência artificial sempre foi um desafio para pesquisadores da área. Afinal, diferente da aplicação em jogos como xadrez, em que há um conjunto de regras limitado, Diplomacy exige não apenas estratégia, mas formação de alianças e até mesmo identificações de blefes, se necessário for.

Publicado na revista Science, o artigo que fala sobre CICERO revela os resultados impressionantes alcançados pela nova tecnologia de IA da Meta, que se inspirou no nome de um advogado, político e escritor nascido na Itália no ano 106 a.C.

CICERO apresenta bom desempenho no jogo Diplomacy

O bom resultado apresentado por CICERO pode ser verificado através de seus números: Pontuação suficiente para alcanaçar o top 10 do ranking global, depois de 40 partidas disputadas online, no site webDiplomacy.net, com pontuação média de 25,8% contra 12,4% dos 82 jogadores humanos.

O sucesso da tecnologia acontece em virtude da junção de duas áreas da inteligência artificial: o processamento de linguagem natural e o raciocínio estratégico, responsáveis por simular uma pessoa real jogando com os outros oponentes.

Assim, com a programação correta, CICERO consegue desenvolver habilidades de raciocínio e criação de estratégias, enquanto faz uso de uma linguagem fluida para se comunicar com os demais jogadores e negociar acordos para alcançar objetivos, criar planos ou estruturar alianças.

Segundo a Meta, CICERO se destaca porque tem uma capacidade de diálogo e planejamento, que permitem a IA de modelar e prever os possíveis movimentos de outros jogadores, com base no registro das conversas e na situação do tabuleiro, bem como um plano para usar a linguagem a seu favor.

Até então, o jogo representava um desafio exatamente pela dificuldade da tecnologia em compreender as nuances das habilidades humanas, especialmente o entendimento acerca da perspectiva de outras pessoas, com a empatia, e da estratégia colaborativa.

E tudo isso, sem que os adversários desconfiem que se trata de uma máquina em jogo.

 

 

Benefícios da tecnologia CICERO

Como a tecnologia se desenvolve à serviço da sociedade, a descoberta dos mecanismos por trás de CICERO se mostram relevantes na medida em que podem auxiliar outros assistentes de IA para manter uma longa conversa ou funcionar como professores, com o ensino de novas habilidades.

O fundamento por trás da inserção de habilidades mais sensíveis na inteligência artificial é a criação de um ambiente em que as interações entre máquinas e seres humanos sejam mais reais, diferente das frias conversas mantidas com chatbots.

CICERO possui código aberto

Em virtude da dificuldade apresentada na construção de CICERO, IA da Meta, a empresa afirmou que o código-fonte da ferramenta vai ficar disponível e ao alcance de todos aqueles interessados em contribuir para o desenvolvimento de uma IA que integre cooperação humana e tecnologia.

Considerados como uma das características mais desafiadoras da IA, estão as linhas de atuação, relativas à parte técnica, e o emprego de uma linguagem natural e mais próxima da humana.

Hoje, CICERO possui uma estrutura de linguagem baseada em mais de 2,7 bilhões de comunicação textual treinadas no ambiente virtual e testadas no jogo Diplomacy com mais de 50 mil pessoas. 

Para chegar a esse número, o conteúdo foi coletado ao longo do tempo, em constante aprimoramento com o fim de conseguir a execução de ações específicas, fundamentais para o bom desempenho da IA no Diplomacy.

Assim, é uma prioridade do grupo o desenvolvimento contínuo da ferramenta para aproximar ainda mais a tecnologia artificial do pensamento humano e da construção de novas habilidades.

Conclusão

A chegada da inteligência artificial representa o futuro da humanidade e promete mudar a maneira como nos relacionamos entre nós mesmos e com as máquinas. 

Por isso, estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias pode mudar a sua maneira de pensar e se direcionar no mundo pessoal e profissional. Em nosso blog, você confere todas as informações sobre tecnologia e inteligência artificial, não deixe de conferir.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]