Se você quer saber mais sobre o que é o Green TI e como ele pode trazer benefícios para a sua empresa, é só ler este artigo!
O conceito de sustentabilidade já passou do ponto de ganhar força e agora está plenamente consolidado no ambiente corporativo. A tendência crescente das empresas adotarem critérios ESG está redefinindo prioridades. O tema monopolizou a agenda corporativa e está incentivando as organizações a promover ações que reduzam a poluição ambiental – incluindo a participação ativa do setor de tecnologia por meio da iniciativa Green TI.
Sendo assim, não se trata apenas de boas práticas que revelam a responsabilidade social de uma empresa, mas também de questões que impactam diretamente na geração de receita. Afinal, a forma como a empresa lida com a implementação de recursos tecnológicos é fundamental para ampliar sua capacidade de atuação, tendo isso em mente, a implementação da TI Verde é uma solução econômica. Por isso, continue lendo este artigo para saber mais sobre a Green Ti e quais são os seus benefícios.
O que é Green TI?
A Green TI, muitas vezes conhecida como TI Verde, refere-se a uma iniciativa de usar a tecnologia sem causar danos significativos ao meio ambiente. Há uma variedade de táticas que podem ser usadas para atingir esse objetivo, mas poucas pessoas percebem que atualmente elas são mais do que um simples diferencial.
Desde a revolução industrial, os últimos séculos foram marcados por uma rápida aceleração do progresso tecnológico, que mudou completamente a dinâmica da produção. No entanto, nem todas as ferramentas utilizadas por determinados negócios são totalmente neutras no que diz respeito à preservação ambiental. A comunidade científica está trabalhando duro para mudar este cenário.
Hoje, é possível lidar com a adoção da TI Verde como um investimento significativo para as empresas. O conceito engloba um conjunto de práticas mais ecológicas, como armazenamento em nuvem, consumo consciente de energia, modernização de equipamentos, assim como métodos para prolongar sua vida útil e o estabelecimento de uma política eficaz de gestão de resíduos.
Quais são os benefícios do Green TI para a empresa?
Depois de entender melhor o que é o Green TI, chegou a hora de descobrir quais são os benefícios dessa prática. Nesse sentido, vale dizer que existem diversas vantagens atreladas a implementação do Green Ti na empresa, contudo, neste artigo trataremos das principais.
1. Redução de custo
Em termos de impacto financeiro, a TI Verde é uma estratégia muito interessante para redução de custos. E tudo começa com as questões mais fundamentais do método: a adoção de práticas que visem livrar o meio ambiente de certos efeitos negativos.
O resultado direto disso é uma redução significativa no investimento — em papel, tinta para impressoras etc. — e também em espaço para armazenamento de documentos, pois a empresa deixará de produzir tanto material físico.
2. Valorização da marca
O mundo inteiro passou a olhar para os negócios sustentáveis ​​de uma nova maneira. Isso inclui não apenas os clientes da sua empresa, mas também outros negócios que podem ser parceiros importantes.
Exercer um projeto de Green TI para uma empresa é uma estratégia inteligente para construir uma marca forte e estabelecer relacionamentos com outras empresas. Isso resulta em uma avaliação mutuamente benéfica e maiores benefícios para ambas as partes.
3. Otimização processual
Outro efeito da redução do uso de papel impresso é a otimização dos processos. Muitos gestores hesitam em migrar seus processos para o mundo digital, temendo que a falta de papel impresso dificulte o acompanhamento de suas atividades.
Contudo, a realidade se mostra bastante diferente. Além de tornar mais eficaz os processos, ele também evita o risco da perda de arquivos essenciais para a empresa, assim como ajuda na comunicabilidade interna, o que reduz a possibilidade de erros serem cometidos.
Como transformar a empresa em Green TI?
Em uma perspectiva mais ampla, a TI verde contribui para a criação de uma economia circular e regenerativa ao conscientizar sobre a gravidade da situação climática e a necessidade de reorganização das cadeias produtivas, desde a extração de matéria prima até o descarte de material secundário. Mas não pense que uma boa implementação lhe dará automaticamente um selo de Green TI.
Antes de tudo é preciso obter uma certificação internacional por meio de um processo baseado em critérios que requer repetidas aferições. Para alcançar a designação de TI verde, no entanto, você deve cumprir a ISO 14001, que especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental. A norma é responsável por calcular o impacto ambiental de uma série de transações.
Ações de Green TI
Embora seja necessário obter um certificado específico para ser considerado uma empresa Green TI, existem algumas ações práticas que podem ser adotadas para tornar sua TI mais sustentável. Entre elas, algumas incluem: priorizar armazenagem de informações na nuvem; adoção de modelos Saas (Service as a SoftWare) e do Cloud Computing; uso do acesso remoto; digitalização de documentos essenciais; otimização dos meios de fornecimento de refrigeração em Data Centers e de energia.
Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a mais informações sobre como deixar sua empresa mais moderna, segura e eficaz com processos tecnológicos, é só continuar navegando pelo site da Devskin.
17/06/2022 Autor: Devskin