Faça uma cotação

Tendencias tecnológicas que não deram certo: veja 10!

 

Sabemos que as tendências tecnológicas estão em constante transformação, mudando de tempos em tempos, porém, antes de darem certo, alguns imprevistos acontecem. 

Sim, o erro e acerto é parte natural do processo de transformação, então é lógico que nem todas as iniciativas vão apresentar o resultado esperado. 

Entre os casos que envolvem produtos específicos e a decepção de todo um segmento de mercado, não é incomum ver novidades na área técnica, como é o caso de TVs 3D, tocadores de Blu-ray e consoles de videogame.

Isso geralmente ocorre por diversos motivos, como preço alto, falta de praticidade do equipamento, época errada de fabricação, ou até mesmo porque a criação em questão não oferece a experiência prometida.

Você conhece alguma invenção tecnológica que não funcionou? Abaixo mostramos 10 exemplos muito populares de tendências tecnológicas que não deram certo.

Siga a leitura!

1. TV 3D foi uma das tendências tecnológicas que não deram certo

televisão 3d

Mesmo com o constante uso da tecnologia 3D nos cinemas, a moda não durou muito na TV. 

No início da última década, essas TVs prometiam revolucionar as salas de estar das residências em todo o mundo, proporcionando melhor imersão e conteúdo que "saltava" da tela. 

Devido ao alto custo de aquisição de equipamentos e poucas opções de conteúdo 3D, esses modelos acabaram sendo recanteados. 

Portanto, os fabricantes não falam mais sobre essa tecnologia, mas escolhem o 4K como o novo padrão para experiências imersivas e parecidas com o 3D em casa.


2. HD DVD

À medida que o conteúdo de mídia ultrapassava a capacidade dos DVDs, as empresas começaram a competir pelo novo padrão de disco óptico de alta capacidade. 

O HD DVD foi o primeiro a tentar se tornar o padrão. A mídia prometia fornecer até 90 GB de capacidade de armazenamento em discos de três camadas. 

No entanto, o formato nunca foi integrado e perdeu espaço para o Blu-ray.


3. SLI e Crossfire

Há alguns anos, para saber se um PC era mesmo gamer, era necessário verificar quantas placas gráficas o aparelho tinha funcionando. 

Por padrão, eles são equipados com dois, mas alguns entusiastas se gabam de que eles podem ter até quatro GPUs em seus computadores. 

As tecnologias SLI e Crossfire também se juntaram a essas placas e, à medida que a AMD e a Nvidia eliminaram o suporte para várias GPUs e essas tecnologias gradualmente caíram em desuso.


4. Segway

A Segway é uma patinete elétrica que não usa uma roda na frente da outra, mas aposta em um formato semelhante a uma prancha, onde as rodas ficam laterais. 

A diferença entre o Segway é que há um guidão, e o usuário pode se apoiar no guidão e manipular o veículo. 

Este produto é muito comum em shoppings e estabelecimentos comerciais, por exemplo, para o pessoal de segurança. 

No entanto, não conseguiu chegar ao público.


5. Google Glass

Quando o Google lançou seus óculos de realidade aumentada, o Google Glass, o dispositivo era visto como uma grande inovação no mundo da tecnologia. 

Com o passar do tempo, não houve notícias relevantes sobre o aparelho, e pode-se perceber que a empresa não possui uma estratégia clara de venda de equipamentos.

Atualmente, o aparelho ainda tem um pequeno público corporativo e, neste segmento de mercado, o produto concorre diretamente com o Hololens, da Microsoft. 

No entanto, é importante ressaltar que ainda não existe a visão de que um dia os óculos serão fornecidos ao consumidor final.


6. Kinect foi uma das tendências tecnológicas que não deram certo

Quando foi lançado ao público, o sensor de movimento Kinect trouxe uma série de promessas e experiências. 

No entanto, a função de reconhecimento de objeto que pode reproduzir a forma na tela nunca se tornou uma realidade. 

O Kinect apareceu com o Xbox One e trabalhou para jogos com reconhecimento de movimento, mas foi completamente abandonado pela empresa.


7. Microsoft Zune

Com todo o sucesso da Apple com o iPod, e claro, o principal concorrente, a Microsoft, quer ter uma participação neste mercado em crescimento. 

A resposta é que o Zune, que nunca ganhou relevância, nem apareceu no Brasil e além disso, só sobreviveu em 2012.

Portanto, o dispositivo não só não representou nenhuma ameaça à liderança da Apple neste campo, mas também se tornou o motivo de vários filmes e séries de piadas subsequentes.


8. Windows Phone

O Windows Phone não é um reprodutor de sistema operacional ruim, mas carece de qualquer inovação.

Quando a Microsoft entrou em ação, o iPod iOS e o Android já estavam muito à frente. Qualquer lançamento do Windows Phone é uma resposta aos produtos já existentes no mercado. 

As vendas até se tornaram animadoras em algum momento, quando a participação do Windows Phone no Brasil chegou a  9%, mas não persistiram por muito tempo. 


9. Telas táteis

Com a popularidade dos smartphones, bem como tablets, o conceito de telas sensíveis ao toque quase se tornou um padrão devido às suas funções intuitivas. 

Pensando nisso, a Microsoft implementou um sistema "touch" no Windows 8, o que levou à produção de diversos notebooks com telas sensíveis ao toque.

Mas, atualmente, esses modelos representam apenas uma pequena participação de mercado.


10. WII U foi uma das tendências tecnológicas que não deram certo

tendência tecnológica

Wii é um dos consoles de videogame de maior sucesso da história, então a Nintendo entrou em sua nova geração de forma interessante para continuar seu impulso positivo através do Wii U, mas não é a verdade.

No entanto, o que em última análise afeta o Wii U é a falta de jogos. 

Os jogos de plataforma nunca foram consistentes, em grande parte graças à chegada de novos e mais poderosos consoles competitivos um ano após seu lançamento. 

Após a leitura desse artigo, você se lembra se teve contato com alguma dessas possíveis tendências da época? 

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]