Faça uma cotação

Conheça as vantagens da migração para nuvem

A transformação digital demonstrou que a agilidade na tomada de decisões e a capacidade de acompanhar o avanço tecnológico são fatores cruciais para garantir bons resultados em qualquer negócio. Isso convenceu inúmeras empresas a apostar na migração para a nuvem.

Isso porque cada vez mais as organizações passaram a enxergar as vantagens oferecidas pela computação em nuvem que as ajudam a se tornarem mais competitivas. Por isso, para tentar que você consiga visualizar essa situação com clareza, abordaremos neste artigo as principais vantagens da migração da sua infraestrutura tecnológica para a nuvem.

Crescimento da utilização da Nuvem pelas empresas

Pesquisa recente da IDG mostra que 92% das empresas mundiais já utilizam o armazenamento em nuvem. No Brasil, em 2019, esse modelo 35% nas organizações. As vantagens de se mudar para um núcleo ficaram ainda mais claras para as empresas em decorrência da pandemia do COVID-19 e do novo ambiente de isolamento social.

Por exemplo, na situação atual, onde muitas pessoas precisavam adotar a política de home office, fatores críticos como produtividade, segurança da informação e infraestrutura física dos locais de trabalho dos funcionários foram postos à prova.

Nesse sentido, ficou claro como é fundamental investir em plataformas que possam dar suporte às operações de negócios para atender a essas novas necessidades. Essa prospecção já era feita em 2017, quando em seus estudos, o Gartner previu em 2017 que o mercado global de nuvem pública geraria US$ 260,2 bilhões (atualmente aproximadamente R $1.3 trilhões). 

Quais são as vantagens da migração para nuvem?

Depois de conferir o grande crescimento da migração para nuvem das empresas nos últimos anos, chegou a hora de entender melhor o motivo disso. Dito de outra forma, você vai entender quais são as vantagens pelas quais as empresas decidiram que esse é o melhor caminho.

1. Diminuição de custos

A estrutura de servidores necessária para manter um negócio em funcionamento pode não ser o mais econômico porque, além de ocupar espaço, também gera altos custos de manutenção e reparo. Essas despesas podem ser reduzidas por uma nuvem porque não precisa ser mantida fisicamente, além de que o serviço pode ser usado conforme a necessidade.

Não há necessidade de adquirir um servidor próprio se você for proprietário de uma pequena empresa, por exemplo, ou se estiver se preparando para lançar uma. Ao usar um serviço nuvem, você pode manter suas operações por menos dinheiro. A mesma regra se aplica às pequenas e médias empresas.

2. A migração para Nuvem traz segurança

Fala-se muito em "backups" ou cópias de segurança de dados. Esse backup pode ser muito importante se houver perda de dados devido a falha do servidor ou exclusão acidental. Os usuários podem se sentir à vontade a esse respeito graças à computação em nuvem. Isso porque os documentos são mantidos em servidores fora da empresa e podem ser restaurados online de forma rápida e fácil.

As organizações que prestam serviços de informática em nuvem são reconhecidas por investir continuamente na segurança de seus usuários em questões relacionadas a invasões. Com soluções antivírus, por exemplo, constantemente atualizadas com auxílio de inteligência artificial.

3. Home office

Muitas empresas descobriram que o home office é uma excelente maneira de manter as operações. No entanto, essa prática tornou-se ainda mais praticada durante o período da pandemia, visto que o isolamento social, necessário por questões públicas, dificultou a ida dos funcionários até os espaços físicos das empresas.

Além disso, as organizações perceberam que o trabalho remoto ajuda a aumentar a produtividade e economizar custos, o que fortaleceu significativamente essa prática no mundo corporativo. Essa iniciativa só se torna viável quando a computação em nuvem for devidamente implementada dentro das melhores práticas de mercado de TI.

Isso porque esse movimento só funciona se todos os funcionários tiverem acesso ao mesmo sistema operacional de todos os lugares, o que só é possível com uma nuvem. Por exemplo, com o SharePoint do Office 365, você pode criar documentos, textos e apresentações prontos para serem acessados ​​em um computador ou dispositivo móvel e salvos na nuvem. Sem falar que também é possível compartilhar esses documentos com seus funcionários, tornando-os mais colaborativos.

4. A migração para nuvem traz flexibilidade

Embora a economia esteja se recuperando muito lentamente, ainda é possível ver empresas precisando de uma infraestrutura de TI mais forte para gerenciar dados com eficiência. Esse fator fez com que muitas empresas priorizassem sua migração para nuvem, pois, dependendo do provedor, pode ser possível ter acesso a mais recursos rapidamente. Essa flexibilidade é fundamental para que uma empresa tenha mais oportunidades de atender com facilidade as demandas dos clientes por serviços digitais.

5. Acessibilidade de dados

A migração para a nuvem facilitará o acesso aos dados da empresa sempre que precisar e facilitará a comparação entre eles para que você possa tomar decisões com mais segurança. Vamos supor que você planeja produzir cinco de seus produtos que agora estão fora de linha para atender a uma solicitação exclusiva de um cliente. Dessa forma, com base em uma análise dos dados prontamente disponíveis na nuvem, você pode determinar sua estratégia em relação ao material primário, ao número de colaboradores necessários para o projeto, quanto dinheiro deverá ser gasto, entre outros fatores.

Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a outras informações sobre como transformar os processos da sua empresa mais modernos e tecnológicos, é só continuar navegando no site da Devskin

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]