Os 7 benefícios da gestão de TI e como isso pode ajudar

Saiba quais são os 7 principais benefícios de uma boa gestão de TI e como aplicá-los com a sua equipe a partir de agora.

Gerir uma equipe é sempre algo desafiador, já que dentro dela existem diversas personalidades, cada uma delas com um tipo de potencial que poderá contribuir para o resultado final de cada projeto. E, em se tratando de uma equipe de TI, isso pode demandar ainda mais do gestor, já que este departamento por si só traz demandas específicas. Por isso, é importante entender quais são os benefícios da gestão TI.

Isto é, os bons resultados que você pode conseguir caso se atente a pequenos elementos que fazem parte da construção do trabalho do dia-a-dia e que exercem influência sobre as pessoas.

No post de hoje, separamos 7 benefícios de uma boa gestão que trará resultados visíveis para a sua equipe. Veja quais são.

Como fazer uma boa gestão de equipe de T.I

Antes de listar os benefícios, é preciso, em primeiro lugar, entender como é possível fazer uma boa gestão de T.I.

É fato que a vida cotidiana de um gestor de T.I não é fácil, já que ele passa mais tempo no escritório do que em sua própria casa, sempre focado em trazer bons resultados e cumprir o prazo dos projetos.

Contudo, o que muitos gestores se esquecem, é que seu trabalho depende de outras pessoas. Não apenas dos desenvolvedores, mas de todos aqueles que compõem o quadro de colaboradores da empresa, desde a faxineira, até a equipe de RH.

Portanto, um bom gestor é aquele que está preocupado não somente com os projetos e resultados, mas com todos aqueles que estão trabalhando para que isso aconteça.

Embora seja algo que toma algum tempo e requer mais atenção, uma gestão eficiente é aquela em que os colaboradores se sentem confortáveis para trazer novas ideias, discutir sobre as ações a serem tomadas, ter iniciativa e encontrar meios de otimizar o trabalho.

Um bom gestor sabe que respeitar os processos é importante. Porém, ao permitir que os colaboradores saiam da zona de conforto e exerçam sua criatividade, os processos podem ser otimizados. Essa otimização acaba gerando novas oportunidades para que os colaboradores foquem em outras ações que também são fundamentais para o departamento.

Exercendo este tipo de gestão, é possível encontrar 7 benefícios, sendo eles:

1 – Colaboradores mais felizes, seguros e satisfeitos 

A motivação é um elemento essencial para o trabalho. Sem ela, tudo se torna tedioso e desagradável, fazendo com que os processos fiquem lentos e haja atrasos nas entregas. Porém, um bom gestor sabe que é seu papel motivar seus colaboradores.

Tendo consciência disso, ele consegue desenvolver um ambiente de trabalho mais agradável, onde os colaboradores realmente se sentem acolhidos, desenvolvem mais ideias e se sentem motivados para realizar o trabalho e verificar os próprios resultados.

É claro que todo o departamento só tem a ganhar com isso, uma vez que os prazos passam a ser cumpridos com mais facilidade.

2 – Os colaboradores passam a ter mais iniciativa para resolver problemas 

Pequenos, médios e até mesmo grandes problemas podem ser resolvidos quando você tem uma equipe bem alinhada, segura de si e que tem iniciativa.

Isso faz com que não apenas os projetos sejam entregues de forma mais rápida, como também permite que o próprio gestor tenha mais tempo para focar em ações que realmente são importantes para o departamento.

3 – Muitos colaboradores conseguem explorar suas capacidades intrínsecas, revelando outros talentos além da sua função

Quando existe entre os colaboradores e o gestor uma relação de confiança, respeito e empatia, é possível notar que muitos talentos começam a aparecer na equipe.

Isso porque um bom gestor consegue extrair o que há de melhor em cada um de seus colaboradores, permitindo que eles consigam expressar isso trazendo novas ideias e soluções para a equipe.

4 – Melhora da comunicação entre a equipe 

A comunicação é um elemento fundamental para o desenvolvimento de trabalhos otimizados e com bom resultado. Contudo, nem sempre ela é uma prioridade, pois é preciso fomentá-la, sendo este também um papel do gestor.

Um gestor que é acolhedor e que está aberto a escutar dá o exemplo para sua equipe fazendo com que consigam estabelecer uma boa comunicação entre si.

5 – Garantia da segurança da informação

A segurança da informação é algo imprescindível, mas isso só é possível quando os colaboradores sabem bem quais são os seus papéis dentro da equipe e conseguem resolver problemas e tirar dúvidas de maneira rápida e otimizada. E tudo isso acontece por meio de uma gestão eficiente.

6 – Aumento da produtividade 

Havendo rápida resolução de problemas, uma comunicação mais efetiva e um bom relacionamento, o aumento da produtividade se torna uma consequência.

7 – A empresa é capaz de se tornar mais competitiva 

Com o bom desempenho da equipe, a empresa começa a ganhar mais destaque e credibilidade no mercado. Esses fatores combinados permitem que ela consiga se destacar no mercado de maneira muito mais agressiva e intimidadora.

Os benefícios da gestão de TI vão muito além de resultados superficiais, pois, com o tempo, podem garantir a estabilidade da empresa no mercado com profissionais qualificados e preparados para o futuro.