Outsourcing Offshore: conheça as vantagens e desvantagens

Confira neste artigo mais detalhes sobre o que é outsourcing offshore e quais as vantagens e desvantagens para o seu negócio.

A rotina diária de um empresário está repleta de desafios que devem ser superados. Portanto, manter uma estrutura de negócio bem alinhada depende da forma como a gestão da empresa é feita. Nesse sentido, um dos entraves percebidos na gestão empresarial está diretamente relacionado com a falta de tempo. E esse é um dos grandes motivos pelo qual a terceirização de TI, ou Outsourcing Offshore, tem sido cada vez mais popular nos últimos anos. Portanto, confira neste artigo mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens do Outsourcing Offshore para o seu negócio.

O que é outsourcing?

Outsourcing offshore

O outsourcing está relacionado com a contratação de uma empresa terceirizada para realizar uma função específica dentro do negócio que, de outra forma, seria desempenhada por funcionários internos, mas seria menos interessante e lucrativo para a empresa. Portanto, o outsourcing funciona como uma terceirização de serviço.

Muitas organizações terceirizam os trabalhos para empresas de serviços especializados, que estão mais bem equipadas para isso. Dessa forma, a tendência de terceirização deve continuar, pois sua demanda cresce a cada dia.

Nesse sentido, a onda mais recente de terceirização afeta o campo da tecnologia da informação. Operações de data center, suporte de desktop e helpdesk, desenvolvimento de software, terceirização de comércio eletrônico, serviços de aplicativos de software, operações de rede e recuperação de desastres estão todos incluídos na terceirização de TI.

Muitas empresas terceirizam sua TI porque precisam concentrar sua atenção e recursos em seus negócios principais, e não na tecnologia. Se sua equipe não tem habilidades ou conhecimento para lidar com problemas de TI, é hora de terceirizar, é uma das formas para isso é através do outsourcing Offshore.

O que é outsourcing offshore?

O offshoring envolve a realocação dos serviços de TI para um local diferente, a fim de se beneficiar de custos trabalhistas mais baixos, condições econômicas mais favoráveis, fuso horário favorável ou um conjunto maior de talentos.

Diferenças extremas podem, sem dúvida, ser benéficas para empresas que exigem suporte tecnológico contínuo ou suporte ao cliente, bem como para aqueles que realizam atualizações regulares ou trabalhos de manutenção. Por isso, que o outsourcing offshore tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas ao redor do mundo.

Quais as vantagens do outsourcing offshore?

Outsourcing offshore

Depois de entender melhor sobre o que é o outsourcing offshore, chegou a hora de compreender quais os seus benefícios para um negócio.

1. Possibilidade de encontrar profissionais especializados

Mesmo que você tenha uma equipe de profissionais realmente talentosos, ninguém pode ser especialista em todas as áreas da tecnologia ao mesmo tempo. Seja agora ou mais tarde, você precisará contar com profissionais que tenham determinado conhecimento com os quais nunca trabalhou. Por isso, uma das primeiras vantagens da terceirização de TI é a capacidade de obter acesso imediato a essas habilidades.

2. Menos riscos de interrupção de serviço

As interrupções de serviço são um problema muito real enfrentado pela maioria das empresas que fornecem bens e serviços. Ao terceirizar sua TI, você reduz significativamente o risco de tempo de inatividade porque tem acesso a vários servidores de backup capazes que também fornecem serviços de recuperação de desastres e continuidade de negócios para garantir que você não perca clientes ou receita.

3. Redução de custos

Muitas pessoas associam o outsourcing offshore de TI com economia de custos, mas é importante lembrar que se trata de mais do que apenas economizar dinheiro - trata-se de tornar os negócios mais eficientes. No entanto, é inevitável que a terceirização custe menos do que o desenvolvimento interno – que inclui contratação de profissionais, treinamento e infraestrutura.

Quais as desvantagens do outsourcing offshore?

Mesmo com diversos pontos positivos, existem algumas questões que podem dificultar a adoção do outsourcing offshore para algumas empresas. Por isso, confira quais são as principais desvantagens desse tipo de terceirização de TI.

1. Qualidade do serviço

As organizações que terceirizam serviços de TI correm o risco de receber um trabalho de baixa qualidade. Algumas empresas que trabalham com o outsourcing de TI possuem alta rotatividade de funcionários e podem capitalizar as limitadas capacidades tecnológicas da organização, resultando em um rompimento no compromisso de oferecer serviços de alta qualidade.

A terceirização para outros países, por exemplo, envolve custos ocultos, como despesas com viagens e criação de infraestrutura para gerenciar as operações. Um problema com a terceirização de TI ocorre quando os padrões de qualidade de uma empresa diferem daqueles de sua terceirizada.

2. Tempo de espera

Se um sistema interno falhar e você tiver acesso a um departamento de TI interno, poderá chamá-lo imediatamente para reparar a situação, mas isso nem sempre funciona com um provedor terceirizado. Antes da contratação, é bom verificar a burocratização do serviço e os tempos estimados de resolução, fazendo uma avaliação sobre a agilidade, proatividade e métodos de atendimento oferecidos.

3. Problemas de segurança

Quando você necessita dos serviços terceirizados de TI, é natural ter que contar com eles para seguir as regras e garantir a segurança do seu negócio. Portanto, é fundamental garantir que você esteja contratando um parceiro com experiência não apenas na área de tecnologia da informação, mas também em negócios e, idealmente, em seu setor.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a mais artigos que podem ajudar você a otimizar os resultados e segurança do seu negócio, é só continuar navegando no site da Devskin.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 99500-0100 [email protected]