O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e por isso, a obtenção de certificados que atestam seu profissionalismo é uma forma de superar a concorrência. Nesse sentido, a certificação da Microsoft pode trazer mais destaque para o seu currículo na área de tecnologia da informação.
Sendo assim, se você está pensando em entrar nessa área agora ou deseja informações sobre como criar um plano de carreira, mas não tem uma, as certificações da Microsoft podem ajudar você nesta empreitada. Particularmente agora, quando a indústria está se expandindo e a demanda e a concorrência são ferozes. Por isso, conheça neste artigo os principais tipos de certificação da Microsoft.
Importância da certificação da Microsoft
Muito provavelmente você já ouviu falar da Microsoft, afinal, ela é uma das maiores empresas no ramo da tecnologia. Nesse sentido, a marca no segundo trimestre de 2021 informou os resultados e confirmou o impressionante crescimento da receita que a empresa experimentou nos meses anteriores em todos os seus vários empreendimentos comerciais. Sendo assim, podemos dizer que ela é uma das empresas transnacionais mais bem conceituadas do mercado, com expansão crescente todos os anos.
O sistema operacional Windows, ferramentas de escrita como a suíte Office e ferramentas de desenvolvimento como .NET e SQL Server são apenas alguns exemplos da variedade de recursos utilizados pelas mais diversas empresas tecnológicas. Isso faz com que os usuários esperem tantos os produtos oferecidos, quanto os seus serviços tenham uma excelente qualidade. Nesse sentido, possuir uma certificação na área de TI por uma das maiores empresas na área de tecnologia é um sonho.
Quais os principais tipos de certificação da Microsoft?
A empresa oferece diversos certificados na área de TI. Embora existam diversos tipos, a seguir, nós falaremos um pouco dos principais certificados da Microsoft.
Microsoft Azure Fundamentals – AZ-900
Os interessados neste certificado devem ter uma compreensão básica dos serviços em nuvem e como os serviços são fornecidos usando o Microsoft Azure. Além disso, é preciso que as pessoas estejam familiarizadas com conceitos tecnológicos fundamentais, como os relativos a redes, armazenamento, computação, suporte a aplicativos e desenvolvimento de aplicativos. Isso porque ele é destinado às pessoas que estão começando a trabalhar com soluções e serviços baseados em nuvem ou que não estão familiarizados com o Azure.
Através do Microsoft Azure Fundamentals, o interessado tem a oportunidade de demonstrar a compreensão dos conceitos de nuvem, serviços, cargas de trabalho e segurança. Além disso, também demonstraram estar aptos a entenderem sobre privacidade, bem como preços e suporte do Azure. Com ele, você poderá ter todo o conhecimento necessário sobre a plataforma Azure, que hoje é uma das mais importantes da empresa.
Microsoft 365 Fundamentals – MS-900
Este certificado foi desenvolvido para as pessoas que desejam demonstrar compreensão fundamental dos fatores e vantagens do uso de serviços em nuvem em geral, bem como o modelo de software em nuvem como serviço (SaaS). Por isso, é preciso estar ciente das opções disponíveis e dos benefícios obtidos ao usar as ofertas de serviço do Microsoft 365 na nuvem.
Além disso, é fundamental possuir o conhecimento necessário para recomendar soluções que atendam aos desafios comuns de TI organizacional e distinguir as soluções Microsoft 365 da concorrência. Por isso, ele é perfeito para quem deseja mostrar que sabe tudo sobre as opções do Microsoft 365.
Microsoft Azure Administrator Associate – AZ-104
Os candidatos a este teste devem ter experiência na implementação da infraestrutura nuvem da organização, implementação, gerenciamento e monitoramento de sistemas de do ambiente Microsoft Azure da organização. Tudo isso sem contar que o profissional com este certificado também demonstra capacidade em fornecer, dimensionar, monitorar e ajustar recursos conforme necessário.
Vale ressaltar que um ponto obrigatório para conseguir este certificado é que o candidato deve ter pelo menos seis meses de experiência prática no gerenciamento do Azure. Além disso, é preciso que o profissional tenha uma sólida compreensão dos principais serviços, requisitos de mão de obra, segurança e governança da plataforma.
Microsoft 365 Identity and Services - MS-100
Normalmente, os administradores do Microsoft 365 que participam do planejamento, migração, implementação e gerenciamento dos serviços do Microsoft 365 são os candidatos a este teste.
Esse é um dos motivos pelo qual o profissional deve ter conhecimento prático das cargas de trabalho relacionadas ao trabalho do Microsoft 365 e devem ter atuado anteriormente como administradores de pelo menos uma dessas cargas de trabalho. Além disso, os candidatos têm conhecimento prático de redes, administração de servidores e tecnologias básicas de TI (DNS, Active Directory e PowerShell).
Como se preparar para os cursos?
Você pode encontrar cursos gratuitos oferecidos pela Microsoft em seu site para ajudá-lo a se preparar para a certificação desejada. Ressaltamos que o uso dos códigos de exame listados na frente de cada certificação permitirá que você pesquise e determine quais requisitos são necessários para a inscrição.
Se você quiser saber mais sobre como se preparar para o mercado de trabalho na área de TI, é só continuar navegando no site da Devskin.
25/07/2022 Autor: DevSkin