Faça uma cotação

Conheça tudo sobre o Vue.Js e porque ela pode ser importante!

As mídias interativas baseadas na Web estão se tornando cada vez mais comuns, pois ajudam os consumidores a estabelecer e fortalecer um relacionamento com uma marca. As principais habilidades necessárias para um profissional que atua na área são mídias sociais, marketing digital e redação.  A partir dessa perspectiva, entender o que é um framework como o Vue.js pode beneficiar muito o trabalho da mídia interativa devido às conveniências que ele oferece.

Isso porque as estruturas JavaScript, como o framework Vue.JS, são essenciais para dar mais criatividade e funcionalidade aos aplicativos da Web e móveis. Além disso, o desenvolvedor trabalha mais rapidamente, entregando uma solução que atenderá satisfatoriamente às demandas do cliente. Por isso, se você quiser saber mais sobre o Vue.Js é essencial.

O que é o Vue.Js?

O Vue.js é um framework JavaScript, do tipo progressivo, em código aberto criado por Evan You, em 2014. Sua principal funcionalidade é para a criação de interfaces de usuário. A capacidade do Vue de ser integrado a projetos que utilizam outras bibliotecas JavaScript é possível pelo fato de ter sido desenvolvido para ser adotado gradualmente. O Vue também pode funcionar como um framework de aplicação web que pode suportar aplicações avançadas a partir de uma única página.

Sendo assim, esse framework é frequentemente usado para desenvolver SPAs (Single Page Applications) e vários outros tipos de interfaces de usuário com foco na interação e experiência do usuário. Vue.js é atualmente um dos frameworks Javascript mais utilizados para criar interfaces de usuário, embora não seja o único. Isso se deve à sua baixa curva de aprendizado, versatilidade e facilidade de uso.

O Vue possuiu uma média de aprovação de 89% em 2016, segundo relatório do Java JavaScript de 2016. Além disso, sua progressão é tão boa que recebe quase 95 estrelas no GitHub todos os dias e é o décimo projeto mais popular de todos os tempos.

Qual sua importância para desenvolvedores?

Diferentes motivações levam um desenvolvedor a usar uma determinada tecnologia. Nesse sentido, assim como diversas outras ferramentas, todas possuem seus lados positivos e negativos, cabendo ao desenvolvedor utilizar aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Para começar falando um pouco sobre a importância do Vue.Js para os desenvolvedores é que dado que este framework usa JavaScript, o Vue.js é um dos frameworks mais simples para a maioria dos desenvolvedores. Portanto, todos que estão familiarizados com os fundamentos do JavaScript poderão desenvolver com Vue.js sem grandes problemas ou dificuldades.

A combinação da ferramenta Vue CLI com outras ferramentas de desenvolvimento front-end torna a criação do Vue.js bem leve. Isso porque ele é pré-configurado com algumas funcionalidades, mas você também pode escrever código usando a filosofia e framework DRY (Don't Repeat Yourself). A criatividade também é silenciada no Vue.js.Isso significa que a funcionalidade em tempo real que era popular no framework Angular é uma ponte com o Vue.js.

Quais as vantagens e desvantagens do Vue.Js?

Como dito anteriormente, todas as ferramentas tecnológicas oferecem benefícios e desafios para os desenvolvedores, cabendo a cada um decidir qual a melhor para si. Nesse sentido, iremos falar um pouco mais sobre os principais benefícios e malefícios do framework.

Vantagens

Pequeno em tamanho: Em comparação com outros frameworks com tamanhos de download grandes, o Vue.js tem um tamanho muito pequeno de cerca de 18 KB, o que é excelente. No entanto, com esse tamanho, o Vue.js terá um efeito positivo no SEO e no UX de seu aplicativo front-end.

Componente de arquivo: Usando uma arquitetura baseada em componentes, o Vue.js divide grandes pedaços de código em pedaços menores. Além disso, tudo no Vue.js é um componente, e cada componente é escrito usando HTML, CSS e JavaScript, aumentando sua legibilidade e simplicidade.

Progressivo: Se você já tem uma aplicação do lado do servidor, por exemplo, você pode usar o Vue em apenas uma parte dela, usando apenas os módulos que são realmente necessários.

Sistema de ferramentas bom: Várias ferramentas de desenvolvimento front-end são suportadas pelo Vue.js com pouca ou nenhuma configuração em seu final. Por exemplo, Vue.js suporta ferramentas como Babel e Webpack.

Acessível: Com um pouco de conhecimento de HTML, CSS e JavaScript, você já pode construir um aplicativo simples.

Versátil: possui um ecossistema incremental e progressivo que oferece soluções prontas para uso e padronizadas para a grande maioria das situações.

Desvantagens

Linguagem: Inicialmente, os chineses eram os principais usuários do Vue.js. por isso, com a adoção significativa de várias empresas chinesas, muitos fóruns, fóruns de discussão e outras plataformas eram principalmente em chinês, dificultando a adoção para desenvolvedores que não são falantes nativos.

Excesso de flexibilidade: O framework Vue.js é extremamente flexível e pouco opinativo, o que pode causar problemas de falta de aderência ao código em algumas equipes e projetos de maior escala.

Recursos um pouco mais restritos:  Apesar de ser popular e ter uma comunidade ativa que fornece soluções para muitos problemas comuns, o Vue.js não possui o mesmo número de recursos que seus concorrentes possuem, como o plugins.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a mais materiais sobre esse tema, é só continuar navegando no site da Devskin e descobrir tudo!

 

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]