Faça uma cotação

Cibersegurança para empresas: boas práticas de privacidade!

Confira neste artigo mais detalhes sobre como a cibersegurança é fundamental para sua empresa e de que forma pode ser incorporada!

De acordo com um estudo realizado pela EY, os ciberataques aumentaram 300% em relação ao período anterior à pandemia. Durante esse período, os criminosos usaram ataques conhecidos, como os usados ​​no ataque do ransomware WannaCry, além de explorar falhas de segurança para lançar ataques DDoS em protocolos NTP (Network Time Protocol), prejudicando portanto, a cibersegurança de sua empresa.

Um dos principais motivos que facilitam a entrada de invasores na estrutura de segurança de dados de uma empresa está relacionado com a falta de informação entre funcionários e gestores da empresa sobre como operar de forma correta. Por isso, a construção de boas práticas de cibersegurança nas empresas está se tornando cada vez mais importante. Confira neste artigo mais detalhes sobre como implementar boas práticas de cibersegurança para garantir a privacidade da sua empresa.

O que é cibersegurança?

Cibersegurança para empresa

De forma geral, a cibersegurança é uma prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados de ataques maliciosos. Também é conhecida como segurança da tecnologia da informação ou segurança da informação eletrônica.

Qual a importância para a empresa?

A chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em janeiro de 2021, reforça a necessidade e a urgência de as empresas investirem em soluções capazes de garantir a segurança dos dados.

Afinal, a desatenção nessa área pode gerar prejuízos bem graves para a empresa. A perda de dados, por si só, representa perdas financeiras significativas. Isso porque, muitos ataques visam obter informações financeiras ou cometer fraudes, que acabam afetando diretamente a conta bancária da empresa.

Outro fator é que esse incidentes de segurança podem impactar diretamente na reputação da marca, causando desconfiança entre clientes e demais stakeholders. Por fim, não podemos esquecer que a LGPD estabelece que as empresas devem garantir a segurança dos dados confidenciais mantidos por terceiros em sua posse.

Confira as principais práticas de cibersegurança para o seu negócio

Cibersegurança para empresa

Depois de entender melhor o que é cibersegurança e sua importância para a empresa, chegou a hora de conhecer algumas boas práticas para serem implementadas no seu negócio e garantir segurança e proteção de dados de uma forma eficiente. Veja a seguir!

1. Gestão de senhas

Muitas pessoas desconhecem esse fato, mas manter senhas consideradas fracas e sistemas corporativos defeituosos é uma das causas mais comuns de violações de segurança e roubo de dados.

Para evitar essas vulnerabilidades, é necessário implementar um sistema de gestão de segurança adequado que deve ser disseminado a todos os colaboradores da organização.

Para isso, é importante garantir que a criação de senhas seja distinta para diversas contas e aplicativos, o que evita perdas "em cadeia" caso uma senha corporativa seja perdida.

Além disso, incluir letras, números e caracteres especiais, totalizando pelo menos 8 dígitos, pode ajudar a evitar ataques externos. Por fim, vale a pena investir em autenticação multifator (MFA) sempre que possível, criando uma camada adicional de segurança para acesso.

2. Soluções na nuvem

Os serviços de computação em nuvem podem ser uma boa opção para pequenas e médias empresas que buscam boas práticas de segurança da informação sem um aumento significativo de custos.

Afinal, os serviços em nuvem contribuem para a melhoria do desempenho por meio de suporte rápido e especializado, prestado pela equipe contratada. Além disso, esse sistema oferece muito mais segurança do que um data center local, graças ao seu sistema de criptografia, equipe especializada que monitora todo o sistema em tempo real e atualizações contínuas de suas ferramentas de segurança.

3. Certificação

A certificação e a conformidade também são aspectos importantes das boas práticas. Dessa forma, certificar seu ambiente de TI e demais colaboradores relacionados, bem como treiná-los, pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

Além disso, através das certificações e capacitações as equipes gerenciam as atividades de segurança exigidas pelos diversos padrões disponíveis no mercado. Tudo isso ajuda a aumentar o interesse do público.

4. Navegação pela Web mais segura

Atualmente, está cada vez mais raro encontrar um setor empresarial que não dependa de uma conexão com a internet para realizar suas operações diárias. Nesse sentido, é fundamental que as medidas de segurança corporativa incluam uma navegação segura na web, que permitirá aos funcionários detectar ameaças e fraudes, além de impedir o acesso a endereços maliciosos.

Portanto, vale a pena notar que as táticas de engenharia social (especialmente phishing) representam riscos significativos para as empresas, tanto em termos de frequência quanto de periculosidade. Dessa forma, é importante criar identificação de domínios ilegais, oferecer treinamento aos colaboradores em relação ao perigo de downloads de softwares que não possuam o licenciamento adequado, bem como a identificação de downloads maliciosos, como watering hole attacks e Worms.

5. Atualização de softwares

Os hackers sempre aproveitam as falhas de segurança em sistemas operacionais, programas e aplicativos para atacar uma empresa. Para dificultar o acesso, é importante que a sua equipe de TI acompanhe as atualizações de softwares e drivers do sistema. Como resultado, sua empresa ficará menos vulnerável a erros de colaboradores no gerenciamento de segurança de dados.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a informações sobre como tornar seu negócio mais seguro e tecnológico, é só navegar pelo site da Devskin!

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]