Faça uma cotação

Backlinks Tóxicos: Aprenda a proteger a sua empresa deles!

Confira neste artigo mais detalhes sobre o que são backlinks tóxicos e como você pode proteger a sua empresa deles. Vem com a gente!

Em um mundo cada vez mais digitalizado, você deve estar ciente de que atrair backlinks para seu site é benéfico para melhorar sua classificação de SEO nas SERPs. O que pode ser uma novidade, é que nem todos os backlinks são criados iguais. Portanto, algumas práticas podem surtir o efeito reverso e acabar gerando uma porcentagem maior de backlinks tóxicos ou prejudiciais, o que pode levar a penalidades e restrições do Google.

Muitas empresas, no intuito de aumentar a visibilidade da página na plataforma de busca, começaram a criar métodos pouco ortodoxos para escalar posições. Esse processo, no entanto, gera consequências contrárias ao desejado. Por isso, confira neste artigo mais detalhes sobre como proteger sua empresa dos backlinks tóxicos.

O que são Backlinks Tóxicos?

Backlinks tóxicos

Antes de saber como se proteger, é preciso entender o que significa backlinks tóxicos. Esse termo é utilizado para caracterizar todos os links criados com a intenção de manipular o PageRank ou a classificação de um site no Google. Estão inclusos comportamentos como manipular links para seu site ou links que direcionam os usuários para sites externos.

Os backlinks tóxicos podem prejudicar o SEO do seu site, visto que eles podem representar uma violação das diretrizes do Google. Nesse sentido, quanto mais fraco for o seu SEO, menos visitantes orgânicos sua empresa conseguirá, e com isso, haverá menos leads de vendas para sua equipe de vendas.

Qual a origem dos backlinks tóxicos?

Os backlinks tóxicos são o oposto dos backlinks de alta qualidade, enquanto este pode aumentar sua classificação nas páginas do Google, os backlinks tóxicos podem desfazer todo o seu trabalho duro e diminuir sua classificação significativamente.

Embora haja uma lista grande da origem dos backlinks tóxicos, os mais comuns envolvem, websites com vírus; sites de spam criado para o link Building; redes de links; websites do Google não indexados.

Como proteger a empresa dos backlinks tóxicos?

Identificar os possíveis backlinks tóxicos no site é muito importante, para isso, existem algumas ferramentas que possuem esse objetivo. As do Google e da SEMrush podem ajudá-lo nessa tarefa. Com esse tipo de ferramenta, é possível que você examine todo o seu perfil de backlinks e escolha quais links você deseja manter na lista de permissões, remover ou rejeitar.

A SEMrush, por exemplo, compreende uma série de ações que podem ser definidos como tóxicos, sendo os mais comuns: links para sites de spam, links para sites que não são indexados pelo Google e sites que contêm malware ou vírus. Basicamente, qualquer conexão falsa que tenha o potencial de degradar a classificação do seu site no Google.

Além desse, O Google Search Console é outra ferramenta que pode ser usada para complementar uma estratégia de criação de links. Para administradores do site, ele está disponível gratuitamente. Você pode encontrar quase tudo o que precisa para um bom gerenciamento de sites no Google Search Console, e um dos recursos mais populares é a análise de backlinks.

É possível identificar todos os backlinks recebidos e filtrá-los por qualidade usando esta ferramenta. No entanto, um recurso que pode ser considerado uma desvantagem é que você deve executar esse filtro manualmente. Nesse sentido, essa ação com o passar do tempo pode se tornar verdadeiramente tediosa para os que recebem um número significativo de backlinks. Já para os sites menores, esse processo pode não demorar tanto.

Saiba como eliminar esse tipo de backlink

Backlinks tóxicos

Se você quer saber uma forma bem prática de se livrar dos backlinks tóxicos, a solução perfeita pode ser com o recurso Disallow do Google Search Console. Isso porque ele ajuda a evitar uma penalidade potencial imposta pelo mecanismo de pesquisa devido a um backlink tóxico.

Portanto, ele funciona como uma forma de “avisar” ao Google que a página não possui responsabilidade com esse tipo de situação, visto que, afinal, qualquer um pode fazer um backlink. Com esse recurso, a empresa precisa selecionar manualmente em um documento de texto e enviar para a página de rejeição de links do Google Search Console.

Além deste, existe também a ferramenta Disavow. Este refere-se ao procedimento de remoção de links potencialmente prejudiciais do seu site. Se você acredita que a classificação do seu site está sendo prejudicada por conexões de baixa qualidade que você não controla, essa ferramenta funciona como uma forma de pedir ao Google que não as leve em consideração ao avaliar os backlinks do seu site.

Conclusão

Por fim, fica claro que o uso de práticas desleais para escalar um site no Google pode ser mais prejudicial do que benefício para a empresa. Portanto, a melhor maneira de ganhar rankings SERP é criar conteúdo com links relevantes que sejam distribuídos de forma natural e estratégica, sem o uso de backlinks tóxicos ou qualquer outra técnica de backlink prejudicial.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a esse e muito mais é só continuar navegando na página da Devskin. Com isso, você poderá ter acesso a uma gama de informações sobre tecnologias e como elas podem beneficiar o seu negócio.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]