Faça uma cotação

Escopo aberto ou fechado? Como escolher o melhor formato de contratação em TI?

Você sabe o que é escopo aberto e escopo fechado? Confira neste texto o que é, quais as vantagens e desvantagens para saber qual o melhor para contratação em TI. 

Escolher um escopo aberto ou fechado para contratar na área de TI é uma dúvida frequente nas empresas. Porém, isso deve ser bem analisado, pois pode ter impacto direto no sucesso do projeto desenvolvido e na experiência do cliente. 

O escopo é útil para nortear um projeto, para que ele aconteça acompanhado o desenvolvimento de acordo com o tipo que foi definido. 

Entretanto, você sabe qual a diferença entre o escopo aberto e o escopo fechado? Siga a leitura para conferir qual o melhor formato para escolher em TI e quais as vantagens e desvantagens de cada um. 

O que é escopo aberto? 

escopo aberto ou fechado teclado notebook

O escopo aberto é basicamente os projetos desenvolvidos em conjunto com o cliente e fornecedor, e com fases de validação. Ou seja, não existe uma rigidez no projeto que deve ser seguido. 

Assim, também não há um prazo rigoroso para a entrega, visto que as etapas podem ser testadas durante o trajeto, além do valor total também não ser definido, pois a contratação acontece por etapas. Então, o cliente contrata e desenvolve de acordo como desejar.

O que é escopo fechado?

O escopo fechado é mais rigoroso, pois o cliente pede algo já definido, ou seja, já possui uma ideia e um objetivo final. 

Assim, a empresa contratada para desenvolver o projeto, irá fazer todo o detalhamento do escopo, definir uma base de quantidade de horas que serão gastas, um valor total deste projeto e uma data final para entrega. 

A empresa contratada seguirá fielmente o que está no escopo e qualquer possível alteração estará de fora, podendo então ter negociações, cobrando valores extras e redefinindo um prazo de entrega. 

Como funciona um escopo aberto nos projetos de TI 

Com o escopo aberto a empresa consegue mostrar qual o problema e qual a solução idealizada pelas partes envolvidas. 

Para chegar nessas decisões, é necessário seguir caminhos bem desenhados e de forma rígida, além de ser possível adaptar os processos no decorrer do trajeto, pois será descoberto novas necessidades e ajustará a entrega a cada fase. 

É comum existir uma incerteza quanto aos valores e prazos, pois no escopo aberto não é definido previamente. Porém também se sabe que o cliente só pagará pelas horas trabalhadas no desenvolvimento do projeto. 

É válido ressaltar que a empresa é livre para fazer alterações nas ideias, adicionar outras funções, realizar testes e ajustar os processos durante a concepção do projeto. 

Por ter essa liberdade, é mais fácil alcançar uma solução perfeita, o que é um benefício não apenas para a empresa contratada, mas também para quem contratou o serviço.

Quando escolher um escopo aberto?

escopo aberto ou fechado desktop gamer

Para escolher um escopo aberto, é interessante que faça algumas perguntas, como: 

  • Fará mudanças durante o processo?
  • Tem alguma ideia de solução, porém não sabe se é ideal para seu problema? 
  • Quer acompanhar o processo de perto e todo o desenvolvimento para corrigir os erros durante o percurso? 
  • Quer encontrar a solução ideal para o projeto, mesmo que não tenha sido pensada a princípio? 

Caso as respostas para isso sejam positivas, o ideal é que a empresa contrate um escopo aberto para o TI. Pois dessa forma irá garantir uma liberdade ideal para alcançar a solução perfeita para o projeto. 

Além disso, poderá acompanhar ativamente de todo o desenvolvimento, poderá intervir em alguma etapa se achar necessário e a empresa contratada deverá se adaptar a essas mudanças e seus serviços. 

Quando escolher um escopo fechado?

O ideal para contratar um escopo fechado é quando tiver ideias claras sobre o problema e solução para isso. 

É comum que seja indicado para quem já teve alguma experiência no mercado ou que já contratou algo parecido. Pois nesse escopo não há muitas possibilidades de erros ou novidades. 

Dessa forma, você terá um orçamento bem definido e poderá cobrar pela entrega por parte da empresa contratada se estiver fora da data pré-determinada. 

Não há chances de extrapolar o orçamento, mesmo que todo o cronograma de entrega do projeto não tenha sido cumprido  e desenvolva outros problemas. 

Vantagens e desvantagens do escopos abertos e fechados 

O escopo aberto é flexível e permite uma conexão entre o desenvolvedor e a empresa que o contrata. 

O escopo passa por vários testes, validações e aperfeiçoamento até chegar ao resultado final. 

A empresa contratante consegue ficar mais próxima do desenvolvimento do projeto. 

Como desvantagem o escopo aberto não tem valores fixos, não é possível ter uma ideia do custo, pois tudo é muito variável. 

O prazo de entrega também pode ser outra desvantagem, porque como tudo se desenvolve gradativamente, o tempo de finalizar é incerto. 

Muita coisa pode ser alterada durante o desenvolvimento, e isso pode demandar mais dinheiro e tempo. 

Já o escopo fechado tem como vantagens: 

Ser previsível, pois tudo é definido antes de iniciar o projeto, desde o prazo até o valor total. 

Não é necessário ter muitas alterações, adicionar ou remover funcionalidades. 

O cliente não perde tempo com as alterações, justamente por não ter uma flexibilidade tão grande. 

Uma das desvantagens do escopo fechado é justamente ser 8 ou 80, não existe um meio termo a ser encontrado pela empresa contratante e o desenvolvedor. Então não é muito adepto de alterações, pois focam no prazo e valor final. 

Gostou desse conteúdo? Confira nosso blog clicando aqui e veja outros artigos que podem ajudar no desenvolvimento do seu setor de TI.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]