Faça uma cotação

Entenda sobre a gestão dos ativos computacionais

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está sempre evoluindo, na maioria das vezes para melhorar nossa qualidade de vida de diversas formas, inclusive no trabalho. E é justamente dessa consideração do negócio que surge a Gestão de Ativos Computacionais, uma implementação adotada em ambientes comerciais com o dever de oferecer e aplicar os avanços tecnológicos aos serviços corporativos.

Essa gestão promove a identificação e catalogação dos seus ativos físicos para determinar se uma determinada atividade está presente na empresa, está localizada onde deveria estar e está sendo utilizada pelas pessoas corretas dentro da empresa por um prazo adequado. Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre a gestão de ativos computacionais.

O que é gestão de ativos?

De forma geral, podemos dizer que os ativos refletem todos os componentes de uma organização onde as informações são criadas, processadas, armazenadas e compartilhadas.

Esse é um dos motivos pelo qual a gestão dos ativos é fundamental. Afinal, ele permite ao gestor priorizar os investimentos e focar os esforços nas atividades mais cruciais, que de fato são responsáveis ​​pelos processos da organização.

Por outro lado, a gestão dos ativos do setor de TI envolve outros fatores. Seu trabalho está mais focado em cuidar dos componentes tecnológicos, sejam eles físicos ou virtuais, a fim de evitar o esgotamento de recursos por meio de investimentos ineficazes.

Alguns desses recursos envolvem: software; impressoras conectadas à rede; hardware; consumo e insumo, como segurança física e energia elétrica; armazenagem, entre outros. Em outras palavras, a gestão de ativos é uma atividade que agrega valor à inovação empresarial e funciona como uma estratégia voltada para o fortalecimento da empresa.

E ela consegue isso ajudando na consolidação do sistema, agilidade do sistema e eficiência de recursos de hardware e software. Esse mecanismo permite que as empresas economizem tempo e dinheiro, preparando a organização para alcançar os objetivos desejados.

Conheça os ativos mais comuns

É preciso identificar os ativos importantes para a empresa, para que se possa entender todas as suas formas de acordo com a ISO.

Ativos de informações: incluem bancos de dados e documentos, contratos e acordos, documentação do sistema, planos de continuidade de negócios, informações relacionadas à pesquisa, guias do usuário, relatórios de auditoria, materiais de treinamento, procedimentos de suporte ou operação, procedimentos de recuperação e informações armazenadas.

Ativos físicos: equipamentos de informática, equipamentos de comunicação, mídia portátil e outros equipamentos;

Ativos de software: incluem programas, sistemas, ferramentas de desenvolvimento e utilitários;

Serviços: incluem serviços de informática e comunicação, bem como utilidades gerais como aquecimento, iluminação, eletricidade e refrigeração;

Outros: indivíduos e suas qualificações, habilidades e experiências; reputação e a imagem da organização.

 

Importância da gestão dos ativos computacionais

A incapacidade de usar as atividades de TI e a não busca de informações sobre a infraestrutura podem resultar em custos que poderiam ter sido evitados ou reduzidos significativamente. A gestão do ciclo de informação tem uma série de vantagens tanto internamente quanto em relação à concorrência.

Investimentos

Após a análise de todos os ativos e sua identificação, o gerenciamento começa na prática determinando qual equipamento é realmente necessário e contabilizando os custos de equipamentos que frequentemente não são verificados.

Controle de custo

A gestão dos ativos permite ao gestor determinar se são realmente necessários novos investimentos. A única maneira de determinar se é realmente hora de abrir a carteira é manter os dados relativos à sua infraestrutura acessíveis e organizados.

Há ainda mais um recurso neste cenário que pode passar despercebido, mas pesa muito no final. Sendo assim, recursos que são utilizados acima de sua capacidade real. Essas são os ativos que estão parados em um departamento da empresa e podem ser atribuídos a outra equipe, por exemplo.

Menos erros

À gestão dos ativos da TI cabe agora gerir o património dos seus ativos e determinar se está a ser utilizado pelos colaboradores certos, funções que normalmente são da competência de departamentos como Contabilidade ou Finanças. Como cada vez mais os ativos estão ocorrendo em espaços virtuais graças ao gerenciamento dos ativos de TI, esses sistemas estão sob maior supervisão.

Segurança

Estamos cientes de que a tecnologia traz diversos riscos, como roubo de dados e exposição de informações de clientes, por exemplo. Nesse contexto, é importante enfatizar a eficácia do gerenciamento de atividades de TI na proteção da rede corporativa contra ameaças externas.

A organização do controle da máquina minuto permite uma detecção mais fácil de violações na segurança cibernética da empresa. Programas de segurança desatualizados e a colocação de agentes maliciosos são dois tipos muito comuns de riscos que são simples de ignorar.

Ao utilizar o gerenciamento de atividades, você poderá evitar esses riscos e ter a garantia de que a política de segurança interna será mantida, resguardando a integridade da empresa.

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, é só continuar navegando no nosso site. Assim, você poderá entender tudo sobre o mundo da tecnologia empresarial.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]