Faça uma cotação

A evolução da programação através dos anos

Neste texto você saberá mais sobre a evolução das linguagens de programação. Siga a leitura para conferir!

Tudo que é visto virtualmente, seja pelo computador ou smartphone, precisou e ainda precisa passar por uma programação, desde o sistema operacional até as páginas de navegação. 

O software para existir precisa passar pela programação, e é neste processo que o profissional programador informa o que o hardware precisará executar para entregar o resultado esperado em tela. 

Ou seja, neste processo informa-se a linguagem de programação que terá sua interpretação feita pelo hardware como linguagem de máquina. 

Assim como qualquer coisa existente, a programação passou por muitas mudanças ao longo dos anos, principalmente cada linguagem de programação que existiu e algumas que ainda existem, além de outras que surgiram e dominaram o mercado.

mulher digitando notebook asus

A primeira linguagem de programação e a sua evolução

Em 1843 surgiu a primeira linguagem de programação por Ada Lovelace, a qual criou o primeiro algoritmo de máquina de sempre para máquina de computação, esse algoritmo foi escrito em um papel pois ainda não existia computadores.

Já em 1944-45, o Konrad Zuse desenvolveu a primeira linguagem de programação com nome de “Plan Calculus”. Essa programação permitia criar procedimentos que armazenavam partes de códigos que porventura era possível usar repetidamente em atividades na rotina. 

Vejamos mais algumas linguagens de programação, quando surgiram e o que basicamente executam cada uma delas: 

Python

Essa linguagem foi feita em 1991 por Guido Van Rossum, sendo uma linguagem de alto nível desenvolvida para suportar variáveis estilos de programação e com foco na legibilidade do código e na estrutura dele. 

Python é uma das linguagens mais conhecidas e usadas no mundo, inclusive por empresas renomadas como o Google, Spotify e Yahoo. 

Alguns dos recursos executados pelo Python são: 

  • Linguagem de programação e código aberto;
  • Fácil interação com serviço da web; 
  • Tem uma estrutura de dados interessante para o usuário, entre outros. 

Java

O Java foi feito por James Gosling em 1995 e sendo outra linguagem de programação de alto nível, então é uma das mais populares entre os programadores atualmente. 

Inicialmente, o Java foi feito para um projeto de televisão interativa, assim como para decodificadores e dispositivos portáteis, entretanto, como está em constante evolução, hoje está presente em quase todos lugares. Seja da World Wide Web a Smartphones, computadores e até parquímetros. 

JavaScript 

Outra linguagem popular, também presente desde a década de 90 é o JavaScript, que foi feito em apenas 10 dias pelo Brendan Eich. 

A maioria dos sites na internet são feitos também em JavaScript, até porque essa linguagens passou por diversas evoluções e modernizações desde quando teve sua criação. 

O JavaScript é usado também para desenvolvimento dinâmico, navegadores Web, documentos PDF, bem como vários sites fazem o uso, como o Gmail, Mozilla Firefox, Adobe Photoshop e muito mais. 

PHP 

O PHP tem semelhanças com o Python, além disso, foi desenvolvida em 1995 por Rasmus Lerdorf. Também conhecida como “Personal Home Page” e atualmente chamada de “Hypertext Preprocessor”. 

O PHP parece estar perdendo um pouco da popularidade no mercado devido ao JavaScript. Mas o principal uso e objetivo para seu desenvolvimento foi a construção e manutenção das páginas web dinâmica. 

Empresas como o Facebook, Digg, WordPress, Wikipedia e muitas outras também utilizam do PHP em seus desenvolvimentos programacionais. 

C#

O C# foi feito pela Microsoft nos anos 2000 e seu reconhecimento está no mercado da programação na estrutura Dot NET. Além de ser uma linguagem flexível, que oferece uma base de programação bem ampla, que se aplica a Java, PHP e outros. 

C++

O Bjarne Stroustrup foi o desenvolvedor inicial do C++, sendo uma extensão da linguagem C. 

O C++ serve para utilizar em produtos e apps de desktop da Microsoft, além disso, nos últimos anos passou por algumas atualizações e melhorias, sendo uma das mais conhecidas desse ramo. 

C

Dennis Ritchie durante 1969 a 1973 desenvolveu a linguagem de programação C, a qual era de uso geral, que compilava diretamente para uma linguagem de máquina. 

Linguagens de programação antigas que ainda funcionam atualmente: elas possuem evolução?

notebook com tela amarela

Como tudo que existe, nada dura para sempre, o mesmo acontece com as linguagens de programação. 

Seja por resultados de desenvolvimentos tecnológicos ou apenas por ser substituído por outra programação mais moderna. 

Veja duas linguagens que são antigas, contudo ainda são usadas atualmente pelos programadores e profissionais de TI: 

Evolução da linguagem de programação FORTRAN

A primeira versão do FORTRAN foi feita em 1953 por John Backus. Inicialmente era um compilador otimizador, e depois recebeu atualização para utilizar em trabalhos científicos, pois o código otimizado competia bem com o código de montagem escrito manualmente. 

O FORTRAN ainda é muito usado, inclusive em alguns dos computadores mais rápidos do mundo, além disso, sua última atualização foi lançada em 2018. 

COBOL

Essa linguagem de programação foi uma das primeiras de alto nível, desenvolvida em 1959. Embora esteja no mercado há muitos anos, a COBOL ainda é amplamente utilizada. 

Visto que, apenas nos EUA, a COBOL é a base de 43% dos sistemas bancários, 95% dos swipes ATM e 80% de transações presenciais. Ou seja, está em constante evolução, modernização e competindo no mercado com o que oferece. 

Gostou desse conteúdo? Pois saiba que em nosso blog você encontra muitas outras curiosidades e informações sobre o mundo das tecnologias e programações. Confira agora mesmo!



Entre em contato

Rua caldas Novas, 50
Conj 85 Cond Beta Trade
Barueri - SP
(19) 995000100 [email protected]