Faça uma cotação

API de Integração: O que é e como funciona!

Veja neste artigo mais detalhadamente o que é a API de Integração, como ela funciona e quais os seus benefícios.

Hoje, um dos princípios mais importantes dos negócios é a integração e a inovação. Para melhorar a produtividade dos colaboradores, dados e tecnologias como machine learning devem estar vinculados a processos e pessoas. Nesse sentido, a API da integração permite que as empresas consigam otimizar seus sistemas, tornando essa ferramenta um artifício valioso para obtenção de novidades nas organizações.

As APIs de integração, além de habilitar novas funções, também são componentes críticos na criação de fluxos de trabalho automatizados que eliminam o trabalho manual. Por isso, cada vez mais é necessário entender melhor sobre o que é esse mecanismo e como ele funciona, a fim de tornar os processos gerenciais e operacionais mais inovadores e eficientes.

O que é API da Integração?

API de integração

Uma API (Application Programming Interface) de integração é um tipo de software que atua como uma ponte entre duas plataformas diferentes, permitindo uma comunicação padrão apesar de os sistemas terem sido desenvolvidos em linguagens e tecnologias diferentes. Esta interface é responsável por conectar os recursos necessários para o bom desempenho de um software.

Em outras palavras, as APIs facilitam a comunicação entre dois sistemas ou plataformas. Para ficar mais fácil para compreender, podemos fazer uma metáfora para a seguinte situação: pense que você chegou em um restaurante, e, após conferir o cardápio, faz o seu pedido para o garçom. Ele, portanto, é responsável por levar o seu pedido à cozinha que irá preparar sua refeição e, então, o garçom voltará com o que foi solicitado.

Em termos metafóricos, as APIs funcionam como o garçom recebendo um comando e devolvendo aquilo que foi solicitado, que pode ser um resultado do processamento de alguma tarefa, informação, entre outras coisas. Esse processo faz com que as APIs de Integração sejam muito relevantes para o bom funcionamento das empresas.

Como funciona?

Em termos mais técnicos, uma API funciona permitindo que diferentes linguagens de programação se comuniquem entre si para definir o comportamento de um determinado objeto em uma interface. Uma API conecta diversas funções em um site para que possam ser utilizadas em outros aplicativos, melhorando a experiência do usuário sem exigir interação ou mesmo conhecimento da integração.

Quais os benefícios de usar API de Integração na empresa?

API de integração

As APIs facilitaram uma variedade de processos de trabalho dentro das empresas desde que foi criada, aumentando a eficiência e auxiliando no crescimento dos negócios. Confira a seguir alguns benefícios que podem ser encontrados pelas empresas que adotam a API de integração na organização.

1. Melhoria no gerenciamento de aplicações através de uma API de integração

O uso de uma API simplifica muito o gerenciamento dos dados da empresa, bem como na gestão de equipes. Isso ocorre principalmente porque há menos incompatibilidade entre as plataformas e maior probabilidade de falhas da plataforma serem corrigidas.

Com isso, a equipe poderá dedicar mais tempo às ações estratégicas, que terão maior impacto nos resultados do negócio. Todo o processo restante ligado a troca de sincronização de dados é tratado pela API aplicada no sistema da empresa.

2. Automatização de processos

O uso das APIs de integração nas empresas também é uma excelente ferramenta para reduzir as atividades manuais. A integração auxilia na automação de tarefas, o que significa que a equipe de trabalho precisará gastar menos tempo tendo que lidar com a tecnologia.

3. Segurança na troca de dados

Embora muitas pessoas não saibam, os parâmetros e a estrutura das APIs possibilitam o envio seguro de dados entre plataformas. Essa segurança é possível porque apenas um conjunto específico de dados pode ser transmitido por esse tipo de link que conecta os sistemas.

Além disso, vale ressaltar que dependendo do objetivo da organização em usar a API, essa propriedade permite que os desenvolvedores criem ferramentas para automatizar e aprimorar, por exemplo, a execução de tarefas que são realizadas de forma repetida.

4. Mais inovação

Na era digital, cada vez mais é preciso haver inovação nas empresas, principalmente dentro do seu ambiente interno. Por isso, com uma integração de API, é possível que a sua organização consiga desenvolver e aprimorar a operação de diversos processos estruturais, aumentando a eficiência do serviço e acelerando o desenvolvimento do negócio.

5. Aprimoramento na comunicação entre plataformas/sistemas

O principal objetivo da API é receber dados de vários sistemas e transformá-los em informações prontas, seguras, padronizadas e acessíveis para outros departamentos da empresa. Portanto, usando essas diretrizes, fica muito mais fácil garantir que a comunicação interna do sistema seja mais integrada e prática.

 6. Redução de custo através de uma API de integração

Embora haja diversos motivos que fazem as empresas adotarem a API de integração, um dos grandes incentivadores para isso está relacionado com a redução de custos atrelado a utilização da API.

Ao pensar na organização de forma ampliada, é necessário considerar aspectos como armazenamento, segurança da informação, interface e como funcionam os pontos de acesso ao desenvolver um sistema corporativo.

Contudo, com a integração da API, esses aspectos acabam que não são mais necessários de serem observados todas as vezes que um novo aplicativo para o negócio for proposto – seja pela capacidade de usar APIs de terceiros ou porque já existe uma API interna.

Se você quiser ter acesso a mais dicas de como sua empresa pode melhorar processos através da alta tecnologia, basta continuar navegando no site da Devskin.

 

Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]