Faça uma cotação

Entenda como funciona a Hiperautomação

Uma das principais mudanças prometidas pela Internet das Coisas para o setor industrial é o hiperautomação, que funciona como um novo desenvolvimento na automação de processos. Contudo, muitas pessoas não sabem exatamente o que é esse conceito e como ele funciona.

Espera-se que um novo fenômeno tecnológico chamado hiperautomação se torne uma das principais tendências da Indústria 4.0 nos próximos anos. A ascensão da Internet das Coisas (IoT), juntamente com soluções de IA e robótica, revolucionou as rotinas industriais e provocou verdadeiras revoluções na forma como as empresas produzem e distribuem soluções. Continue lendo este artigo para entender melhor como funciona a hiperautomação.

O que é hiperautomação?

O objetivo da hiperautomação é aumentar a automação de processos de negócios (como linhas de produção, fluxos de trabalho e procedimentos de marketing) utilizando inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), automação de processos robóticos (RPA) e automação de processos robóticos (RPA), ou processo robótico automação. Na prática, eles permitem automatizar qualquer tarefa repetitiva, incluindo encontrar processos que possam ser automatizados e criar bots para realizar tais processos.

Portanto, esta é uma extensão da automação de processos com a qual já estamos familiarizados, englobando as ferramentas citadas anteriormente, que trabalham em conjunto para automatizar processos em operações de negócios complicadas. Em outras palavras, a hiperautomação é um método que maximiza o potencial da transformação digital.

Além disso, ao eliminar a intervenção humana de processos de baixo valor, a hiperautomação atua como um facilitador essencial da transformação digital, fornecendo dados que oferecem um nível de inteligência de negócios que antes não estava disponível. Também pode se tornar um fator chave na criação de organizações flexíveis que podem responder rapidamente às mudanças.

Como todas as partes envolvidas estão cientes da necessidade de ferramentas inteligentes nas rotinas corporativas para evitar o desperdício de tempo e dinheiro, a hiperautomação está mudando a forma como as empresas se relacionam com a cultura da transformação digital. Hoje, isso não é mais um desafio para gestores e funcionários.

Como funciona?

De acordo com o Gartner, o RPA aprimorado com inteligência artificial e aprendizado de máquina se torna a principal tecnologia que permite a hiperautomação. A combinação de tecnologias RPA e IA fornece o poder e a flexibilidade para automatizar setores onde a automação era anteriormente impossível: processos não documentados que dependem de entradas de dados não estruturadas.

 

Benefícios da hiperautomação

A hiperautomação tem o potencial de mudar o ambiente corporativo, como vimos anteriormente. Investir em tecnologias inteligentes de automação de processos pode fazer a diferença para os negócios e para alcançar resultados mais vantajosos para a empresa.  Confira os principais benefícios do uso do hiperautomação.

Escalabilidade

O aumento da eficiência operacional é o principal benefício da hiperautomação, pois as máquinas são capazes de realizar grande parte do trabalho de forma autônoma. Com isso, é possível aumentar os lucros da produção sem aumentar seus custos, tornando o negócio mais escalável.

Trabalhadores digitais

Aprimorar a RPA com inteligência cria uma força de trabalho digitalmente inteligente capaz de assumir tarefas repetitivas para melhorar o desempenho dos funcionários. Esses trabalhadores digitais são os agentes de mudança na hiperautomação, capazes de se conectar a diversos aplicativos de negócios, trabalhar com dados estruturados e não estruturados, analisar dados e tomar decisões e descobrir novos processos e oportunidades de automação.

Análise de cenários

Precisamos de dados para decidir a direção da empresa de uma forma eficaz. Podemos trabalhar com dados em tempo real via hiperautomação, desde a estrutura do data warehouse até a visualização do dashboard.

 Mitigação de erros

O trabalho manual será sempre suscetível ao erro humano. Por mais talentoso que seja o trabalhador, sempre haverá um limite biológico, como fadiga, desorientação ou outros fatores que levam a erros.

A hiperautomação emprega tecnologias inteligentes que podem aprender a melhorar o trabalho que está sendo feito a cada vez que é utilizada. Isso diminui a probabilidade de erros e aumenta a segurança das atividades.

Produtividade

Outra vantagem significativa desta solução é que ela nos permite realizar plenamente o potencial produtivo da organização. Além disso, garantimos o mais alto nível de eficácia e eficiência em todos os processos e tarefas internas.

Projetar o futuro

Por fim, a hiperautomação quando utilizada pelas empresas é capaz de ajudar elas a atingirem um nível de maturidade mais cedo em comparação a outras que não a tenha feito com que elas lideram seus mercados. 

Como a hiperautomação é aplicada?

É preciso ter um aplicativo de software automatizado que gere um ou mais processos específicos para o seu setor. Após o início da ação, a máquina coleta os dados relacionados a essa ação.

Portanto, a inteligência artificial analisa esses dados e o aprendizado de máquina os aplica para melhorias de processo. Por fim, o processo é reiniciado com essas melhorias, produzindo mais eficácia nas ações industriais.

Se você quiser saber mais sobre processos de automação é só continuar navegando no nosso site.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]