Faça uma cotação

Apple e Tesla: O maior embate tecnológico do mundo

Apple e Tesla: O maior embate tecnológico do mundo

 

Não é nenhuma surpresa que a Apple começou a desenvolver carros elétricos em 2017 e, desde então, rumores se espalharam. 

Para uma empresa com zero expertise nesse ramo, muitas pessoas acham constrangedor entrar em um mercado tão antigo. Além disso, muitas vezes, com os clientes cativos dessa ou daquela montadora.

No entanto, o objetivo da Apple não são as montadoras tradicionais, mas sim empresas que se concentram em empresas de tecnologia com plataformas diferenciadas. 

Sem surpresa, seu principal alvo será a Tesla, e ela terá como alvo primeiro o mercado de carros 100% autônomos.

Venha conferir o embate entre as gigantescas!

História da Apple

Foi fundada em 1976 e seus fundadores foram os alunos Steve Jobs e Steve Wozniak. 

Amigos decidiram tentar vender o projeto para HP e Atari, mas todos recusaram, dizendo que os computadores pessoais não tinham futuro no mercado.

Diante do fato de as grandes empresas não acreditarem no seu trabalho, as duas decidiram utilizar recursos próprios para produzir computadores e comercializá-las por conta própria.

O Apple I não teve tanto sucesso, cerca de 200 unidades foram vendidas, cada uma ao preço de US$ 666 dólares.

Os lucros dessas vendas sustentaram a Apple por mais um ano e permitiram o desenvolvimento de máquinas mais potentes. 

Ao contrário de outros computadores, o Apple II carregava BASIC (o programa usado para programação na época) em sua própria memória.

Enquanto continuava a apresentar a linha de produtos Apple II, a empresa começou a estudar a interface gráfica do usuário, que era anteriormente desenvolvida pela Xerox. 

Na época, a Microsoft estava trabalhando para a Apple e Bill Gates conseguiu uma cópia do Lisa (o primeiro computador com interface do usuário do mercado). 

Pouco antes do lançamento do Lisa, Bill Gates lançou o Windows, usando a mesma interface do Lisa, mas com algumas modificações.

Lisa não teve muito sucesso e até deixou a Apple falida, mas serviu de base para o MacOS.

Seu sistema operacional, o MacOS, era o melhor da época e ocupava muito menos memória.

Desde então, a Apple começou a fabricar outros dispositivos eletrônicos, como iPhone, iPad, iPod e outros dispositivos. 

História da Tesla

A Tesla começou em 2003 como uma ideia dos colegas Martin Eberhard e Marc Tarpenning. 

Já em 1997, eles co-fundaram a NuvoMedia, que lançou o Rocket, um dos primeiros leitores eletrônicos do mercado. 

Em 2000, foi vendido por US$187 milhões e eles conseguiram entrar em outro mercado: os carros elétricos.

Então, em Palo Alto, Califórnia, nasceu a Tesla Motors com o objetivo principal de obter uma fonte alternativa de energia, do gás natural ao hidrogênio. 

Após determinar a origem, a segunda etapa é esclarecer o público-alvo. 

Sua produção se limita e é bem-vinda pela comunidade de diferentes maneiras.

Portanto, vários foram os modelos lançados pela Tesla e hoje já é uma das maiores montadoras dos Estados Unidos e uma das mais importantes montadoras do mundo. 

Apple x Tesla

tesla cinza

O chamado iCar não tem nem volante nem pedais, só banco do passageiro. Você entra, diz ao Siri seu destino e o carro o segue. 

A legislação e os regulamentos de trânsito em alguns países têm restrições estritas sobre os veículos que não oferecem opções de controle manual, o que limita muito o escopo das operações do carro da Apple.

Por outro lado, a Apple tratará o modelo totalmente autônomo como um test drive: primeiro, ele terá como alvo os serviços de transporte de passageiros e carga, e é possível utilizá-lo como um táxi-robô ou como transporte interno de uma empresa.

Segundo a própria Apple, a empresa não tem chance de competir com fabricantes de supercarros como Ferrari, Rolls Royce, Porsche, McLaren, Bugatti e outras, porque seus clientes compraram primeiro o nome e depois o carro. 

Portanto, o principal objetivo deve ser substituir a posição de destaque da Tesla Motors.

A empresa Tesla se tornou uma alternativa ao mercado de carros elétricos, livrando-se dos vícios de décadas das montadoras tradicionais. Mas também, permitindo que adotem diferentes estratégias.

Tesla é principalmente um computador com rodas e motores, e o carro da Apple deve seguir a mesma lógica.

Vale lembrar que a Tesla também está investindo na área de carros 100% autônomos, assim como o primeiro carro considerado pela Apple, visando táxis robóticos e serviços de entrega.

Nos dias atuais, a Tesla tem que produzir carros baratos. O que explica a existência do Modelo 3, que é ainda mais importante para o padrão de vida do americano comum.

Produtos de última geração - Apple x Tesla

tesla vermelho

Vale frisar que a Apple é a empresa mais valiosa do mundo e provavelmente se concentrará apenas em produtos de última geração, sem sofrer grandes perdas para sustentar suas próprias vendas de iPhone.

Além disso, é importante notar que, ao contrário do Tesla, a Apple não possui sua própria linha de montagem. 

Assim como já fez com a Foxconn e outros parceiros em outros produtos, além do sistema com integração que deve ser 100% compatível com iOS, macOS, Siri, etc e montadoras parceiras (que não tiveram divulgação).

No entanto, são apenas especulações, e algumas coisas podem demorar um pouco para acontecer, mas é ingênuo pensar que Cupertino permitirá que a Tesla mantenha a posição de liderança da Apple no mercado automotivo por um período mais longo. 

A Apple dificilmente entra em um setor para se tornar o vice-campeão. 

Até certo ponto, seus futuros veículos elétricos (com direção 100% autônoma ou não) irão pressionar a Tesla. 

Afinal, as empresas se tornaram o maior embate tecnológico do mundo.

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]