Faça uma cotação

VPN: Como o uso dele pode auxiliar a sua empresa

Confira neste artigo mais informações sobre o que é a VPN, como ele funciona e de que forma ele pode ajudar na segurança da sua empresa. 

O setor de tecnologia da informação não deve ser utilizado apenas para solucionar problemas, mas também para atuar estrategicamente, buscando melhorar a capacidade de atuação da empresa. Nesse sentido, a forma como os recursos tecnológicos de uma empresa são utilizados tem impacto direto no valor do negócio.  Isso porque, a segurança no ambiente digital tornou-se fundamental para manter a saúde financeira do negócio. Sendo assim, uma forma de garantir isso é através da criptografia dos próprios dados da empresa e dos dados de seus clientes, por meio do uso de uma VPN. Portanto, confira neste artigo de que forma o uso da VPN pode ajudar o seu negócio a se proteger e se lançar no mercado de forma mais assertiva.

O que é VPN?

VPN cadeado

A Virtual Private Network, mais conhecida por sua abreviação VPN, é uma rede de comunicação privada construída sobre uma rede pública, que permite que o endereço IP do usuário seja ocultado. Sendo assim, o provedor de internet não terá acesso aos sites que estão sendo visualizados ou aos dados que estão sendo transmitidos. A mesma coisa acontece quando terceiros tentam observar essas atividades.

Essa camuflagem é realizada através da adição de uma camada criptográfica, impedindo o acesso à informação. Mesmo que esses dados sejam coletados, eles não podem ser decodificados. É vital lembrar que, apesar do papel da VPN na ofuscação de dados, usá-la não é ilegal, mas é claro que ela não pode ser usada para fins ilegais.

As conexões VPN foram criadas inicialmente para fornecer aos funcionários das afiliadas corporativas uma maneira econômica e segura de acessar aplicativos e dados corporativos. Atualmente, essa tecnologia é usada principalmente para garantir privacidade ao navegar, para driblar a censura em países controlados pelo governo e para acessar conteúdo restrito por país. 

Dessa forma, as VPNs fazem parte também da vida dos trabalhadores remotos, freelancers e viajantes de negócios que precisam de acesso a soluções tecnológicas para locais distantes. Mesmo sendo uma tecnologia bastante popular em relação à segurança na internet, no Brasil não é muito comum encontrar esse serviço dentro das empresas. 

Como funciona a VPN?

Depois de se conectar a uma VPN, você poderá navegar na Internet e realizar transferências de dados normais. No entanto, esse tráfego é direcionado para uma de suas próprias redes criptografadas. Esses servidores podem estar localizados em qualquer lugar do mundo: mesmo que você esteja no Brasil, você pode usar uma VPN na Europa com um endereço IP dessa região. Com base nisso, é possível acessar conteúdos que só estão disponíveis naquela região.

As VPNs, por outro lado, possuem políticas de segurança e privacidade. Sendo assim, elas não têm permissão de fazer o armazenamento das suas atividades, assim como também não podem transmitir as informações como endereços IPv6 e DNS. Portanto, enquanto a VPN estiver ativa, não importa se algum outro usuário tentar ter acesso às suas atividades feitas na internet, pois não será possível adquirir nenhuma informação, visto que elas são criptografadas e temporárias.

Benefícios da VPN para sua empresa

computador vpn

Depois de entender melhor sobre o que é a VPN e como ela funciona, você pode observar quais são os benefícios de manter esse tipo de tecnologia na sua empresa de forma mais funcional. Afinal, a simplicidade básica do serviço, apresenta uma oportunidade significativa para executivos de TI preocupados com segurança, produtividade e custo. Confira mais benefícios a seguir.

1. Segurança

É impossível começar falando sobre os benefícios da VPN para as empresas, sem mencionar o fator da segurança primeiro. Isso porque a VPN trabalha para garantir que as transferências de dados sejam feitas de forma segura, evitando interceptações maliciosas e colocando em risco a privacidade de sua empresa e/ou clientes. 

Portanto, se você tem um negócio que está preocupado em resguardar as patentes, dados confidenciais de clientes e outras informações confidenciais, é preciso haver uma maior segurança na proteção desse tipo de conteúdo. Além disso, se a sua empresa tiver várias filiais ou bases em locais diferentes, precisará mover informações entre elas para manter a organização organizada e flexível.

Por fim, contratar um serviço de rede privada significa que os funcionários deixarão de usar uma rede pública que esteja diretamente conectada ao sistema, diminuindo o risco de violação de segurança.

2. Economia

A VPN tornou-se uma solução de segurança prática, simples e eficaz, sem precisar que as empresas fizessem grandes investimentos em recursos de segurança. Quando comparado ao seu valor, o custo de operação de uma rede privada é totalmente baseado em OPEX e gera ganhos significativos quando comparados a proteção dos dados e o seu valor.

Assim, vale ressaltar que que ela não pode ser sua única solução tecnológica, mas apenas ter uma VPN instalada coloca seu sistema à frente da maioria das empresas, principalmente no Brasil. Quando se trata de acesso seguro, a combinação de um endereço IP privado e criptografia é quase imbatível, tudo por um preço reduzido.

3. Reuniões virtuais

Muitos tópicos sensíveis podem ser discutidos em reuniões virtuais, o que pode ser uma situação ideal para hackers se infiltrarem e roubarem informações. Por isso, a VPN auxilia na melhoria da conexão durante o evento.

4. Proteção contra ataques

Atualmente, existem milhares de vírus que podem realizar uma espécie de “sequestro” nos computadores de suas vítimas, como os ransomwares. Esse tipo de vírus em específico é capaz de bloquear o acesso aos documentos, permitindo o acesso após o pagamento de um "resgaste".

Eles obtêm acesso aos computadores de suas vítimas por meio da abertura de uma porta de internet, algo que não acontece ao usar uma VPN devido a critérios de segurança relacionados à criptografia de dados.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber como melhorar ainda mais a produtividade e segurança da sua empresa através de tecnologias funcionais, confira mais artigos do Devskin e fique informado sempre.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]