Faça uma cotação

Low Code e No Code: o que é e seus benefícios

O Low Code e No Code tornaram-se processos famosos no cenário atual da tecnologia. Os dois conceitos possuem valiosidade para as empresas que utilizam softwares e plataformas do tipo ou as utilizam diariamente na sua rotina operacional.

 

E não é nenhuma novidade, com o avanço da tecnologia digital, diversas soluções, tendências e tecnologias irão surgir para favorecer e melhorar a gestão dos trabalhos em TI.

 

Diante disso, na teoria, ambos os processos não possuem precedentes para o desenvolvimento e programação computacional.

 

Já na prática, corresponde às linguagens de programação, com plataformas que tornam o dia a dia mais simples das empresas e principalmente os profissionais de TI.

 

Então, quer conhecer mais sobre esses novos processos tecnológicos? Nós da DevSkin elaboramos um artigo com tudo que você precisa saber. Boa leitura.

 

Confira a seguir!

O que é Low Code?

Um procedimento criado para acelerar o trabalho em projetos, o Low Code possui é visto em plataformas de desenvolvimento que contém interfaces gráficas. Com isso, é capaz que o desenvolvedor consiga criar seu projeto com pouco desenvolvimento de código.

 

Além do mais, essa ferramenta também consegue proporcionar aos desenvolvedores que possuem menos conhecimento na área, progredir significativamente na elaboração de um projeto e entregar com muita qualidade e soluções inteligentes para todos os seus clientes.

 

Isso tudo sem precisar ter o total domínio de programação e nem criar as estruturas para codificar um software ou sistema operacional.

 

Sendo assim, o profissional não irá se ocupar por muito tempo com as programações e codificações do ponto zero, visto que, alguns elementos já estarão disponíveis na própria customização e uso.

Benefícios do Low Code

  • Agilidade nos procedimentos: em consequência, as etapas de desenvolvimento se tornam muito mais rápidos, o que proporciona que a empresa consiga pegar mais trabalhos, aumentando assim a quantidade de clientes;
  • Flexibilidade: as soluções quase prontas do Low Code são capazes de customização, desse modo, é possível elaborar projetos com exclusividade para a variedade de clientes que a empresa possui, com diversos níveis de personalização;
  • Aproveitamento de tempo: com a maioria dos itens já codificados, praticamente toda a equipe de desenvolvimento consegue levar menos tempo para elaborar e entregar o projeto, com menos chances de testar e corrigir erros.

 

 O que é No Code?

O procedimento do tipo No Code, como o próprio nome já diz, dispensa seja qual for qualquer tipo de conhecimento em programação, concedendo ao profissional modelos prontos e codificados que podem ser trabalhados nos projetos.

 

Deste modo, o desenvolvedor mesmo que tenha um certo nível de entendimento em codificação não tem a necessidade de programar, fazer teste e corrigir prováveis erros. E isso irá garantir praticidade e velocidade no desenvolvimento, tornando qualquer pessoa apta para realizar um suposto trabalho.  

 

Além do mais, o No Code também consegue garantir a customização sem oferecer nenhuma dificuldade. Ambas são processos de construir projetos, do mais simples ao mais confuso, que podem exigir um tempo mais longo se fossem programadas da etapa inicial.

 

Colaborando tanto para a conquista como fidelização dos clientes, gerando maior número aos negócios da empresa.

Benefícios do No Code

  • Redução de gastos: com uma plataforma desse tipo, não existe a necessidade de ter uma equipe tão grande de desenvolvedores ou de TI, assim, quanto menor o número da equipe, maior a redução de gastos. Além do mais, não existe a necessidade de utilizar programas diferentes e plataformas para criar aplicativos e sistemas;
  • Flexibilidade: assim como o Low Code, o No Code também trabalha com modelos que podem ser customizados, significando que o desenvolvedor pode utilizar tanto o modelo do jeito que é lhe passado ou fazer algumas alterações de acordo com as exigências do cliente;
  • Aumento de produtividade: ao utilizar o No Code, o desenvolvedor é mais proveitoso nos seus projetos e consegue entregar as soluções dentro do tempo que é cedido. Além do mais, ele pode dedicar o seu tempo para desenvolver as necessidades próprias de cada cliente e sugerir upgrades que a plataforma não pode oferecer.

Low Code e No Code podem ser o futuro?

Os processos de plataformas Low Code e No Code servem para otimizar a execução de projetos de qualquer caráter, sendo recomendado tanto para os trabalhos em equipe como também para desenvolvedores autônomos. 

 

Sendo assim, certamente podem ser observados como tendência no mercado e estão proferindo o futuro da criação de aplicativos, softwares e sites.

 

Dos diversos benefícios que os dois processos oferecem, ganha destaque a flexibilidade no trabalho, autonomia dos desenvolvedores que possuem pouco conhecimento e agilidade para as empresas que conseguem atender vários clientes por vez.

 

Vale ressaltar que, embora o Low e No Code possuam benefícios, ambos ainda têm certas limitações que tornam fundamentais a presença dos profissionais em TI para supervisionar o seu funcionamento.

 

Além disso, em certos momentos será necessário que o desenvolvedor assuma o trabalho manual para entregar o trabalho exigido pelo cliente.

 

Se você quer entender um pouco mais sobre assuntos como este, nos acompanhe aqui no blog da Devskin e tenha acesso a mais conteúdos interessantes assim como este!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]