Faça uma cotação

O que é preciso para iniciar um projeto de Power BI

Não é mistério para ninguém que atualmente, a forma como conduzimos os negócios mudou. O uso de softwares, programas, projetos, informações e dados mudaram o mercado e, consequentemente, os negócios. Como resultado, o Power BI, ou melhor, Business Intelligence, foi criado em um esforço para reduzir a taxa de erros que as empresas normalmente cometem no mercado.

Isso porque a incrível ferramenta Power BI pode ajudar várias empresas a traduzir uma quantidade significativa de dados em visualizações claras e inspiradoras. Dessa forma, ele é responsável por ajudar na coleta de dados, organização e análise para o monitoramento de informações.  Se você não tiver certeza do que isso significa, temos um conteúdo que explica o que é Power BI e como iniciar um projeto utilizando-o.

O que é um projeto de Power BI?

Um projeto de Business Intelligence, também conhecido como Power BI, é composto por componentes que trabalham juntos para fornecer uma estrutura de inteligência de negócios realista. Ao compartilhar e monitorar esses dados, ele compete no planejamento da coleta, organização e análise dos dados.

Isso é realizado por meio do uso de teorias e metodologias específicas de BI, bem como estruturas e tecnologias que ajudam a transformar dados brutos em informações visionárias. Isso permite que a empresa traga alternativas viáveis para os possíveis desafios enfrentados.

Como iniciar um projeto de Power BI?

Agora que você já entendeu como funciona o projeto de Power BI, você pode estar se perguntando como iniciá-lo na sua empresa. Por isso, confira os principais passos para começar um projeto BI.

Etapa 1: Identificar objetivo

A primeira etapa antes de iniciar um projeto do Power BI é ter uma ideia muito clara do que você deseja que ele faça. Às vezes, uma organização pode querer iniciar um projeto dessa natureza, mas não tem ideia do que fazer com ele, ou então, pode ter ideias, mas não sabe por onde começar.

Por isso, criar um plano claro é essencial para o sucesso de sua ação. Conhecer o grau de complexidade do uso da ferramenta e o resultado desejado da negociação são essenciais para medir a eficácia do projeto.

Etapa 2: Construa uma equipe funcional

É fundamental escolher profissionais que entendam como estruturar seu projeto de Power BI para que ele se encaixe na sua empresa, seja implementado com sucesso, e mais do que isso, esses resultados sejam realmente efetivos.

Se você deseja desenvolver um projeto de business intelligence, mas não sabe por onde começar, contrate um serviço de consultoria de BI. Eles garantirão a melhor implementação possível, dadas as suas necessidades.

Etapa 3: Planejamento é necessário para iniciar um Power Bi

Liste as metas e propósitos que a empresa espera alcançar por meio do projeto de Power BI. Dessa forma você precisa ter clareza sobre a maturidade do projeto. Agora é a hora de definir a data de entrega para o projeto, o valor definido, todas as atividades e quem deverá fazê-las, etc. Essas e outras consultas ajudam a determinar se o projeto está completo ou se algum ajuste é necessário, permitindo a introdução do Power BI nessa equação.

O Design Thinking é uma metodologia que podemos citar para ajudar nessa fase. As melhores práticas para um projeto de BI envolvem trabalhar em áreas funcionais com metodologias ágeis, como Scrum, para que o projeto possa ser implementado e entregue ao longo do tempo e a empresa possa ver retornos rápidos nas entregas definidas.

Etapa 4: Escolha de dados para iniciar um Power Bi

Você deve especificar quais tipos de dados serão coletados e para que produzam os melhores resultados, esses dados devem estar alinhados com o perfil da empresa. Além disso, certifique-se de gerenciar suas fontes de dados, pois elas são cruciais para seu projeto. As informações geradas como resultado dessa abordagem alterarão significativamente os resultados do projeto.

Etapa 5: Plataformas e recursos necessários

É fundamental que você escolha as plataformas mais adequadas às necessidades da sua empresa, visando fortalecer a extração, transformação e carregamento de dados, bem como armazenamento e análise. Nesse sentido, as ferramentas que permitem a integração entre essas atividades essenciais do projeto devem ser levadas em consideração. Referimo-nos a este estágio de definição da plataforma como "arquitetura de dados".

Etapa 6: Preparação dos dados

Muitas vezes, essa fase leva até 60% do projeto. Essa porcentagem dependerá da precisão e integração dos dados das diversas fontes. Uma vez escolhida uma plataforma profissional para a fase de preparação ou integração de dados, o tempo de conclusão dessa fase pode ser reduzido.

Etapa 7: Dashboards

Os dashboards serão construídos utilizando os dados preparados na ferramenta BI Self Service para gerenciar os KPIs decididos durante a fase de planejamento do negócio.  

Etapa 8: Indicadores

Finalmente, tudo o que resta a fazer agora é decidir quais indicadores você deseja construir! Lembre-se sempre de explicar de onde os dados vieram e se havia alguma fórmula complicada envolvida para evitar que eles fossem apresentados no formato adequado.

Para conhecer mais recursos que podem transformar os processos da sua empresa mais automatizados e modernos, é só continuar lendo os artigos da Devskin

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]