Faça uma cotação

Saiba o que é outsourcing e quais são seus benefícios

Quando pensamos nos diversos setores de uma empresa, como finanças, logística, produção, atendimento ao cliente, garantir a organização e qualidade pode ser um desafio para a organização. Nesse sentido, o outsourcing tem sido cada vez mais utilizado como uma forma de otimizar diversos serviços através da terceirização.

Dessa forma, ao contratar terceiros por um período de tempo predeterminado para execução de tarefas, operações, obras ou processos, as empresas buscam reduzir custos ou aumentar a eficiência. Nesse sentido, ainda vale ressaltar que as funções do outsourcing podem ser realizadas localmente ou remotamente. Se você quiser entender melhor o que é o outsourcing e como ele pode beneficiar uma empresa, é só continuar lendo este artigo.

O que é outsourcing?

Dito de forma simples, outsourcing é a prática de obter bens e serviços através de fornecedores externos. Por esse motivo, ele é mais utilizado em indústrias onde há escassez de mão de obra para cargos específicos ou onde o custo da mão de obra é muito alto. Por exemplo, desenvolvedores de software ou designers.

Qualquer cargo pode usar a terceirização, mas hoje vemos empresas usando-a para funções não fundamentais, como apoiar a infraestrutura central da empresa ou ajudar nas operações diárias. O surgimento do setor de tecnologia e do ecossistema de startups fez da terceirização uma janela de oportunidade para as empresas encontrarem talentos.

Quais os tipos de outsourcing?

Embora algumas pessoas não saibam, existem alguns tipos de outsourcing que podem ser utilizados pelas empresas. Confira a seguir quais são os principais.

Tático: De forma geral, ele funciona como uma subcontratação mais simplificada para realizar uma tarefa específica que não é muito crucial para uma organização. Nesse sentido, o seu principal objetivo é ajudar a organização a reduzir seus custos.

Estratégico: Nesse caso, podemos dizer que são alianças estratégicas que se configuram de acordo com a dependência que existe entre a tarefa em mãos e as demais funções da organização. Eles são procurados para aumentar a capacidade ou qualidade da empresa.

Co-sourcing: Nesse cenário, ambas as organizações compartilham as responsabilidades e os riscos envolvidos na prestação do serviço. Ou seja, existe uma relação de parceria entre as organizações.

In house: É utilizada somente nas situações em que, dentro da própria instalação da empresa que solicita, o serviço de outsourcing é executado.

Offshoring: É o caso quando uma organização contrata uma empresa estrangeira para realizar tarefas ou fabricar seus produtos. Isso ocorre porque uma empresa estrangeira pode oferecer custos de produção menores do que as nacionais.

Off site: São os serviços que são prestados e distribuídos diretamente ao cliente nas instalações das empresas que prestam o serviço.

Conheça as vantagens de usar o Outsourcing

Como você deve imaginar, a utilização do outsourcing pode ser benéfica para a empresa de diversas formas. Nesse sentido, confira algumas das principais vantagens em adotar essa estratégia para o crescimento da sua empresa.

1. Resultados melhores

O foco nas competências essenciais da empresa é possível por meio da terceirização. Em outras palavras, permitir que as empresas cresçam temporariamente quando a demanda for alta. Além disso, com o outsourcing, é possível deixar que as equipes foquem as suas habilidades para o desenvolvimento de atividades muito importante para garantir o sucesso do negócio.

No caso das startups, por exemplo, isso oferece uma vantagem significativa, visto que elas frequentemente operam em menor escala. Nesse sentido, por exemplo, tarefas específicas são terceirizadas para empresas especializadas neste campo.

2. Crescimento da produtividade

Uma série de fatores que afetam a produtividade dos funcionários podem ser ajudados com a adoção da terceirização. Principalmente porque essa estratégia conta com o trabalho de profissionais externos bem equipados e qualificados para realizar a tarefa em menos tempo e com menos recursos, agilizando os processos e aumentando a eficácia das funções realmente importantes para a empresa.

Com isso, ao invés de se preocupar com o que deve ser feito, a empresa pode se concentrar apenas em suas operações de negócios, com cada funcionário trabalhando na área em que tem mais expertise. Portanto, há um aumento na produtividade em todos os setores, pois gerentes e funcionários têm mais tempo para se concentrar em seus trabalhos. Isso tem um impacto positivo na qualidade dos bens ou serviços fornecidos, o que, por sua vez, afeta o que é disponibilizado aos clientes.

3. Redução de custo

A terceirização pode reduzir os custos de uma organização. Por exemplo, uma empresa pode querer reduzir os custos trabalhistas contratando freelancers que são mais baratos do que funcionários em tempo integral.

Além disso, algumas empresas podem achar mais lucrativo contratar trabalhadores externos temporários enquanto a demanda é alta, em vez de contratar novos funcionários que não poderiam pagar em períodos de menor demanda.

Se você gostou deste material e quer ter acesso a mais artigos sobre como tornar os processos da sua empresa mais eficazes e modernos, é só continuar navegando no site da Devskin.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]