Neste texto falamos sobre o que é o data warehouse, como funciona e quais as vantagens de ter em sua empresa. Basta clicar aqui para conferir!
O ambiente de negócio, seja pequenas, médias ou grandes empresas, armazenam grande volume de informações. E juntamente com a tecnologia da informação, uma extração correta desses dados é uma chave para o destaque no mercado. Neste texto mostramos o que é o data warehouse, como funciona e como pode contribuir em sua empresa. Siga a leitura e confira!
O que é data warehouse?
Data warehouse é um banco de dados com diferentes fontes, formatos e se direcionam a um determinado assunto, por exemplo, histórico bancário, registro de atividades, etc.
O data warehouse surgiu em 1980 por meio das instituições acadêmicas, sendo como um conceito para inspiração de alguns sistemas de dados corporativos. Isso evoluiu ao decorrer dos anos e atualmente faz parte das funções de muitos sistemas Business Intelligence.
O data warehouse pode ser útil para organizar e armazenar dados, facilitar as criações de relatórios e analisar as quantidades de dados e obtenção de insights, os quais podem ser importantes para a empresa tomar alguma decisão.
Como funciona o data warehouse?
A ferramenta pode ter vários bancos de dados e dentro de cada um desses bancos, os dados se organizam em tabelas e colunas. Em cada coluna você pode decidir as descrições dos dados, como número, sequências ou campo de dado.
Já as tabelas podem ser organizadas nos esquemas, considerando como pastas. Ou seja, quando se consome os dados, o armazenamento deles é feito em várias tabelas que o esquema define. Os recursos de consulta usam esse esquema para definir as tabelas de dados que serão acessadas e analisadas pelos usuários.
Características do data warehouse
Embora seja conhecido por armazenar milhões de dados, o data warehouse não é apenas para isso, ele também tem outras características importantes que permite que seja um grande aliado das empresas. As principais características são:
- Organização;
- Consistência;
- Variação de tempo;
- Não-volatilidade;
- Tem estrutura relacional;
- Arquitetura de servidor.
Segurança do data warehouse
As informações no data warehouse ficam disponíveis apenas para leitura, ou seja, não podem sofrer modificações. A possibilidade de alteração é apenas se tiver alguma informação incorreta.
Esse recurso de apenas leitura garante que as informações estejam e permaneçam em segurança de acordo com o que depositaram.
Quais tipos de data warehouse
A estrutura do data warehouse pode ter variação de acordo com a empresa, porém, no geral, ele pode ter quatro tipos, que dependem a finalidade que será atribuída para o uso de dados:
Integrado
O data warehouse integrado tem a função principal de criar relações consistentes entre os dados de fontes variadas. Eles podem padronizar as informações que saem de um sistema diferente e além disso, permite um tratamento dentro dele.
Variável ao decorrer do tempo
Os data warehouse que são caracterizados variáveis ao decorrer do tempo, fazem uso do recurso de data mining, que tem como principal referência um ou mais períodos de tempo.
Assim, a mineração de dados não são aplicáveis em tempo real, como acontece em bancos OLTP.
Por assunto
De outro modo, o armazenamento de dados que são organizados por assuntos, são os que atendem ao objetivo de negócios em contexto específicos.
Por exemplo, um mercado varejista que precisa relacionar e cadastrar diferentes fornecedores, clientes, taxas e outros pontos que seja preciso analisar e recolher.
Não volátil
Os dados em data warehouse sempre recebem tratamento depois do processamento. Ou seja, antes da análise pelo usuário final, é necessário passar por um processo de consulta, exclusão e modificação. Assim, eles passam a ser estáticos ou não voláteis.
Vantagens de ter um data warehouse
Ter o data warehouse em sua empresa pode apresentar algumas vantagens como:
Dados centralizados
Uma das principais vantagens de ter o data warehouse é poder ter os dados centralizados. Isto é, proporciona mais agilidade na hora da busca de dados. Além disso, é possível eliminar as inconsistências de informações e também pode solucioná-las antes mesmo de carregar os dados por completo.
Os dados são muito importantes para qualquer tipo de negócio, pois são gerados por uma simples navegação na internet. E se a empresa dispensa as funcionalidades do data warehouse pode correr o risco de não explorar as riquezas de informações que surgem a todo momento.
Para tomar decisões
A informação com boa qualidade e que foi possível obter em processos anteriores pode resultar melhores decisões, pois assim é possível obter relatórios de diferentes naturezas (tendências, de exceção, metas e desempenhos) que podem contribuir na hora de fazer uma escolha na organização.
Visão ampla
Outra vantagem dele é a possibilidade de ampla visão do conjunto de informações, o qual elimina as incertezas, bem como complexidades que não são necessárias no processo.
Analisando os dados recebidos em um intervalo de tempo maior, é possível obter leituras dos históricos que mostram as tendências e além disso, contribuem para os planejamentos de médio e longo prazo, além das decisões imediatas.
Unificação dos dados desconectados
É comum que nas empresas, independente do tipo de negócio, tenha um problema recorrente que é a inconsistência de dados recebidos dos setores da empresa.
Dessa forma, a empresa pode ter funcionários da área de marketing que atuam com números diferentes dos que foram feitos pelos funcionários do financeiro.
Ou seja, isso terá a explicação feita pelos canais diferentes que fornecem dados da empresa, seja em fontes internas ou externas. E com o data warehouse é mais prático unificar essas fontes e garantir processos de comunicação mais eficiente dentro da empresa e em todos os setores.
Então, gostou desse conteúdo? Em nosso blog você pode encontrar outros artigos que podem ajudar no bom desempenho de sua empresa. Confira agora mesmo!
09/03/2022 Autor: Devskin