Faça uma cotação

Machine Learning: veja os principais benefícios

Nesse artigo que preparamos para vocês, vamos te mostrar os principais benefícios do Machine Learning. Confira mais! 

Em alguns momentos, o teclado do smartphone pode completar a frase que começamos.  Quem nunca reparou quando o software identifica exatamente o que iríamos procurar ao iniciar uma pesquisa no navegador?  Este é o conceito por trás do aprendizado de máquina (Machine Learning). 

O aprendizado de máquina é um ramo da inteligência artificial projetado para permitir que os sistemas aprendam a se comportar de maneira mais inteligente com base em grandes quantidades de dados.

Embora a ideia da inteligência artificial seja fazer as máquinas "pensarem" como humanos de uma determinada maneira, o aprendizado de máquina pode automatizar processos, criar atalhos e prever ações com base no comportamento do usuário ou analisando informações de várias fontes.

Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre esse novo mundo que surgiu!

O que é Machine learning?

É a capacidade do equipamento feito pelo homem de analisar dados para criar automaticamente um modelo de análise.

Portanto, é um aspecto da inteligência artificial, um conceito mais amplo, que envolve a capacidade das máquinas de tomar decisões com base em raciocínios semelhantes ao pensamento humano.

No caso do aprendizado de máquina, espera-se que essas decisões tomadas pelo dispositivo sejam baseadas no aprendizado e na identificação de padrões de dados, com mínima (ou nenhuma) intervenção humana.

O Machine Learning pressupõe que as máquinas podem aprender por conta própria quando têm acesso a grandes quantidades de dados. 

Desse modo, podemos simplificar a explicação dizendo que o dispositivo pode usar big data e algoritmos altamente complexos para detectar padrões e informações de conexão. 

Portanto, a máquina pode realizar a tarefa sozinha.

Como funciona o Machine Learning?

machine learning

Existem alguns métodos de inteligência artificial que podem estudar a estrutura do cérebro, ou seja, o modelo funcional dos neurônios, para criar máquinas inteligentes.

Em inteligência artificial, aprendizado de máquina e em todas as ciências da computação, os algoritmos são a base de tudo.

Eles são uma série de regras e operações que, quando aplicadas a um conjunto de dados, produzirão certos resultados.

Para que a máquina aprenda, o algoritmo deve obedecer a certos métodos, que se dividem em dois métodos:

  • O primeiro é supervisionado, onde o algoritmo de aprendizagem se dá porque recebe dados que contêm a resposta correta;
  • Nos métodos não supervisionados, os dados recebidos pelo algoritmo não são rotulados, portanto a influência das variáveis ​​é imprevisível.

Quais os benefícios do Machine Learning?

inteligência artificial

Agora que você entendeu melhor o que é e como funciona o aprendizado de máquina, é hora de entender o que essa tecnologia pode agregar na prática.

A seguir, listamos alguns benefícios para que você possa entender claramente quais vantagens o aprendizado de máquina pode trazer para as rotinas de produção da sua empresa.

1. Aprendizagem e melhoria contínua

Essa vantagem está relacionada a um conceito denominado iteração, que significa melhora em relação à repetição ou ao histórico de tentativas.

Em outras palavras, é a capacidade de aprender de forma independente e fornecer respostas mais seguras ao longo do tempo.

Além disso, cada vez que entrar em contato com uma nova variável, o aprendizado de máquina será reprogramado para atualizar a configuração com base nos dados recém-chegados.

Portanto, a tecnologia está em constante evolução, pois pode reconhecer padrões com base em resultados já descobertos no passado e melhorar a interpretação, sem a necessidade de nova intervenção humana.

2. Processamento de dados ilimitados 

Com a quantidade de dados gerados hoje, sem o suporte da tecnologia, os humanos não conseguem lidar com tudo.

Big data usa inteligência artificial e suas respectivas ferramentas (como Machine Learning) para capturar, integrar, analisar e interpretar essas informações.

Graças a esta ajuda, você pode ler conteúdos em diferentes tamanhos e formatos com mais rapidez.

Dessa forma, as empresas podem extrair percepções desse processamento para melhorar a experiência do usuário.

Afinal, a automação do gerenciamento de dados pode processar informações como histórico e hábitos do cliente e obter interpretações mais confiáveis.

3. Eficiência

A eficiência operacional é um dos principais objetivos da empresa. Afinal, qual empresa não quer cortar custos e aumentar a receita?

Nesse viés, o Machine Learning pode ajudar a realizar essa tarefa importante, pois ao automatizar certas tarefas burocráticas, aumentará a confiança.

Um exemplo prático de como a tecnologia pode melhorar a eficiência da empresa é a manutenção preditiva.

Se você puder prever certos problemas em vez de corrigir as consequências depois que o problema já ocorreu, você poderá economizar tempo e dinheiro.

4. Rapidez

Além de processar uma quantidade ilimitada de dados, a tecnologia de inteligência artificial envolvendo o Machine Learning vai um passo além.

Assim, eles podem fazer isso e acompanhar a evolução das informações em tempo real ou muito próximo.

A velocidade dessas tecnologias é um benefício adicional, porque as empresas podem extrair relatórios importantes e, em seguida, usar esses dados para gerar conteúdo personalizado dentro do prazo.

5. Adaptabilidade

A estratégia e os objetivos da empresa precisam ser maleáveis ​​para se adaptar às diferentes variáveis ​​que possam surgir.

Portanto, é importante contar com tecnologia que permita o processamento dos dados em tempo real.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]