Faça uma cotação

Como proteger seu site e subdomínios através do certificado SSL

Se você tem um site ou uma loja online, provavelmente já percebeu a importância de manter um site seguro para a experiência do usuário. As pessoas podem ficar vulneráveis ​​a todos os tipos de ataques cibernéticos ao usar a internet, colocando em risco a confidencialidade de suas informações pessoais, por exemplo. Nesse sentido, o uso do certificado SSL tem aumentado cada vez mais no Brasil.

Isso porque as empresas que fornecem esse recurso extra para seus clientes estão avançando em seus resultados. O uso desse certificado em específico é essencial para manter as informações confidenciais dos usuários protegidas enquanto navegam nos sites. Por isso, se você quiser saber mais sobre o que é o certificado SSL e como ele pode ajudar a proteger o seu site, é só continuar lendo este artigo.

O que é o certificado SSL?

Secure Socket Layer, também conhecido como Certified SSL, é uma tecnologia desenvolvida para aumentar o nível de segurança nas transferências de informações entre os visitantes do site e o servidor que hospeda o site.

Na verdade, o objetivo de um certificado SSL é impedir que qualquer pessoa mal intencionada consiga obter informações privadas dos usuários, como credenciais de login para áreas de clientes em sites de compras ou até mesmo números de cartões de crédito e suas senhas.

O uso do certificado SSL evita que informações cruciais sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas enquanto estão sendo transferidas do computador do usuário para o servidor que hospeda o aplicativo.

 

De que forma o certificado SSL pode ajudar a proteger o seu site?

Toda a segurança do SSL é possível devido à criptografia, um antigo método de codificação de mensagens que está sendo utilizado hoje por meio de um procedimento que envolve dois conjuntos de chaves – uma pública e outra privada – para codificar e decodificar o significado dos dados. Cada par de chaves tem uma encriptação única, e só quem possui as chaves privadas correspondentes pode aceder à informação que foi encriptada com as chaves públicas, e vice-versa.

O único lugar que pode descriptografar esse conteúdo é o servidor que hospeda o certificado SSL. Portanto, será impossível para terceiros ler o conteúdo, tornando sem sentido qualquer tentativa de interceptar um pacote de dados, mesmo que alguém seja capaz de fazê-lo.

Quais os tipos de certificado SSL?

No mercado atual, existem 3 tipos de certificados SSL. Embora o nível de criptografia seja semelhante, há uma diferença nos processos de verificação e habilitação. Entenda mais sobre cada um a seguir.

Certificado para Validação de Domínio (DV)

Realiza o processo de verificação do site, dando aos usuários a garantia de que estão realmente acessando um site legítimo e não uma cópia feita por golpistas. Essa é uma opção de proteção de site fácil e acessível com validação rápida! Por isso, normalmente é usado por empresas que estão no início da construção da sua marca.

Certificado de Validação Organizacional (VO)

Informa aos clientes a garantia de que eles estão acessando um site legítimo. Além disso, inclui informações sobre a empresa responsável pelo domínio. Este certificado é mais abrangente e requer mais informações para o processo de emissão. Com isso, empresas que querem proteger sua marca, geralmente escolhem esse modelo.

Certificado de Validação Estendida (EV)

Ele serve como símbolo de segurança digital e é o produto mais conhecido e completo do mercado. A barra de navegação verde é ativada, tornando claro a razão social da organização e fornecendo a garantia de que os usuários estão acessando um site legítimo. Geralmente esse tipo é usado por marcas on-line maiores.

Quais as vantagens do certificado SSL?

A ideia por detrás deste certificado é evitar que a informação seja interceptada por terceiros, restringindo a comunicação ao espaço digital do site, onde apenas as pessoas e a organização para a qual a informação está a ser transmitida têm acesso aos dados. Esse processo pode ser fundamental para a proteção do seu site de diversas formas, veja algumas a seguir.

1. Segurança avançada

À medida que cresce a conscientização do público em geral sobre as ameaças cibernéticas, elas se tornam cada vez mais sofisticadas e perigosas. Dessa forma, o certificado SSL é capaz de proteger os dados do usuário e, ao mesmo tempo, aumentar a confiança do visitante em seu site, informando que há recursos disponíveis para evitar interceptações maliciosas.

2. Resultados orgânicos (SEO)

Sites que usam esse recurso de segurança tendem a ter melhor desempenho nas páginas de resultados de mecanismos de busca a partir de 2014, quando o Google fez alterações em seu algoritmo para dar prioridade aos sites que possuem certificado SSL. Hoje, estima-se que 40% das buscas tenham pelo menos um site seguro na primeira página.

3. Confiabilidade aos usuários

Garantir que as informações depositadas neste espaço sejam seguras é um fator muito significativo para a reputação do seu site entre os visitantes se for um site de comércio eletrônico ou realizar transações virtuais. Portanto, um certificado SSL é uma maneira óbvia e direta de informar a todos os seus visitantes que seus dados estarão seguros e impossíveis de capturar.

 

Se você deseja conhecer mais ferramentas para tornar o seu site seguro, é só continuar navegando no site da Devskin. Com isso, você poderá aumentar a confiabilidade da sua marca para os usuários de um jeito simples.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]