Faça uma cotação

Blockchain: saiba tudo sobre essa tecnologia!

Confira neste artigo mais detalhes sobre o que é blockchain, sua origem, como ele funciona e principais características. 

Você provavelmente já ouviu falar sobre Blockchain e pode ter se perguntado o que seria esse termo. Isso é muito comum, afinal, mesmo sendo um dos avanços tecnológicos mais importantes dos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas sobre o que isso seria.

Na maioria das vezes, ao ouvir o termo blockchain, a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas são os famosos bitcoins. Este representa uma moeda digital descentralizada que não depende de terceiros para funcionar. No entanto, o blockchain está muito além das criptomoedas. Se você é uma dessas pessoas que estão cada vez mais interessadas em saber mais sobre o blockchain, é só continuar lendo este artigo.

O que é blockchain?

Blockchain

Ao traduzir o termo blockchain, nós temos algo como uma “corrente de blocos”. Portanto, esses blocos funcionam como vagões de trem que transportam dados. Quando um deles é preenchido com dados, ela recebe uma espécie de nomenclatura, que é composta por um sofisticado código de caracteres.

Depois de validado, este espaço fica livre para ser combinado com outros espaços semelhantes. Durante este procedimento, ele irá somar o código do vagão anterior ao seu, formando uma corrente.  Como resultado, qualquer pessoa que queira acessar as informações deste vagão deve primeiro descobrir com que tipo de combinação de código está lidando.

Esse critério é o que dá ao blockchain sua reputação de segurança de dados. Nesse sentido, podemos dizer que, de forma geral, o blockchain é uma tecnologia que reúne uma coleção de informações que são ligados por criptografia. Assim, são realizadas transações seguras e outras operações.

Origem do blockchain

O termo blockchain apareceu pela primeira vez em 2008, em um artigo acadêmico intitulado Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico ponto a ponto por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo do suposto criador do Bitcoin, publicou o artigo.

O Bitcoin foi criado em meio a uma crise financeira com o objetivo de prevenir o gasto duplo dos valores e aumentar a confiabilidade das transações financeiras, transferindo-as pela internet. No entanto, por se tratar de operações que ocorrem em um ambiente digital, os dados podem ser copiados, alterados e excluídos. Por isso, foi necessário implementar a tecnologia blockchain.

Quais são as características do blockchain?

Blockchain

Uma das características mais importantes do blockchain é sua segurança. As transações devem ser validadas por todos os usuários da rede da mesma forma que são logadas no hash, aumentando a cadeia de blocos.

Tudo isso acontece apenas uma vez durante a transferência de dados entre usuários da rede. Como resultado, o blockchain é extremamente relevante na situação atual. No entanto, a segurança não é a única característica principal desse sistema, veja mais alguns!

1. Descentralização

A blockchain não depende de uma única organização ou estrutura centralizada. Por se tratar de uma cadeia de blocos, onde os participantes irão validar e preparar os blocos, a estrutura é totalmente descentralizada. Como o blockchain é aberto e disponível na rede, usuários e terceiros podem examinar e auditar os blocos para ver se a rede está em boas condições de funcionamento.

2. Não pode ser corrompido

A "imutabilidade", também é outro ponto muito importante que caracteriza o blockchain.  Portanto, podemos dizer que dentro desta cadeia há algo que não poder alterado ou atpe mesmo corrompido. A tecnologia blockchain é fundamental para ajudar a garantir uma rede permanente e inalterável.  

Isso ocorre, principalmente, porque a tecnologia Blockchain, em vez de depender de autoridades centralizadas, ele protege recursos de por meio de um grupo de elos. Sendo, portanto, bem diferente do que pode ser visto nos sistemas bancários tradicionais ao redor do mundo. 

3. Registros distribuídos

Normalmente, um livro público fornecerá todas as informações relevantes sobre uma transação ao participante. Tudo está bem na frente dos olhos do público, sem como se esconder, mesmo que o blockchain seja privado ou administrado pelo governo. No entanto, mesmo nesses casos, muitas pessoas poderão ver o que realmente está acontecendo no registro.

Isso ocorre porque o registro da rede é mantido por todos os demais usuários do sistema. Este poder computacional é distribuído para garantir um melhor resultado. Portanto, é por isso que o registro é considerado uma das características essenciais do blockchain. O resultado final será sempre um sistema mais eficiente, em tempo real.

4. Algoritmo de consenso

Em termos simples, o consenso é um procedimento de tomada de decisão para um grupo de elo que atua na rede. Nesse sentido, há a oportunidade de chegar a um acordo de forma rápida e eficiente. Quando milhões de pessoas estão validando uma transação, um consenso é absolutamente necessário para que um sistema funcione corretamente.

O consenso é responsável por gerar confiabilidade da rede. Podemos não ser capazes de confiar um no outro, mas podemos confiar nos algoritmos que rodam em seu núcleo. Dessa forma, toda decisão de rede é um cenário vencedor para o blockchain.  Ainda vale ressaltar que há uma variedade de algoritmos de consenso para blockchains em todo o mundo.

Se você quer ter acesso a mais novidades do que ocorre no mundo digital, é só continuar navegando na página da Devskin. Dessa forma, você poderá ficar ligado em tudo que acontece de mais importante no ambiente tecnológico.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]