Faça uma cotação

Conheça o Cascading Style Sheets (CSS), veja como funciona e porque usa-lo

Clique aqui para conhecer o CSS e veja como o surgimento dele transformou a internet, possibilitando sites muito mais atrativos. 

Se traduzirmos ao português, Cascading Style Sheets, também chamado apenas de CSS, significa Folha de Estilo em Cascatas. Mas o que é isso? O CSS é uma linguagem de formatação que auxilia a criação de páginas online, ou seja, consiste na parte de design do site, sendo normalmente utilizada junto ao HTML. Essa tecnologia foi, inclusive, desenvolvida no intuito de ajudar na formatação das páginas tendo em vista que o HTML não era capaz de fazer isso. Isso gerava desafios para os desenvolvedores de sites, que não conseguiam fazer uma formatação adequada e por isso, precisavam de uma ferramenta que possibilitasse edições mais avançadas. 

Sendo assim, o CSS foi criado como uma solução aos problemas existentes no desenvolvimento dos sites. Dessa forma, com essa ferramenta você poderá editar cores de fundo, cor e fonte de textos, espaçamento entre linhas e parágrafos, fazer ajuste de imagens, criar diferentes layouts e tabelas, dentre outras coisas. Nesse sentido, apesar do CSS não ser algo obrigatório na construção de um site em HTML, o visual dele usando apenas o HTML não é tão atrativo para o consumidor. 

Como funciona o CSS

tela com código css

O CSS consiste em um conjunto de códigos que definem a estética de uma página na internet. Para isso, a pessoa que desenvolve o site terá que fazer a aplicação desses códigos à essa página, o que inclui não apenas formatações mais básicas, mas também animações e efeitos visuais. Basicamente, esses códigos definirão toda a estética da página. 

Nesse sentido, existem três diferentes tipos de CSS: o interno, o externo e o inline e cada um deles possui suas vantagens e desvantagens, sendo utilizados para fins diferentes. Começando pelo interno, nele o Cascading Style Sheets é recarregado a cada vez que alguém atualiza o site e o CSS fica programado apenas para aquele site, ou seja, não poderá ser usado em outros. Desse modo, o lado negativo é que pode nesse estilo de CSS a página pode levar mais tempo para carregar, mas em compensação é mais rápido de se fazer o compartilhamento de uma pré-visualização do site. 

Já o CSS externo, o arquivo da estilização é feito separado e só será anexado ao arquivo HTML depois. Com isso, o conteúdo pode ser planejado com mais calma e o carregamento da página também vai diminuir. Para finalizar, o CSS inline se refere ao CSS feito com elementos específicos que utilizam a tag

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]