Faça uma cotação

Nuvem hibrida: seria o melhor dos dois mundos?

Entenda mais sobre o que é a nuvem híbrida, como esse sistema opera. Além disso, saiba quais são os benefícios e desafios.

Em um mundo de requisitos complexos de segurança, carga de trabalho e hospedagem de dados, é preciso que haja flexibilidade da infraestrutura de telecomunicações, bem como garantia de segurança e controle dos dados e serviços. No entanto, somente o sistema de nuvem pública ou somente a privada, não podem garantir esses dois aspectos ao mesmo tempo. A solução, portanto, se encontra em nuvem híbrida que pode oferecer o melhor dos dois mundos para as empresas. Sendo assim, neste artigo você vai entender mais sobre o que é a nuvem híbrida, como ela funciona e de que forma pode ser valioso para o seu negócio. 

O que é nuvem híbrida?

nuvem híbrida

De forma ampla, a nuvem híbrida pode ser entendida como uma plataforma de computação em nuvem que emprega uma combinação de pelo menos uma nuvem privada e uma nuvem pública.

Elas juntas são capazes de fornecer um conjunto flexível de serviços de computação em nuvem. Os serviços de nuvem híbrida são poderosos porque dão às empresas maior controle sobre seus dados privados. 

Uma organização pode armazenar dados confidenciais em um cofre privado ou em um datacenter local, ao mesmo tempo em que utiliza os fortes recursos de computação de um cofre público, tudo isso sendo gerenciado a partir de uma única interface.

Portanto, uma estratégia de nuvem híbrida oferece maior flexibilidade às empresas, mudando as cargas de trabalho entre as soluções de nuvem à medida que os requisitos e os custos mudam.

Diferença entre nuvem pública e privada

Uma rede privada consiste no uso de recursos computacionais gerenciados exclusivamente por uma organização que protege os dados da empresa por trás de um firewall. Como resultado, o equipamento e o software são dedicados exclusivamente a essa organização específica.

A implementação da nuvem privada, normalmente, é mais utilizada por empresas que já possuem um data center de alto custo com operações comerciais críticas. Além disso, a empresa é a única responsável pela manutenção, gerenciamento e atualizações do data center.

Já no caso de uma rede pública, ao contrário de uma rede privada, todo hardware, software e outras infraestruturas de suporte de rede são de propriedade inteiramente do governo e operadas por provedores de rede terceirizados.

Sendo assim, esse ambiente é atraente para as empresas porque reduz o tempo necessário para instalação e teste de equipamentos. Os recursos de nuvens públicas de terceiros também podem ser compartilhados com outras empresas por meio de navegadores da Web na Internet.

Como funciona a nuvem híbrida?

O gerenciamento conjunto da nuvem pública e privada, normalmente, é o mais indicado, visto que ajuda a reduzir a probabilidade de falhas na segurança, especialmente se cada solução não for totalmente otimizada para funcionar com as outras. Dessa forma, ao limitar a exposição de dados privados ao domínio público , a arquitetura híbrida elimina vários riscos de segurança.

A infraestrutura em nuvem híbrida geralmente inclui uma infraestrutura pública como plataforma de serviço (IaaS), nuvem privada ou um datacenter, e acesso e uma rede segura. A maioria dos modelos híbridos alavancam redes locais (LANs) assim como redes de longa distância (WAN).

As empresas que usam uma estratégia de nuvem híbrida geralmente começam com uma solução IaaS e, em seguida, adicionam recursos de nuvem privada. Para implementar efetivamente uma estratégia híbrida, ambas as nuvens devem ser compatíveis entre si para que possam se comunicar. Em muitos casos, uma nuvem privada é criada para ser compatível com uma solução pública.

Quais os benefícios de usar a nuvem híbrida?

nuvem híbrida

Existem vários benefícios para as empresas que utilizam as nuvens híbridas nos seus processos de gestão e armazenagem de dados. De forma geral, a rede híbrida captura e combina os melhores elementos das redes privada e pública, resultando em mais flexibilidade e escalabilidade. 

Com a opção "cloud burst", um aplicativo pode ser executado principalmente em uma nuvem privada para cargas de trabalho confidenciais e, em seguida, "estourar" em uma nuvem pública quando recursos de computação adicionais são necessários. As organizações, por exemplo, podem notar um aumento na demanda devido a eventos sazonais , como compras online ou declarações fiscais.

Portanto, essa transição para uma nuvem híbrida oferece à liderança de TI uma combinação exclusiva de flexibilidade para entrega dinâmica, segurança para cargas de trabalho de missão crítica, e desempenho para atender à necessidade de inovação contínua e eficiente. Com a estratégia híbrida a organização pode personalizar sua estrutura e criar um modelo que atenda melhor aos objetivos de negócios para melhor atender os clientes.

Desafios da nuvem híbrida

Embora existam benefícios fantásticos com a implantação de nuvens híbridas, não é uma solução autônoma para projetos críticos que requerem tempo real de capacidade de resposta. Desafios relacionados ao custo, segurança, latência e conectividade podem ainda surgir para certas situações industriais que requerem tempo real.

Se você quiser conhecer mais sobre o mundo digital, os desafios e oportunidades é só navegar pelo site da Devskin! Assim, você sempre estará por dentro de tudo o que ocorre no mundo virtual.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]