Faça uma cotação

Saiba tudo sobre a Robótica na medicina

O uso de instrumentos robóticos na realização de procedimentos cirúrgicos delicados e minimamente invasivos está se tornando cada vez mais comum à medida que a tecnologia médica avança. Afinal, quem não gostaria de se beneficiar da experiência de um médico especialista aliada à mais recente tecnologia robótica para um procedimento mais seguro, mais preciso, mais rápido e, acima de tudo, menos doloroso e traumatizante. Estas são algumas vantagens da robótica na medicina!

Você escolheria ter um médico para operar você em vez de um robô qualificado se você tivesse que se submeter a um procedimento cirúrgico delicado? Além da melhoria eletrônica, a robótica está sendo usada para resolver tudo de forma confiável, desde procedimentos simples até o monitoramento de sinais vitais. Por isso, confira mais detalhes sobre a robótica na medicina.

Robótica na medicina

Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, cerca de 6 mil brasileiros foram operados em 2017 com o auxílio da robótica (Sobracil). Na época, a organização chegou à conclusão de que a taxa de crescimento esperada para esse tipo de prática pode chegar a 30% ao ano.

Apesar da contínua preferência pelo uso de profissionais treinados em procedimentos cirúrgicos, os especialistas ainda podem utilizar a capacidade de usar tecnologia de ponta para auxiliá-los no desempenho de suas funções.

No entanto, a introdução de novas ferramentas não significa necessariamente que esses seres humanos serão substituídos. Como por exemplo podemos ver em um dos usos de instrumentos cirúrgicos robóticos exige que esses mesmos profissionais sejam capazes de operar um braço mecânico que funcionará como extensão da mão do médico.  

Robôs na cirurgia

Um desses avanços vem da assistência de robôs durante os procedimentos cirúrgicos ou no monitoramento dos parâmetros clínicos do paciente. A robótica e a medicina demonstraram uma parceria de sucesso.

Por meio de um programa de computador, o robô faz procedimentos extremamente minuciosos, enquanto o cirurgião planeja o procedimento e só o observa se houver alguma mudança inesperada no curso clínico do paciente.

Com este procedimento, não haverá desvios do curso especificado e planejado, apenas extrema segurança, velocidade e manobras precisas. Também é possível evitar o nervosismo de novos profissionais diante da complexidade do caso clínico relevante.

As ferramentas cirúrgicas robóticas proporcionam procedimentos menos invasivos e recuperação mais rápida em cirurgias mais difíceis.

Telemedicina

Os robôs são capazes de fazer cirurgias não apenas pessoalmente, mas também remotamente, em áreas sem acesso a um cirurgião com o treinamento necessário. A cirurgia remota, muitas vezes conhecida como telecirurgia, é possibilitada por um cirurgião especialista trabalhando remotamente (usando uma máquina), enquanto um cirurgião local observa o procedimento de perto e pode intervir, se necessário.

Além disso, a telemedicina possibilita o atendimento remoto de outras formas, como envio de exames, agendamento de consultas, contato com o paciente e outros procedimentos.

Robôs na enfermagem

A carga de trabalho da equipe de enfermagem é pesada e demanda atenção no cuidado ao paciente, tanto no que se refere a procedimentos, administração de medicamentos e monitoramento de sinais vitais.

Com isso, ganhou-se espaço para robôs de enfermagem auxiliarem em algumas tarefas, reduzindo ações repetitivas e auxiliando os enfermeiros a se concentrarem em situações mais difíceis.

Nesse sentido, a assistência robótica é útil para mensurar dados clínicos, aprimorar o procedimento de administração de medicamentos e armazenar, por meio de um banco de dados eletrônico pronto para uso, todas as informações que os supervisores clínicos da planta possam precisar.

Benefícios dos robôs na medicina

O uso de robôs na medicina oferece inúmeros benefícios para a área além de auxiliar no aprimoramento técnico dos profissionais de saúde. Sabe-se também que a automação de procedimentos que antes eram realizados repetidamente por profissionais médicos reduz erros evitáveis ​​e aumenta a produtividade, dois fatores essenciais em uma unidade de saúde.

Além disso, a ferramenta de procedimentos automatizados amplia o leque de serviços prestados por um estabelecimento e inova ao criar novas abordagens no tratamento de questões clínicas.

O uso da robótica na medicina diminui o tempo de internação hospitalar, reduz os riscos de infecção e sangramento e causa menos traumas cirúrgicos. Isso sem contar que grandes incisões são evitadas, juntamente com cicatrizes profundas e hemorragias graves, salas de pós-operatório são anestesiadas. Além dos benefícios relacionados à cirurgia, também estão sendo vistos benefícios da robótica em outras áreas da saúde.

Evolução da robótica na medicina

A laparoscopia e outros procedimentos guiados por tecnologia de câmeras são amplamente utilizados no Brasil. À medida que novos robôs são colocados em uso no Brasil, as conquistas feitas com a assistência robótica aumentam. Em 2008, havia apenas três robôs, no entanto, hoje, segundo dados da SOBRACIL, existem 40 e podem chegar a 50 até o final do ano.

A tendência é que a tecnologia avance nos próximos anos, acabando com o atual monopólio e permitindo que novos negócios entrem no mercado com soluções igualmente eficazes.

Se você quiser saber mais sobre o papel da tecnologia para melhorar diversos processos é só continuar navegando no nosso site

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]