Faça uma cotação

SIEM: otimize o tempo de resposta e detectarção de ameaças em sua empresa!

A maioria das empresas usa uma variedade de ferramentas de segurança, incluindo firewalls, protetores de endpoint, software antivírus e soluções de computação em nuvem. Manter o controle de como todos eles funcionam manualmente é ineficaz e quase impossível. A solução SIEM entra neste ponto.

Isso porque para qualquer operação forte de segurança cibernética, o Security Information and Event Management (SIEM) se estabeleceu como um componente chave. Afinal, a solução fornece monitoramento, detecção e alerta em tempo real de eventos ou incidentes relacionados à segurança. Como resultado, as empresas se tornam muito mais experientes na detecção e resposta a incidentes. Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre a importância da SIEM para sua empresa.

O que é SIEM?

Uma estratégia conhecida como Security Information and Event Management (SIEM), nada mais é do que a combinação entre os conceitos Security Event Management (SEM) e o Security Information Management (SIM). A junção desses dois elementos forma o sistema de gerenciamento único que iremos abordar neste artigo. Portanto, uma solução SIEM reúne e agrega dados de log gerados em toda a infraestrutura de TI de uma organização, desde sistemas e aplicativos até dispositivos de rede e segurança, como firewalls e software antivírus.

Essa solução é capaz de fornecer uma visão unificada do gerenciamento de segurança de uma organização por meio da coleta e análise de logs, tráfego de rede e outros dados de hosts e aplicativos. Os princípios fundamentais de um sistema SIEM são adicionar dados pertinentes de várias fontes e identificar possíveis desvios da norma para tomar as medidas apropriadas.

Como funciona?

De forma geral, podemos dizer que o SIEM fornece dois recursos principais para uma equipe de resposta a incidentes:

  1. Relatórios e análises detalhadas de dados de eventos de segurança;
  2. Alertas baseados em análises consistentes com um conjunto específico de regras que apontam um problema de segurança.

Sendo assim, o SIEM funciona como um agregador de dados, ferramenta de pesquisa e sistema de relatórios que reúne enormes quantidades de dados de todos os aspectos de rede, consolida-os e torna esses dados acessíveis. Através deles, a organização pode investigar violações de segurança de dados com os detalhes necessários usando os dados categorizados e disponíveis.

Principais benefícios do SIEM para empresas 

Agora que você já sabe mais sobre o que é o SIEM e como ele funciona, vamos conferir de que forma ele pode beneficiar a empresa de forma geral, além das vantagens de segurança. Confira os principais a seguir.

1. Coleta de dados em tempo real

As organizações estão produzindo mais dados do que nunca. Por isso, as ferramentas SIEM coletam atividades de todas as fontes, incluindo a infraestrutura local e da nuvem, para protegê-las e garantir a operação adequada de todos os aplicativos. Como resultado, a empresa pode ter acesso a uma solução que pode monitorar, detectar e reagir com eficiência a qualquer ameaça a toda a sua infraestrutura.

Quanto mais dados uma organização puder fornecer ao seu software SIEM, mais visibilidade os analistas terão das atividades. Sendo assim, a detecção e a defesa contra ameaças se tornarão mais eficazes.

2. Utilização do Machine Learning

Os ataques atuais estão se tornando mais sofisticados, exigindo o uso de ferramentas igualmente sofisticadas pelas organizações. Normalmente, os invasores usam credenciais comprometidas ou coagem os usuários a realizar ações que prejudicam suas organizações. As ferramentas SIEM precisam ter recursos de Machine Learning (aprendizado de máquina) como UEBA para identificar essas ameaças mais rapidamente.

Isso possibilita identificar o comportamento do usuário que pode indicar ameaças internas ou externas. Como resultado da UEBA, as organizações perceberam uma melhoria significativa na capacidade de seus SIEMs de verificar e identificar ameaças. Além disso, a UEBA restringe falsos positivos para dar aos analistas uma melhor percepção da situação antes, durante e depois de um ataque, aumentando a eficiência e permitindo que eles gastem seu tempo alocado em ameaças reais.

3. Compliance

A relevância do papel do SIEM na manutenção da disponibilidade, confidencialidade e integridade dos dados é notória. A proteção contra a infiltração de ameaças e p roubo de dados confidenciais são possíveis graças aos seus processos de detecção, investigação e resposta. Quanto mais dados gerados, mais expostos eles podem ficar. Portanto, não importa o tamanho dos dados, a solução SIEM garantirá que o gerenciamento seja adequado ao volume.

4. Arquitetura flexível do SIEM

Como dito anteriormente, a quantidade de dados produzidos pelas organizações aumentou nos últimos anos, exigindo a necessidade de arquiteturas de big data que sejam adaptáveis ​​e escaláveis. Eles podem crescer e se adaptar dessa maneira à medida que o cenário de negócios muda ao longo do tempo.

As soluções SIEM modernas podem ser implementadas em ambientes virtuais, local ou na nuvem, e têm a capacidade de lidar com implementações desafiadoras. Alguns SIEMs oferecem tempos de implementação rápidos e requisitos de recursos de baixa manutenção, resultando em sistemas de gerenciamento que agregam valor imediatamente.

Quer saber mais sobre como os recursos tecnológicos podem ser fundamentais para aumentar a segurança dos dados da sua empresa e otimizar os processos internos? É só continuar navegando na página da Devskin!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]