Faça uma cotação

Computação em nuvem e tecnologia da informação: qual a relação? Veja!

A computação em nuvem e a tecnologia da informação são soluções que trarão mudanças significativas para a organização após a integração das mesmas. 

Desse modo, juntos, eles reduzem custos e requisitos de infraestrutura.

No entanto, uma tendência popular é combinar essas duas áreas para tornar as empresas mais econômicas e flexíveis. 

Assim, pode-se dizer que a computação em nuvem tem promovido bastante a gestão da tecnologia da informação, por isso, várias empresas têm migrado seus servidores para a nuvem.

Para entender a relação entre esses dois campos técnicos, é necessário entender cada campo separadamente. 

Portanto, entenda suas características pessoais e como seu relacionamento é fecundo nas questões econômicas e de desempenho.

Boa leitura!

Como é o uso da tecnologia da informação?

Em suma, a tecnologia da informação, também conhecida como TI, refere-se a tudo relacionado a computadores. 

A tecnologia da informação visa estabelecer redes de comunicação para as empresas protegerem seus dados e informações.

Além disso, cria e gerencia bancos de dados, ajuda os funcionários a resolver problemas técnicos e garante a eficiência e a segurança dos sistemas de informação comercial em geral. 

A TI abrange desde a verificação de e-mail e chamadas telefônicas até software de processamento em computadores e laptops. 

Além disso, o papel da TI, em qualquer organização, a que pertence é que a tecnologia continue a evoluir e se adaptar às mudanças urgentes em nossa sociedade.

O que é computação em nuvem?

tab

A computação em nuvem é a entrega de serviços de computação, envolvendo: servidores, bancos de dados, armazenamento, software, redes, análise e inteligência - tudo na Internet ou "nuvem". 

Portanto, fornece recursos inovadores e flexíveis. Na verdade, a computação em nuvem elimina o custo de aquisição de hardware e software e economiza tempo para configurar e operar um data center local. 

Sem falar na economia de energia e nos custos de mão de obra, porque não há necessidade de gerenciar a infraestrutura.

Qual é a relação entre computação em nuvem e tecnologia da informação?

A relação entre a computação em nuvem e a tecnologia da informação é influente e facilita muito o trabalho do pessoal relevante.

Como a gestão da tecnologia da informação envolve todos os processos que otimizam o desempenho de qualquer organização, a computação em nuvem é basicamente uma ferramenta que pode atingir esse objetivo. 

Além disso, consegue reduzir custos e aumentar a agilidade das ações internas e externas.

Infraestrutura mais acessível

O custo de manutenção e gerenciamento da infraestrutura de tecnologia da informação é alto. 

Portanto, a nuvem fornece armazenamento virtual econômico sem a necessidade de comprar hardware grande e caro.

Informação mais acessível

As empresas hoje precisam estar vigilantes para aplicar rapidamente novas estratégias no ambiente de tecnologia da informação. 

Portanto, a computação em nuvem é de grande ajuda nesse sentido, pois pode acessar informações corporativas de qualquer lugar do mundo. 

Normalmente, nem mesmo precisa estar fisicamente presente em algumas organizações.

Escalabilidade

Manter vários negócios funcionando perfeitamente às vezes requer um gerenciamento de TI eficaz, especialmente em armazenamento. 

Os sistemas tradicionais de armazenamento e gerenciamento exigem a compra e instalação de hardware, enquanto os sistemas baseados em computação em nuvem precisam apenas fazer uma solicitação ao provedor de serviços em nuvem e tomar as precauções básicas de segurança para o acesso.

Serviço de computação em nuvem

computação em nuvem

Basicamente, os serviços em nuvem podem ser implantados de três maneiras: em nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida.

Além disso, agora você deve estar usando a computação em nuvem, mesmo que não tenha percebido. 

Ao usar serviços de e-mail, assistir filmes, ouvir música, armazenar fotos ou arquivos, a computação em nuvem provavelmente tornará isso possível. 

A seguir preparamos alguns exemplos:

  • Crie aplicativos: você pode criar rapidamente aplicativos nativos da nuvem, sejam eles da web, móveis ou API.
  • Armazene e faça backup de dados: Proteja seus dados em grande escala de uma forma mais econômica, permitindo o acesso aos seus dados de qualquer dispositivo.
  • Streaming de áudio e vídeo: A computação em nuvem permite que as pessoas se conectem com os espectadores a qualquer hora, em qualquer lugar por meio de alta definição e distribuição global.

Conclusão

Podemos concluir que a computação em nuvem e a tecnologia da informação têm uma relação inerente, e uma ajuda a outra a atingir seus objetivos.

Em outras palavras, podemos dizer que esse tipo de interação de conhecimento tem se tornado uma vantagem para os departamentos de TI de muitas empresas.

Ambos desempenham um papel vital no desenvolvimento tecnológico de qualquer organização.

Além disso, criam grandes oportunidades para quem usa esse relacionamento com sabedoria.

Feito corretamente, eles podem trazer a eficiência máxima fornecida pela tecnologia de hoje.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]