Os dados de uma empresa devem ser estruturados baseados em uma modelagem de dados. Não entendeu? Veja como esse método é utilizado!
Diariamente as empresas lidam com um gigantesco volume de dados que são coletados, processados e armazenados. Imagina como seria uma loucura lidar com tudo isso sem o mínimo de conexão lógica? A modelagem de dados vem com o intuito de colocar ordem na casa!
Como sabemos, os dados são um dos principais ativos das empresas e são eles os responsáveis pelo sucesso dos negócios atualmente.
Podemos notar que, nos últimos anos, as empresas têm utilizado as informações do big data para crescer no mercado.
O problema é que essa coleta não para de crescer e assim, é necessário saber lidar com com tamanha quantidade e transformá-la em qualidade.
Nessa realidade, a modelagem de dados tem como objetivo processar e fazer valer o grande número de informações coletadas.
Quer entender melhor como a modelagem de dados é utilizada nas empresas?
Então mergulhe com a gente na leitura desse artigo super completo sobre esse tema!
Acompanhe.
O que é modelagem de dados?
A modelagem de dados se trata de uma técnica na qual é criado um diagrama simples a partir de um sistema complexo.
Esses sistemas podem ser aplicativos, softwares ou até mesmo plataformas que passam a ser representados utilizando texto e símbolos.
A técnica de modelagem de dados tem como objetivo representar a forma como os dados fluirão nesses sistemas.
Desenvolvedores, engenheiros de computação, especialistas em BI e analistas de negócios podem ter uma melhor visão sobre os dados com a modelagem de dados.
Desse modo, é possível capturar com maior assertividade e facilidade os dados necessários para construir um banco de dados mais eficiente.
A modelagem de dados é um processo que vem bem antes do data analytics, que é o momento em que o profissional tem as informações certas nas mãos.
Com essas informações previamente estruturadas, é possível utilizar diferentes métodos e ferramentas para gerar relatórios, gráficos, dentre outras representações.
De uma maneira simples, podemos dizer que a modelagem de dados dá a coerência e forma a dados não fariam sentido se estivessem soltos.
É na construção de relações entre as informações que os esforços da modelagem de dados devem se concentrar.
Como funciona?
Basicamente, a modelagem de dados funciona através da atribuição dos quatro seguintes elementos:
Entidade
Uma entidade pode ser qualquer coisa que tenha existência física ou virtual.
Então, pessoa, objeto, máquina, estrutura ou equipamento pode ser considerado como uma entidade.
Em modelagem de dados, essas entidades podem ser classificadas como “fracas”, bem como “fortes” a depender da sua cardinalidade (número de relações que uma entidade tem com outra).
Instância
A instância ou ocorrência/registro é tudo o que ocorre com uma entidade em um conjunto de dados.
Atributo
Os atributos são as características das entidades. Então, por exemplo, a entidade cliente pode ter como atributos nomes, endereço e telefone.
Relacionamento
Entidades, atributos e instâncias em um banco de dados tem correlações entre si, ou seja, criam uma série de relacionamentos.
Os relacionamentos são exatamente os eventos que acontecem entre instâncias de duas ou mais entidades.
A importância da modelagem de dados
A modelagem de dados é imprescindível para a programação, pois sem ela, não seria possível haver nenhuma relação lógica para se estabelecer.
Por isso, podemos dizer que a importância da modelagem de dados está na sua capacidade de dar sentido a coisas que não teriam uma finalidade se fossem dispostas de forma aleatória.
Através dela, é possível colocar em ordem as informações, o que ajuda (e muito) nos processos decisórios.
Aplicação da modelagem de dados nas empresas
A transformação digital é inevitável e, à medida que as tecnologias avançam, as empresas enxergam a necessidade de evoluir em relação ao tratamento dos dados.
Sejam eles internos ou dos clientes, os dados precisam ser melhor gerenciados e as soluções de banco de dados terceirizados já não parecem ser a melhor alternativa.
Isso porque, para as empresas que querem dar um passo à frente e se destacar no mercado, é preciso uma infraestrutura de dados totalmente personalizada.
Quando falamos na aplicação da modelagem de dados nas empresas, nos atentamos que esse recurso é essencial na hora de projetar um sistema, mas também uma infraestrutura de dados.
Não importa o segmento, porte ou modelo de negócio, qualquer empresa precisa personalizar a forma que coleta, armazena e além disso, de que processa dados.
Por isso, é necessário o trabalho de modelagem.
Conclusão
No decorrer desse artigo, você pôde notar que a modelagem de dados é um processo que parece ser teoricamente complexo.
Afinal, montar toda uma rede de conexão entre os dados pode realmente assustar.
Contudo, essa prática pode ser simplificada com o uso dos métodos e ferramentas certas que estão disponíveis no mercado.
Sem dúvidas, se a sua empresa deseja seguir o futuro digital e integrado, a coleta de dados precisa ser mais eficiente e estratégica.
Para isso, ela vem como uma forma de otimizar a montagem da sua infraestrutura de database.
Você gostou desse artigo? Tem muito mais sobre tecnologia da informação aqui no blog.
Fique à vontade para explorar, mas também para expandir seu conhecimento, até a próxima!
07/03/2022 Autor: Devskin