O que é PMI? Aprenda a gerenciar projetos de forma inteligente

Confira neste artigo mais detalhes sobre o que é o PMI, como ele funciona, os principais certificados e importância para gerenciar projetos. 

O gerenciamento de projetos é usado em uma ampla variedade de indústrias e tipos de negócios e é um componente crítico de pequenas, médias e grandes empresas. Como resultado, é importante tomar decisões com base nas melhores práticas. Por isso, trabalhar na área de gerenciamento de projetos requer conhecimento do padrão PMI.  O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo.

Essa organização promove o discurso sobre o assunto por meio de publicações, eventos e reuniões. A instituição, que é conhecida em muitos países, tem mais de 700 milhões de membros e está sempre promovendo o aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, confira neste artigo mais detalhes sobre o que é o PMI e como ele pode ser fundamental para o gerenciamento de projetos de forma inteligente e eficaz.

O que é o Project Management Institute (PMI)?

PMI

O PMI teve início em 1969, durante um jantar em um restaurante com Jim Snyder e Gordon Davis, em Filadélfia, EUA. Esta reunião foi o culminar de vários meses até que decidiram enfim formar uma nova organização. O Project Management Institute (PMI) nasceu como uma organização de suporte, educação e treinamento para gerentes de projeto, com sede em Newtown Square, Pennsylvania (EUA).

O principal objetivo da instituição é ensinar as melhores práticas de gerenciamento de projetos para profissionais que atuam na área em todo o mundo. Ela também tem o objetivo de reunir esses profissionais para que eles compartilhem suas experiências e conhecimentos, identifiquem boas práticas e agreguem ideias, metodologias e estratégias de gerenciamento de projetos.

Qual a importância do PMI?

O Project Management Institute é a organização responsável pelo Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que realiza estudos frequentes nesta área. Durante a execução dos projetos, a instituição monitora o volume de recursos que foram desperdiçados pelas empresas durante o período em que os projetos estão funcionando.

Sendo assim, por seu papel na qualificação, desenvolvimento e treinamento dos profissionais de gerenciamento de projetos, o PMI é fundamental para o gerenciamento de projetos eficaz, visto que é responsável por rastrear, identificar e compartilhar as melhores práticas nesse campo. Além disso, ele é fundamental para criar padronização de informações, aumento da satisfação dos clientes, gestão de custos eficientes, entre outras coisas.

O que é PMBOK?

O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia criado para fornecer boas práticas de gerenciamento de projetos. As diretrizes do PMBOK não devem ser seguidas com risco, pois cada projeto possui características únicas e características que o diferenciam dos demais. Portanto, ele funciona como uma enciclopédia publicada sobre gerenciamento de projetos.

Aproximadamente a cada quatro anos, sua publicação é revisada pelo PMI. Atualmente, o Guia está em sua sétima edição. Sua missão é padronizar e disseminar as práticas de gerenciamento de projetos mais eficazes, testadas e verificadas por gerentes de projeto em todo o mundo.

Um dos grandes benefícios do guia é que o profissional conhece as melhores práticas de gerenciamento de projetos e pode aplicá-las a uma ampla gama de situações. Essas ideias podem ser utilizadas em processos simples que fazem parte do dia a dia da sua empresa.

Como funciona o PMI?

Como existem 248 unidades espalhadas pelo mundo, a maioria dos associados fica perto de sua localização geográfica. Ao ingressar em uma rede local, você obtém acesso a oportunidades de interação e especialização. Nesse ambiente, você interage com pessoas de várias áreas e fará parte de grupos de interesse especial, fóruns e organizações.

Dessa forma, são utilizadas metodologias, técnicas, e ferramentas são utilizadas para a criação e gestão de prazos, controle de custos, planejamento de recursos e materiais, avaliação de riscos, etc. Os métodos podem ser usados ​​em uma variedade de projetos, como localização de petróleo e desenvolvimento de sistemas de informação.

Certificação PMI

equipe reunida em uma mesa com projetos PMI

Uma das atividades realizadas pelo PMI é a capacitação de gerentes de projetos em todo o mundo, concedendo certificados que conferem ao profissional maior reconhecimento de mercado e credibilidade para executar projetos cada vez mais complicados em diversas áreas.

Nesse sentido, existem 8 certificações, sendo elas: Project Management Professional (PMP); Profissional de Gerenciamento de Portfólio (PfMP); Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP); Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP); Profissional certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP); Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA); Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP); Técnico certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM).

Qual a importância dos certificados?

Com o certificado PMI há o reconhecimento dos empregadores, segundo o instituto, que entendem que há um valor agregado em conhecer as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Uma certificação é essencial para gerentes de projeto que desejam avançar profissionalmente dentro de uma organização ou entrar no mercado. Muitas pessoas ainda desconhecem essas certificações, embora tenha havido um aumento nas pesquisas do Google por Certificação PMI ou Certificação.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de continuar descobrindo mais sobre gestão empresarial é só continuar navegando pela página da Devskin e ter acesso a isso e muito mais!

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 99500-0100 [email protected]