Faça uma cotação

Googleplex: conheça a sede oficial do Google

Não é segredo para ninguém que o Google é uma grande potência mundial, sendo a maior gigante das buscas. Mas, você sabia que a sede oficial da empresa conta com diversos edifícios situados nos Estados Unidos? Pois, conheça agora tudo sobre o Googleplex!

E a boa notícia é que você também pode visitar o local! E aí, ficou curioso(a) e deseja saber mais? Então, continue a sua leitura até o final para ficar por dentro de todos os detalhes sobre a maravilhosa sede oficial do Google. Vamos lá!

O que é o Googleplex?

De modo geral, o Google possui vários escritórios espalhados por todo o mundo (até mesmo aqui no Brasil). No entanto, a sede principal é o Googleplex, que se trata de um grande complexo localizado na cidade de Mountain View, na Califórnia.

O seu nome se refere a palavra “googolplex”, a qual é um termo matemático e representa o número “10^10^100”. Assim, o local é famoso devido às variadas áreas de lazer e por dispor diversos benefícios aos seus trabalhadores, como comidas à vontade.

Sem contar que os funcionários também têm acesso a mesas de sinuca e academia completa, com direito até mesmo à piscina. Fantástico, não é?

O que é possível encontrar no Googleplex?

Antes de mais nada, há uma grande quantidade de edifícios no Googleplex. Onde todos eles são bem sinalizados por placas e são interligados através de estradas.

Devido a isso, os funcionários podem utilizar carros elétricos ou bicicletas para se deslocar no campus. E só para você saber: o número de trabalhadores no local é enorme, sendo, em torno, de 20 mil empregados!

Por toda a área, é possível observar bicicletas coloridas, que chamam bastante atenção e são os principais meios de transporte dos funcionários nos prédios mais baixos do complexo.

Já os carros elétricos ficam no estacionamento, onde os painéis solares fornecem energia para carregá-los. A propósito, também há painéis solares presentes nos tetos dos edifícios, os quais são responsáveis por fornecer energia para os escritórios.

Por outro lado, ao acessar a área externa do Googleplex, é possível encontrar:

  • restaurantes;
  • praças de alimentação;
  • lanchonetes;
  • jardins (alguns deles contém estátuas de esqueletos de dinossauros instaladas por Sergey Brin e Larry Page);
  • quadras de esportes;
  • atividades recreativas, como ginástica laboral, aulas de dança, esportes, entre outros.

 

 

Como visitar o Googleplex?

O Googleplex chama a atenção de diversas pessoas ao redor do mundo devido a beleza e a grande variedade de opções de lazer que o local oferece.

No entanto, é importante destacar que os escritórios não estão abertos para visitação, sendo locais privativos apenas dos funcionários (havendo excessos em pouquíssimos casos)!

Fora isso, o Google relata que a área aberta do campus pode ser acessada pelos visitantes. No geral, é possível chegar ao local através de ônibus, carro ou até mesmo a pé (a depender de onde você estiver hospedado(a) em Mountain View).

Assim, ao chegar lá, é permitido:

  • tirar fotos dos parques;
  • jogar vôlei na quadra aberta (a qual chama atenção por causa da escultura de um tiranossauro rex);
  • andar com uma das bicicletas da empresa;
  • comprar acessórios e lembrancinhas na loja do Google;
  • entre outras atividades.

História da sede do Google

Tudo começou em 2004, quando o Google foi para a Initial Public Offering (IPO), ou “Oferta Pública Inicial” em português. Com isso, as suas ações foram abertas na bolsa de valores “NASDAQ”.

A partir de então, a sede da empresa, que era na garagem de Susan Wojcicki (gerente de marketing do Google na época e, atualmente, CEO do YouTube) em Menlo Park, na Califórnia, mudou para um campus de 10,5 hectares (105.218 m²), localizado no mesmo estado, porém na cidade de Mountain View.

Na época, o campus pertencia a Silicon Graphics, empresa norte-americana de soluções tecnológicas de alto desempenho, como softwares e hardwares. Assim, o terreno foi adquirido pela companhia em 2003, onde ela realizou algumas modificações para que a propriedade ficasse adequada às suas necessidades.

Após isso, em 2006, o Google comprou o campus e algumas propriedades da Silicon Graphics por US$: 319 milhões, onde logo ficou conhecido como Googleplex.

Já em 2013, a empresa começou um projeto de expansão no local, adicionando 17 hectares, os quais pertenciam à Nasa anteriormente. Sendo assim, ao todo, a sede pode chegar a 51,8 hectares, o que corresponde a 518 mil m², com 290 mil m² de área construída.

Isso significa que o Googleplex é gigante! Havendo planos, inclusive, de transformar a região em uma cidade nos próximos anos. Já imaginou?!

Atualmente, além de ser a sede principal do Google, o Googleplex também é a sede da Alphabet Inc. (holding que abriga a empresa), e de diversas outras empresas subsidiárias. Todas elas possuindo os seus escritórios próprios no campus!

E aí, gostou de conhecer a sede oficial do Google? Agora, acesse o nosso blog e aproveite de diversos outros artigos semelhantes a este!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]